segunda-feira, fevereiro 20, 2006


Fui destaque no Blog da Mariana, obrigado por este destaque num cantinho tão lindo, aí que lembrei de colocar um pouquinho, sobre a história do ballet Clássico, até porque a minha filha Mariana quando tinha 10 anos inscreveu-se na escola de dança do conservatório de Lisboa, fez muitas provas e no final conseguiu entrar nesta escola, tinha a aulas teóricas, iguais a outras escolas, mais as aulas práticas, dentro do conservatório, foi uma escola que a marcou muito que ficou sempre com o bichinho da dança.
Ainda hoje frequenta outra escola de dança, por prazer, porque o curso em que se formou é outro.
A história do ballet começou há 500 anos atrás na Itália.
Nessa época os nobres italianos divertiam seus ilustres visitantes com espetáculos de poesia, música, mímica e dança. Esses divertimentos apresentados pelos cortesãos eram famosos por seus ricos trajes e cenários muitas vezes desenhados por artista célebre como
Leonardo da Vinci. O primeiro ballet registrado aconteceu em 1489,

comemorando o casamento do Duque de Milão com Isabel de Árgon.
Os ballets da corte possuíam graciosos movimentos de cabeça, braços e tronco e
pequenos e delicados movimentos de pernas e pés,
estes dificultados pelo vestuário feito com material e ornamentos pesados.
Era importante que os membros da corte dançassem bem e, por isso,
surgiram os professores de dança que viajavam por vários lugares ensinando danças
para todas as ocasiões como: casamento, vitórias em guerra, alianças políticas, etc.
Quando a italiana Catarina de Medicis casou com o rei Henrique II e se tornou rainha da França, introduziu esse tipo de espetáculo na corte francesa, com grande sucesso.
O mais belo e famoso espetáculo oferecido na corte desses reis foi o
"Ballet Cômico da Rainha", em 1581, para celebrar o casamento da irmã de Catarina.
Esse ballet durava de 5 a 6 horas e fez com que rainha fosse invejada por
todas as outras casas reais européias, além de ter uma grande influência na
formação de outros conjuntos de dança em todo o mundo.
Uma das grandes inovações da Era Romântica foi o surgimento da dança na ponta dos pés. Eis um bom exemplo dos ideais românticos: houve um imenso desenvolvimento da técnica, mas os objetivos desse desenvolvimento vão muito além da estética da forma: na ponta dos pés, a bailarina se torna muito mais leve e expressiva, pelo menos aos olhos do espectador. Com as pontas, surge a supremacia feminina no balé: os bailarinos agora serviam de suporte, para apoiar e levantar as grandes estrelas. Para isso, eles deviam ser fortes, e belos e expressivos para as histórias de amor. A dança agora se torna mais sensual (para os padrões da época): para equilibrar a bailarina na ponta, o partner deveria ampara-la com seu corpo ou ao menos segura-la pela cintura. O professor Beauchamp, foi quem criou as cinco posições dos pés, Coube a Charles Louis Beauchamp elaborar as cinco posições dos pés, que até hoje continuam básicas, enquanto Raoul Feuillet realizou a primeira tentativa de notação de dança, com sua coreografia ou Arte de escrever a dança.




que se tornaram a base de todo aprendizado acadêmico do Ballet clássico.
A dança se tornou mais que um passatempo da corte, se tronou uma profissão
e os espetáculos de ballet foram transferidos dos salões para teatros.
Em princípios, todos os bailarinos eram homens, que também faziam os papéis femininos, mas no fim do século XVII, a Escola de Dança passou a formar bailarinas mulheres, que ganharam logo importância, apesar de terem seus movimentos ainda limitados pelos complicados figurinos. Uma das mais famosas bailarinas foi Marie Camargo, que causou sensação por encurtar sua saia, calçar sapatos leves e assim poder saltar e mostrar os passos executados.

