quinta-feira, dezembro 22, 2005



Hoje, mais um ano passado, ao abrir o livro de receitas porque há receitas que só faço no Natal, tenho necessidade de ler as mesmas. Dentro do livro, o postal de Natal que a Zita me deu em 1973, no ultimo ano que estive na António Arroio, nunca me esqueço das palavras da Zita “nunca mais nos vamos ver” ao que eu respondia, que disparate, ela tinha a noção que nunca mais as nossas vidas se cruzariam, éramos todas meninas e meninos com grandes sonhos de sermos grandes artistas, alguns poucos conseguiram, são nomes famosos, que eu fico de nariz colado na televisão quando nela aparecem, outros vou sabendo por portas e travessas dos seus sucessos, fulana tal, casou com aquele escultor muito mais velho que ela, mas que interessa, o amor é assim mesmo. Outros se perderam nas curvas da vida, ou por necessidades maiores de fazer frente à vida, empregaram-se em coisas que nada tem a ver com o nosso curso, ou se foram diluindo no dia a dia do trabalho anónimo de cada um, penso muitas vezes em muitas e muitos colegas, que se calhar se cruzam na rua ou em transportes públicos quem sabe, certamente uns mais gordos, outros mais magros, já com cabelos brancos, irreconhecíveis, será?
Mas tu Zita, continuas a ser lembrada, todos os anos o teu postal me acompanha, na cozinha, a marcar as receitas que vou confeccionado, vou-te vendo magrinha sempre de calças, porque tinhas vergonha de ter as pernas magrinhas, ainda soube que tiveste dois filhos, e que ficaste viúva cedo, mas nunca consegui falar contigo durante estes anos todos.

Imagino a Susana que se chamava Dina mas todos lhe chamavam Susana, às voltas também na cozinha, ela era toda caseira já naquela época. De tantos que éramos, a única com quem ainda vou falando de ano a ano, é com a Alda, é ela que ainda vai sabendo de alguns. E assim é passado o tempo na cozinha, nesta época de Natal, recordando os sonhos de menina, lembro-me também (como canta o Carlos do Carmo), quando íamos como um bando de pardais há solta, pela rua com o nosso T super grande (instrumento antigo para desenhar no estirador), nos transportes públicos, sim, porque nessa época nenhum de nós tinha carro.
Fomos no último ano estrear a Escola nova, ali para a Picheleira, hoje já está velha, mas é nas Olaias, descíamos a Barão Sabrosa, e estávamos na Paiva Couceiro, uns seguiam para o lado do Chile e eu apanhava o eléctrico que hoje já não existe, até ao fundo da Afonso III, chegava a casa e adorava ir até há janela, olhar o Tejo, por vezes a ver se via o Montijo, só depois ia para o meu quarto.
A vista de minha casa era uma coisa linda, com o mar da Palha e todo o estuário do rio como fundo, os barcos atracados ou ao largo fazendo-se ao mar, como era e, é bonito o rio Tejo, a luz batia-lhe com um brilho diferente de qualquer outro lugar. Nas noites de passagem de ano, todos os barcos a tocar as sirenes e lançar fogo de artifício.

É assim, através do teu simples postal de Natal, fico todos os anos sonhando, com esta nostalgia própria da época Natalícia. Certamente nunca irás ler isto, só por uma grande coincidência, seria possível, mas todos os Natais te desejo a ti e outras pessoas que fui conhecendo ao longo da vida, tais como os amigos de Férias do Parque de Campismo do Ferragudo, que eram quatro rapazes e que só por mero acaso, nos encontrávamos todos anos na praia, eram muito amigos da Mariana e da Filipa, iam até as pocinhas de agua e traziam peixinhos e caranguejos para elas verem, assim como estrelas do mar e ouriços, no final do dia tudo voltava para as pocinhas das rochas, um sei que morava na Amadora e vivia com os pais, era o Chico, os outros, já não me lembro do nome, pessoas que se cruzaram comigo, deixaram marca e que apesar de toda esta tecnologia moderna, não tenho oportunidade de dizer directamente. E Aqueles que nestes seis meses se cruzaram, virtualmente, e me acompanharam quase dia a dia.
Um bom Natal.

24 comentários:

Janaina disse...

Deus em seu grande amor, presenteou a humanidade com sua graça e misericórdia. Deus enviou Jesus. A estrela de Belém foi o sinal. A manjedoura de palha e capim, o cenário. O amor pela humanidade foi o motivo e finalmente, o dia 25 de Dezembro, a data escolhida. Jesus nasceu e trouxe consigo, uma palavra de brandura, de justiça e de misericórdia. Mas todas as palavras e todos os atos de Jesus só são mantidos pelo mais verdadeiro amor. O Natal é um dia festivo. Espero que o seu olhar possa estar voltado para uma festa maior, a festa do nascimento de Cristo dentro de seu coração. Feliz Natal!

oteudocoelhar disse...

