quarta-feira, novembro 09, 2005



Dia 11 de Novembro, Dia de São Martinho. Neste dia, um pouco por todo o país, assam-se castanhas, bebem-se vinho novo e água pé e, em alguns pontos do país, ainda há quem reuna familiares e amigos à volta de uma fogueira ao ar livre...

O água pé é o resultado da água lançada sobre o bagaço da uva, donde se retirava o pouco de mosto que aí se mantinha. Esta bebida pode ser consumida em plena fermentação ou, depois disso, adicionando-lhe álcool. Assim, diz o ditado popular "no dia de S. Martinho vai à adega e prova o vinho". No fundo, com o São Martinho e o Magusto comemora-se a proximidade da época natalícia, e mais uma vez, a sabedoria popular é esclarecedora: "dos Santos até ao Natal, é um saltinho de pardal!"



O Verão de São Martinho vem da lenda soldado romano, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo quase nu, tremendo de frio, que lhe estendia a mão suplicante... S. Martinho não hesitou: parou o cavalo, poisou a sua mão carinhosamente na do pobre e, em seguida, com a espada cortou ao meio a sua capa de militar, dando metade ao mendigo. E, apesar de mal agasalhado e sob chuva intensa, preparava-se para continuar o seu caminho, cheio de felicidade. Mas, subitamente, a tempestade desfez-se, o céu ficou límpido e um sol de Estio inundou a terra de luz e calor. Diz-se que Deus, para que não se apagasse da memória dos homens o acto de bondade praticado pelo Santo, todos os anos, nessa mesma época, cessa por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a benção dum sol quente e miraculoso." É o chamado Verão de São Martinho!"


Hoje as minhas quatro gatas todas tomaram banho, cada uma foi diferente da outra, tal como as pessoas, a Fofinha tinha frio enquanto colocava o champou e queria ir para dentro do alguidar, que tinha agua bem quentinha, a Tuigy a partir de certa altura, ficou farta e queria sair, a surdinha foi a que parece que gostou mais de ser seca com a toalha, estava deliciada, e a Xé essa é a terrorista.Esta foto linda foi a Regina Bee que me enviou, é muito fofinha não é? A ver se á manhã, vou comprar castanhas, que não tenho cá em casa, para assar num assador daqueles mesmo de barro que trouxe a alguns anos de Castelo Branco.Se poder depois tiro fotos do assador.

7 comentários:

tuxa disse...

oi querida queria agradecer muito sua oferta para me ajudar,comoveu-me muito minha amiga linda...tive esta tarde toda tentando e parece qye consegui,deus queira que consiga não lhe queria dar trabalho não...parabens por seu template,não tinha ainda visto que tinha sido feito por vc,eu ainda não consigo fazer essas coisas rsss talvez um dia quem sabe ...
mais uma vez lhe agradeço fique bem e tenha uma boa noite
bj em seu coração

Regina Cátia disse...

Aldora,Passando para deixar Flores e Carinho...
"Aqueles que passam por nós,
não vão sós, não nos deixam sós.
Deixam um pouco de si,
levam um pouco de nós."
("Antoine de Saint-Exupery")
Um final de semana iluminado de paz!!!
Obrigada por visitar o meu outro cantinho.Beijos.

tuxa disse...

oi amiga
obrigada por suas palavras...estourei minha cabeça pra mudar o template rsss tava a ver que não conseguia,eu nunca trabalhei com códigos html,vai daí qto mais mexia mais estragava rssss aliaz como quase sempre acontece rsss mas parece que consegui,o template talvez um mais animadito ficasse melhor mas por agora acho que fica assim mesmo rsss
querida tenha uma linda sexta feira e obrigada por existir em minha vida
bj em seu coração

tuxa disse...

opssssssss esqueci de desejar uma boa noite de São Martinho,divirta-se e delicie-se com as castanhinhas assadas nesse assador de barro,que tão gostosas ficam...tudo que é antiguinho é bem melhor rsss
bjs minha linda

O PACIENTE PORTUGUÊS disse...

Estamos sempre a aprender.Eu não conhecia a história do S.Martinho que é muito interessante, gostei.Aproveito para esclarecer,relativamente ao gentil comentário que deixaste no TELESCÓPIO,que não tenho nada de famosa e que nunca publiquei nada.Simplesmente,gosto de escrever,mas nunca tinha tido coragem de mostrar aos outros aquilo que escrevo.GENTE COMO TU E EU,é apenas uma reflexão sobre aqueles que nos rodeiam e sobre mim própria porque,penso eu,todos temos um bocadinho das aventuras e desventuras das personagens que entram na minha história.Fico feliz por ter uma leitora tão assídua como tu.Bjs

nadja disse...

Adoradinha ..tenho mais uma pessoinha na minha familia,,, se chama Ísis..uma gatinha fofa amarelinha e branca meiga!!!!
a minha july a dog que ñ tá gostando muitokkkkciumenta!!!!!
°°°°°°°°°°°°|\\ NAVEGUEI
°°°°°°°°°°°°|_\\ ATÉ AQUÍ
°°°°°°°°°°°°|__\\SÓ PRA DESEJAR
°°°°°°°°°°°°|___\\UMA ÓTIMA NOITE
°°°°°°°°°°°°|____\\°°°°°°E UM LINDO
°°°°°°°°°°°°|_____\\°°°°°°AMANHECER!!!
°°°°°°°°°°°°|______\\°°°°°°bomfds
°°°°°°______|_______________
~~~~ \\____________________/ ~~~~
,.-~*´¨¯¨`*•~-.¸,.-~*´¨¯¨`*•~-.¸,.-~*´¨¯¨`*•~
-.¸,.-~*´¨¯¨`*•~-.¸,.-~*´¨¯¨`*•~-.¸,.-~*´¨¯¨`*•~¯¨`
*•~-.¸, ,.-~*´¨¯¨`*•~-.¸,.-~*´¨¯¨`*•~-.¸,.-~*´¨¯¨`*•
~-.¸,.-~*´¨¯¨`*•~-.¸,.-~*´¨¯¨`*•~-.¸,.-~*´¨¯¨`*•~¯¨`
*•~-.¸, ,.-~*´¨¯¨`*•~-.¸,.-~*´¨¯¨`*•~-.¸,.-~*´¨¯¨`*•

kaldinhas disse...

Ora aqui está um anjinho a comentar lololo.
Pois é,hoje o dia foi de S.Martinho.O dia até esteve bem bonito,à tarde refrescou claro.
ENtão aí foi dia de dar banho às gatas,coitadas em vez de lhes dares água-pé dás-lhes água da torneira??? :-)
Amiga querida,não sei se já leste o meu mail.Agradeço com muito carinho a prenda que me fizeste.Ia adorar colocar o relógio,mas o batráquio não se dá com os códigos.Mas muito muito... obrigada na mesma pelo teu carinho.
Ouve lá,conta lá que história é essa de estares a pensar de deixares de blogar??? atão e eu?? como te leio? como te visito? hã? hã?
ai ai
Amiga desejo-te um fim de semana aconchegante como o sentir as nossas boas castanhas assadas nas mãos.Beijocas muito muito grandes