Nesse clima, em 1832, nasceu La Sylphide. Foi o primeiro ballet já coreografado para as pontas e o primeiro grande ballet romântico. Retratava um dos tema preferidos do romantismo: o amor entre mortais e espíritos, e inaugurava a imaginação sem fim, que tratava de temas cotidianos somados a seres como ninfas, duendes, fadas e elfos. Mostra uma grande preocupação com imagens sobrenaturais, sombras, espíritos, bruxas, fadas e mitos misteriosos: tomando o aspecto de um sonho, encantava a todos, principalmente pela representação da bailarina que se movia no palco com inacreditável agilidade na ponta dos pés, dando a ilusão de que saía do chão.
Os Deuses do Olimpo (gregos e romanos) estavam quase esquecidos.
As roupas brancas e longas das ninfas, quase sempre com fartas saias de tule com collants, acentuavam o corpo das bailarinas, o que contribuiu para a sensualidade e para a necessidade de se lapidar ainda mais a técnica, pois agora o corpo aparecia mais (as saias de tule são um pouco transparentes) e não era mais tão disfarçado pela roupagem. Nesses mesmos moldes, o ballet "Giselle" estreou em 1841, sendo remontado mais tarde pelo menos duas vezes. Assim como La Sylphide, Giselle apresentava um 1º ato realista, entre os camponeses, e o 2º ato mais fantástico. Ao invés das ninfas apresentadas no primeiro ballet, no segundo ato de Giselle surgiram novos seres imaginários, as Willis, que eram como ninfas más. Dos grandes nomes da primeira metade do século XIX, La Sylphide lançou Maria Taglioni, este ballet foi criado para ela, a mais perfeita bailarina romântica, harmoniosa, que parecia flutuar, portadora do tipo físico ideal ao romantismo. Giselle lançou Carlota Grisi, uma mulher com uma interessante história pessoal, inspiradora do ballet: foi profundamente amada por Julius Perrot, o coreógrafo do ballet, com quem viveu, e também foi musa inspiradora do Libretista dessa obra, Theóphile de Gautier, que morreu balbuciando seu nome. A segunda bailarina que estrelou Giselle foi Fanny Elssler, muito conhecida por seu estilo forte e voluptuoso. Este ballet romântico representa o maior de todos os testes para a bailarina até os dias de hoje.
Na Rússia, graças ao entusiástico patrocínio do Czar. As companhias do ballet Imperial em Moscou e São Petersburgo (hoje Leningrado), foram reconhecidas por suas soberbas produções e muitos bailarinos e coreógrafos franceses foram trabalhar com eles. O francês, Mauris Petipa, fez uma viagem à Rússia em 1847, pretendendo um passeio rápido, mas também tornou-se coreógrafo chefe e ficou lá para sempre. Sob sua influência, o centro mundial da dança transferiu-se de Paris para São Petersburgos. Durante sua estada na Rússia, Petipa coreografou célebres ballets, todos muito longos (alguns tinha 5 ou 6 actos) reveladores dos maiores talentos de uma companhia.

Cada ballet continha danças importantes para o Corpo de Baile, variações brilhantes para os bailarinos principais e um grande pas-de-deux para primeira bailarina e seu partner.
Petipa sempre trabalhou os compositores e foi Tchaicowsky que ele criou três dos mais Importantes ballets do mundo: a "Bela Adormecida", o "Quebra-Nozes" e o "Lago dos Cisnes".

O sucesso de Petipa não foi eterno.
No final do século ele foi considerado ultrapassado e mais uma vez o ballet entrou em decadência. Chegara o momento para outra linha revolucionária, desta vez por conta do russo Serge Diaghilev, editor de uma revista de artes que, junto com amigos artistas estava cheio de idéias novas pronta para colocar em prática. São Petersburgos porém não estava pronta para mudanças e ele se decidiu por Paris, onde começou por organizar uma exposição de pintores russos, que foi um grande sucesso. Depois promoveu os músicos russos, a ópera russa e finalmente em 1909 o ballet russo. Diaghilev trouxe para a audiência francesa os melhores bailarinos das Companhias Imperiais, como Ana Pavlova, Tamara Karsaviana e Vaslav Nijinsky e três grandes ballets sob direção de um jovem brilhante coreógrafo Mikhail Fokine,
a quem a crítica francesa fez os melhores comentários.
Os russos foram convidados a voltar ao seu país em 1911e Diaghielev formou sua própria Companhia, o "Ballet Russo", começando uma nova era no ballet.

26 comentários:

Tetê disse...