Aldora que lindo que está o teu cantinho :) e que prendinhas lindas ;) isso é o que faz ser uma menina bem comportada :P rsss ...Passei pelo teu cantinho para te desejar um Feliz Natal com tudo de bom, tudo a correr super bem :) Beijinhos a minha Nina manda beijokinhas aos teus gatinhos ;)***

Regina disse...

Querida Aldora!
Este ano, papai do céu me presenteou com muitos amigos, dentre eles, você!!!
Jesus veio ao mundo para espalhar amor. Que os ensinamentos deixados por Ele sejam nossa lição de vida neste Natal e no Ano Novo que se inicia.
Obrigada por fazer parte da minha vida virtual e dos meus sentimentos reais
Feliz Natal!
Um beijo carinhoso.
Regina

Paty disse...

Oi amiga, passei pra ver suas novidades e fiquei mtu emocionada com seu post...é mesmo uma pena nos distanciarmos de amigos tão queridos...que seu natal seja repleto de felicidades...bjus com mtu carinho....

Marukinhos disse...

..** . * . . . . * . * . *
.. * . (\ *** /) * . *
.* . * ( \(_)/ ) * *
.* . * (_ /|\ _) . *
.* . * . /___\ * . . *
*. * . * . * . * . * . *

Nós passamos o ano inteiro
dividimos as alegrias e as tristezas,
através das mensagens enviadas e recebidas
E-mails paralá...e-mails prá cá...
com recadinhos de amor, amizade,humor e esperança,
trocamos idéias,fizemos planos.
Enfim...participamos um pouquinho da vida de cada um.

Espero que a gente também esteja junto
na mesma sintonia, no mesmo espirito, num só coração,
para fazer um NATAL mais feliz.
Lembrando daqule que veio a esse mundo, para
nos dar essa felicidade. JESUS !!!
Feliz Natal
Obrigado por existir em nossas vidas
Feliz Natal a vc e sua família!
Beijão!!!
.,.,*,.,.*,.,.*,.,.*.,.,*,.,.*,.,.*,.,.*,.,.*,.,.*,.,.*,.,.

taliesin disse...

muito legla isso minha amiga q um simples ostal, tenha tanto sentimento e lembranças guardos, q traga muitos sentimenso bons.
Beijão

ANGEL disse...

Desejo um Natal lindo repleto de realizações, sucesso, amor, paz e muita amizade!!!!!
Eu sou uma pessoa abençoada, pois tenho amigos(as) especiais como vcs que agregam muitas coisas boas na minha vida
E espero retribuir sempre esta amizade.
Que Deus ilumine seus caminhos e que todas tenhamos muita saúde, muita fé e muito amor em nossos corações.

ANGEL disse...

Desejo um Natal lindo repleto de realizações, sucesso, amor, paz e muita amizade!!!!!
Eu sou uma pessoa abençoada, pois tenho amigos(as) especiais como vcs que agregam muitas coisas boas na minha vida
E espero retribuir sempre esta amizade.
Que Deus ilumine seus caminhos e que todas tenhamos muita saúde, muita fé e muito amor em nossos corações.

ANGEL disse...

Desejo um Natal lindo repleto de realizações, sucesso, amor, paz e muita amizade!!!!!
Eu sou uma pessoa abençoada, pois tenho amigos(as) especiais como vcs que agregam muitas coisas boas na minha vida
E espero retribuir sempre esta amizade.
Que Deus ilumine seus caminhos e que todas tenhamos muita saúde, muita fé e muito amor em nossos corações.

kaldinhas disse...

Amiga linda,perdoa-me mas hoje não te li.Só agora consegui vir à net e colocar a tua sopinha especial lá na minha tralha.Prometo que volto com mais tempo para ler.
Desejo-te um Natal como tu mais desejares,com tudo o que mereces que é muito junto dos que amas.
E mulher,tu és uma cozinheira de mão cheia,olha eu sou mesmo um rapazito irritante na cozinha.
FELIZ NATAL
BEIJOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

Gir@SOL disse...

Óie, Aldora, boa noite!
Essa rápida visita é para desejar a você, seus familiares e entes queridos um NATAL e um ANO NOVO bem FELIZ, com Deus no controle de todas as situações, provendo cada uma de suas necessidades, protegendo e livrando-os de todo o mal. Que sejam mais 365 dias de PAZ, com aquela ESPERANÇA que só a FÉ garante, e muito, muito AMOR, em todas as conjugações do verbo AMAR!!!
Um beijo grande no seu coração. Com carinho & amizade:
§º_º§

Fátima disse...