Aldora, que beleza de pesquisa você fez!!! Recordei minhas aulas de balé! Estudei entre os 5 e 8 anos. Cheguei a fazer duas apresentações! Minha bailarina cor-de-rosa...que saudade! Querida, para facilitar a vida de meua amigos visitantes, fiz um blog só com os links de meus blogs...Os amigos tinham em seus template tetê1, tetê2, tetê3... Agora basta colocar um só link e partindo dele chegar à todos os outros.
http://tecrisgui.blogspot.com
bjks Tetê

Priss disse...

Olá Aldora...
Muito legal a história do Ballet...
Querida vim te desejar uma otima semana, cheia de paz e energias positivas!!!
Um bju grande da loira!

José S. disse...

Olá Aldora. Mas que grande lição de história do ballet! Infelizmente as artes, em Portugal, são pouco divulgadas e pouco enraizadas na nossa cultura que, nos tempos da “outra senhora” era uma cultura de trabalho e agora é a cultura da “incultura”. Por isso, muitas coisas me passam “ao lado” porque sempre fui um pouco “autodidacta” nas horas vagas e artes como música clássica, dança, ou pintura se não fizerem parte integrante da educação, dificilmente lá chegaremos pelos nossos próprios meios, ao contrário da literatura que, pese embora o preço dos livros seja um pouco elevado, é um “gosto” que sempre sai mais barato do que ler a quantidade de revistas cor de rosa que há por aí. É assim, cada um faz o que pode nesta terrinha de “patos bravos”.
Beijinhos e boa semana.

Regina disse...

Querida Aldora!
Tudo bem com vc? Comigo tudo na paz, depois do susto da cirurgia do meu afilhado, já respiro mais tranquila, graças ao bom Deus. Adorei seu post. Muito lindo!
Parabéns pelo destaque. Vc é muito especial. Uma semaninha regada de alegrias pra vc!
Um beijo carinhoso
Regina

marli disse...

Se um dia você acordar
e estiver sendo carregada por
FORMIGAS ...

.\_/
\(")/
-(_)
/(_)\

.\_/
\(")/
-(_)
/(_)\

.\_/
\(")/
-(_)
/(_)\

.\_/
\(")/
-(_)
/(_)\

.\_/
\(")/
-(_)
/(_)\

.\_/
\(")/
-(_)
/(_)\

Não se preocupe...

É porque és...
um Doce de pessoa!

FALA SÉRIO QUE MARAVILHA ESTA PESQUISA DE BALLET. AMEI

COMO A MARIANA AINDA É MUITO PEQUENE PROCURO COLOCAR MAIS COISINHAS BONITAS E GIFS DE BALLET, MAS ASSIM QUE ELA CRESCER MAIS E TIVER AULA DE REPERTÓRIO, AÍ VAMOS DEDICAR O BLOG AS HISTÓRIAS E SOBRE BAILARINAS FAMOSAS, TENHO MUITA COISA GUARDADO. ADOREI . BEIJO E SEM DEIXAR DE DEIZER MAIS UMA VEZ ESTE GATO BRANCO COM OS OLHOS DIFERENTES E PISCANDO PARA MIM, ACREDITA QUE EU JÁ COLOQUEI O MARIZ NO NARIZ DELE. E ESFREGUEI. AMO ESTE GATO. E AMO O MEU GATO TAMBEM...

UM BEIJO

Esmenia disse...

Olá... obrigada pela visita, no dia dos meus anos!!! Bjks

Regina disse...

Hei!! Você aí!
Me dá um dinheiro aí!
Me dá um dinheiro aí! Hehehe...
Querida Aldora!
Sua fantasia já está pronta? Rsrs Obrigada pelo recadinho no “Entre Amigos” Um beijo grande e tenha uma ótima quarta-feira!
Regina
http://www.regina.blog.trix.net
http://blogentreamigos.zip.net

Elke disse...

Oi Aldora, adorei a aula teorica de ballet que tomei agora rsrs... Acho lindo, com certeza pra época eram movimentos sensuais. Nunca fiz ballet, mas sempre tive vontade, acho que dá uma postura tão leve e ao mesmo tempo firme. Bjs e uma ótima quarta pra vc :)

Luisa disse...

Gostei imenso deste teu artigo tão completo sobre o ballet. Já há muito tempo que não vou a um espectáculo destes com grande pena minha. Sentimo-nos sonhar!!!!

oteudoceolhar disse...

Minha querida Aldora como estás? Adorei este teu texto :) está muito bonito e as imagens também.
Tu não queres abrir inscrições para aulas de psp ou tipo "faça voçê mesmo..." Tens cá uma imaginação que te vou contar. Que é feito de ti??? Beijinho espero que esteja tudo bem ***

MARY HELP disse...

VIM VISITAR SEU BLOG, ATRAVÉS DO BLOG DA MARIANA E ADOREI!
TUDO MUITO MIMOSINHO E MERECEU O DESTAQUE!
PARABÉNS AMIGA E TENHA UMA ÓTIMA SEMANINHA!
BJUX NO CORAÇÃO!!!
MARY HELP!!!

Regina disse...

Bom diaaaaaaaaa minha amiga queridona!
Haa sua mãe mora no Brasil? Então você precisa vir visitá-la e a gente se conhecer. Adoro o Rio de Janeiro, mas não gosto do calor, rs Prefiro aqui no sul q hoje em pleno verão dormi de cobertor. Vou te mandar por e-mail a gif q vc gostou, ok?
Tenha um bom dia.
Um beijo carinhoso de quem muito te quer bem.
Regina

Priss disse...

Oiii Aldora!!!!
Tá animada p o carnaval???
Como é o carnaval aí????
Meu pai era portugues e qnd ele ia aí visitar meus tios ele levava muitas revistas p eles verem!!!
Eles adoravam!!!!
Um bju grande e fique bem!!!

Mellzinha disse...

Amizade Cada pequeno Olá, cada pequeno sorriso, cada pequena ajuda é capaz de salvar um coração machucado. Há um milagre chamado Amizade. Você não sabe como ela aconteceu ou quando começou, mas você sabe a alegria que ela traz e percebe que a Amizade é um dos dons mais preciosos que Deus nos concedeu. Amigos são jóias preciosas, realmente. Eles nos fazem sorrir e nos encorajam para o sucesso. Eles estão sempre ali para nos ouvir, para nos elogiar, e estão sempre de corações abertos para nos receber!!! BOA SEMANA..BOM FINAL DE SEMANA..ESTOU VIAJANDO SEXTA..VOLTO SÓ QUINTA..XELUS E SE CUIDA!!!
P.S: ESTOU VISITANDO ALGUNS BLOGS..DESCULPA A INVASÃO..RSRSRS..BJUS E FICA COM DEUS!!!

O PACIENTE PORTUGUÊS disse...

Bela lição, Aldora, gostei muito do teu post e as imagens são lindas.Beijinhos

marli disse...

ONTEM RECEBI UMA VISITA MUITO DESAGRADAVEL,
FIQUEI MUITO TRISTE
MAS HJ ESTOU BEM MELHOR.
´´´´¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶´´´¶¶¶¶´´¶¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶´´´´
´´´´¶´´´´´´¶´´´´¶´¶´´´´´´´´´¶´´´´¶´´´´¶´´´
´´´´¶´´´¶¶´¶´´´´¶´´¶¶¶¶´´´´´¶´´´´¶´´´´¶´´´
´´´´¶´´´´¶´¶´´´´¶´´´´´´¶´´´´¶´´´´¶´´´´¶´´´
´´´´¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶´´´¶¶¶¶´´´´´¶´´´´´¶¶¶¶´´´´

´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´
´´´´¶´´´´´¶´¶´´´´´¶´¶¶¶´¶¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶´´´´´
´´´´¶¶´´´¶¶´¶´´´´´¶´´¶´´´´´¶´´´´¶´´´´¶´´´´
´´´´¶´¶´¶´¶´¶´´´´´¶´´¶´´´´´¶´´´´¶´´´´¶´´´´
´´´´¶´´¶´´¶´¶´´´´´¶´´¶´´´´´¶´´´´¶´´´´¶´´´´
´´´´¶´´´´´¶´¶¶¶¶¶¶¶´¶¶¶´´´´¶´´´´´¶¶¶¶´´´´´
´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´

´´´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´
´´´´´´´´´´´´´´¶´´´´¶´¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´
´´´´´´´´´´´´´´¶´´´´¶´¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´
´´´´´´´´´´´´´´¶´´´´¶´¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´
´´´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´

´´´´´¶´´´´´¶¶´´¶¶¶¶´´´¶¶¶¶´´¶¶¶¶¶´´´´´´´´´
´´´´´¶´´´´´¶´´¶´´´´¶´¶´´´´¶´¶´´´´´´´´´´´´
´´´´´´¶´´´¶´´´¶´´´´¶´¶´´´´´´¶¶¶¶¶´´´´´´´´
´´´´´´´¶´¶´´´´¶´´´´¶´¶´´´´¶´¶´´´´´´´´´´´´
´´´´´´´´¶´´´´´´¶¶¶¶´´´¶¶¶¶´´¶¶¶¶¶´´´´

TUXA disse...