Quisera
Senhor, neste Natal,
armar uma árvore e nela
pendurar, em vez de bolas, os
nomes de todos os meus amigos.
Os amigos de longe, de perto. Os antigos e
os mais recentes. Os que vejo a cada dia e os
que raramente encontro. Os sempre lembrados e
os que às vezes ficam esquecidos. Os constantes e os
intermitentes. Das horas difíceis e os das horas alegres.
Os que, sem querer, eu magoei, ou sem querer me magoaram.
Aqueles a quem conheço profundamente e aqueles de quem conheço
apenas a aparência. Os que pouco me devem e aqueles a quem muito devo.
Meus amigos humildes e meus amigos importantes. Os nomes de todos os que já
passaram pela minha vida. Uma árvore de raízes muito profundas para que seus nomes nunca sejam

arrancados do meu coração. De ramos muito extensos para que novosnomes vindos de todas as partes

venham juntar-se aos existentes. Uma árvore

de sombras muito
agradáveis para
que nossa amizade,
seja um momento de
repouso nas lutas da vida.
Que o Natal esteja vivo em cada dia do Ano que
se inicia para que possamos juntos viver o amor!!
FELIZ NATAL

Regina disse...

Enfim é Natal !!!
Esperei ansiosamente este dia para lhe entregar o melhor dos presentes que eu tenho a dar:
O meu coração!
Este é o presente que dou àquelas raras pessoas especiais, como você, que sabem ser amigas, que se importam e se preocupam com os seus semelhantes.
A você, Aldora, desejo toda a felicidade do mundo, não só nesta data tão importante, como em todos os dias de sua vida.
Feliz... Feliz... Feliz Natal !!!
Regina

Cris Sueta disse...

Querida,
É muito bom lembrar dos amigos passados, também tenho belas recordações e muitas delas, esses amigos, nunca mais os vi. Mas, a distância (seja em tempo ou geograficamente)não importa, o carinho e afeto que sentimos pelas pessoas queridas nascem e permanecem em nossos corações.
E você mora bem aqui dentro do meu coração. Um maravilhoso Natal para você e sua família.
Beijinhos sempre da amiga Cris.

taliesin disse...

Quero possamos viver a grande felicidade nesse natal,

Cantigas e canções
Para tocar os corações
Com muito ardor
No nascimento do Senhor
Que com sua luz
Que a nossa alma reluz
Com jubilo e amor
E o Santo Espírito
Acenda no coração
Dádivas de nosso Criador
Desejo que seu Natal
Seja muito especial
Amor e felicidades
Para você e seus familiares

Desejo um grande momento de alegria, q a familia esteja em primeiro lugar na festa
Feliz Natal, Feliz tudo

kaldinhas disse...

É hoje,é hoje a grande noite.
Feliz Natal minha querida. Que o teu Natal seja como tu mais desejares.
Beijosssssssssssssssssssssssssss

Shailen disse...

Aldora, tenha um Natal abençoado e uma ótima passagem de ano.

Bjos

Castor (moi-je...ehe, ehe) disse...

Para os gatinhos voadores e para a Aldora dona, um CHUAC! do Castor, com votos de Feliz Natal... inté

Tetê disse...

Aldora, querida: Natal é sempre época de recordações, né? Já chorei um bocado lendo o post da Manuela(kaldinhas) e agora ainda derramo mais lágrimas! Acabo de postar mais uma mensagem no Advento-Natal!!! Feliz Natal!!! Bjks Tetê
ah...recebeste o mimo que te mandei por e-mail? O seu cartão, coloquei em minha "Caixinha de Jóias" - http://tecrisgui.flog.oi.com.br

jocamarinha@netcabopt disse...

Aldora, minha amiga do eter, mais uma vez aproveito para te agradecer toda a tua ajuda e dizer-te, como é bom haver no mundo "Gatinhos Voadores". Bom Natal e Melhor, muito Melhor Novo Ano

Regina disse...

Hohoho!! Como foram de Natal? Aqui foi tudo bem, graças ao bom Deus. Só não coloquei o sapato na janela... os ladrões levam kkkkkkkk
Aldora, minha linda passei para agradecer o carinho deixado no meu blog e desejar que esta ultima semana do ano seja repleta de muita paz e alegrias.
Um beijo no coração.
Regina

Carlos disse...

" Os homens do teu planeta, disse o principezinho,
cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim...
e nunca encontram o que procuram...
E no entanto, o que eles buscam poderia ser achado numa só rosa,
ou num pouquinho d'água...

Mas os olhos são cegos.
É preciso buscar com o coração..."

Janaina disse...

Olá minha linda!! e ai como passou de Natal? Espero que bem..tenha uma linda semana!! Bjo e fique com Deus

kaldinhas disse...

Bonita homenagem como só tu sabes fazer a alguém que um dia fez parte da tua vida.ENquanto preparas as iguarias vais-te lembrando,vais desfolhando o teu livro das memórias.
Gostei e muito de todo o sentimento que demonstraste.
Beijos