"Se pelo caminho que fores, encontrares espinhos, passa-os, como se estivesses atravessando um mar de rosas.
Se inimigos te cercarem, enfreta-os, como teus melhores amigos.
Se o sol te queimar a face, canta, como se tudo fosse sombra.
Se todos te abandonarem, continua, como se todos estivessem do teu lado te dando apoio.
Se isto e muito mais vier acontecer, saibas resolvê-los como se tivesses aquilo de mais fácil na vida, saibas ver em cada obstáculo um simples gesto de amor, assim quando tu menos esperar, chegarás o fim da estrada e o teu descanso e tua vitória será maior do que a luta!!!"
bj em seu coração e obrigada por seu carinho

Regina disse...

Oi Aldoraaaaaaaa!
Bom dia!!!
O Ministério da Saúde adverte:
Ficar sem notícias suas é prejudicial a minha saúde, pois, causa:
Preocupação...
Infelicidade...
Ansiedade...
Insônia...
Baixo Astral...
e o pior...
Saudades de você...
Bom carnaval!
Um beijo carinhoso
Regina

Gir@SOL disse...

Óie, Aldora, bom dia!
Quanta inspiração, heim? Mas você pode ir me visitar em forma de gatinha, para descansar à sombra dos meus girassóis!
Amiga, que post mais encantador! Eu adoro ver apresentações de balé, aquela leveza, graça, agilidade e harmonia... dá vontade de chorar! E a sua Mariana, desistiu de ser uma grande bailarina?
Quanto a mim, amiga, sou uma mocoronga que só sei marchar e fazer continência... ái, Jesus!
Tenha um lindo dia e um final de semana tão harmonioso e belo quanto um espetáculo de dança...
com carinho imenso:
§º_º§

Alba disse...

Bom diaaaaaaaaaa...
Aldora querida... vc postou uma das maiores maravilhas do mundo o Ballet... nossa como amo isso menina...
Você não pegou meu award? Tem que pegar afinal seu blog é nota 10!
Querida menina, o que não ficou bem? Não entendi... algo no meu blog te desagradou foi? Me diga para que eu corrija a tempo...rsrsrs
Sou loira,sabe... portanto burrinha... então me diga... rsrsr
Biejão

Alba

bitu disse...

Linda homenagem à princesinha bailarina! Bjo e bom fds

TUXA disse...

OI MINHA LINDA QUE BOM QUE HJ ACORDOU BEM MELHOR E INSPIRADA FICO MUITO FELIZ,NÃO GOSTO DE A "VER"TRISTE NÃO...MESMO AMIGAS VIRTUAIS CÁ DENTRO O CORAÇÃO QUE BATE É BEM REAL...POR ISSO MEU ANJO SE ALEGRE...TE QUERO BEM VIU?
BJ ENORME EM SEU CORAÇÃO E FAÇA O FAVOR DE SER FELIZ
BOM FIM DE SEMANA

jo disse...

Sou uma apaixonada do ballet e tenho pena de não ter praticado.
Bjs

Alba disse...

Oiiiiiiiii
Ameiiiiiiii!!
Brigadão pelo carinho viu...
Esqueci de te falar, acho... rsrsr
Vc viu meus objetos de desjo no meu flog? vá ver...rsrsrs
O sapo... rsrsr
Beijão

Alba

Alba disse...

Aldoraaaaa... sua foto está no perfil sim... senão não teria saído nos coments do meu blog vá ver...
Beijão

Alba

Monk disse...

Aldora, passei meio rapidinho, mas virei mais vezes para ver com calma.
Gostei muito de seu Cantinho.
Está maravilhoso.
Um abração e bom final de semana.