quinta-feira, fevereiro 09, 2006



MENINO MOZART FARIA 250 ANOS
Coloco o titulo de menino porque ao que parece nas biografias Mozart seria sempre personalidade destemperada e jovial, que colaborou para a imagem de “génio involuntário” sua fama crescia bastante,fruto do contraste entre seu talento e sua personalidade. Coloquei também esta música Marriage Of Figaro, porque achei que é talvez mais conhecida, mais divertida mas pensei muito na escolha pois tinha vontade de colocar todas. Tento que não seja maçuda a minha postagem, mas acho que merecia ser lembrado. O menino- Prodígio.
Ele nasceu em Salzburgo, Áustria, em 27 de Janeiro de 1756,
filho do músico Leopold Mozart. Aos 4 anos, começou a estudar cravo e, aos 5 anos, conseguiu tocar pela primeira vez uma peça ao piano do compositor Wagenseil. Nesse mesmo período, escreveu suas primeiras obras para o violino e cravo.
Observando o grande talento do menino Mozart, Leopold decidiu excursionar com o filho pelas cortes europeias. Com apenas 17 anos, o músico já era tido como sábio em todos os ramos de sua actividade, sendo aclamado por óperas renomadas em centros como Milão e Munique.
No ano em que completaria 250 anos, Wolfgan Amadeus Mozart continua a intrigar os estudiosos e ser chamado de gênio.
Ainda que essa noção ao longo dos tempos venha sendo rejeitada, o talento do compositor austríaco segue intocável.

Suas idéias artísticas eram de uma rapidez avassaladora, com um ritmo que mesmo os ouvidos mais experientes não acompanhavam
– justamente por isso sua música era considerada difícil pela platéia da época. Desde a primeira resenha que Mozart ganhou, na revista Magazin der Musik, na edição de 1783, os críticos chamavam a atenção para a velocidade das melodias, além do atrevimento do compositor em certas combinações harmónicas com seu virtuosismo ao teclado.
Já adulto, superou a imagem da precocidade e atingiu as esferas mais altas da arte dos sons, sem ser recompensado financeiramente por isso. Em compensação, sua fama crescia bastante, fruto do contraste entre seu talento e sua personalidade destemperada e jovial, que colaborou para a imagem de “génio involuntário”.
A história do mito teve fim prematuro e em circunstâncias estranhas, que induzem à hipótese do assassinato. O próprio Mozart acreditava e dizia até sua morte que havia sido envenenado. Após seu falecimento, foi concluído que o artista teria ingerido uma substância capaz de corroer lentamente seus órgãos até o ataque final.

16 comentários:

Janaina disse...

Olá amiga!!! qto tempo!!! estive sem a net aqui no meu serviço..eles haviam bloquiado..mais parece q desbloquiaram..tomara DEUS que sim..estou com saudade de vc viu!! Não se esqueça deu!!! Parabens pelo blog esta cada dia mais lindoo..bjos e fique com Deus

oteudoceolhar disse...

Ora ora, para além de bom gosto nos gatinhos (mais um template que me deixa tan tan de tanta ternura...qual é esse?) A minha querida amiga Aldora tem um bom gosto musical parecido ao meu :) na verdade eu adoro todo o tipo de musica ;)...Linda um grande beijinho e nesses gatos lindos de morrer esses olhos e bigodes :P lol a minha Nina também manda um gande miuauuuu *********

oteudoceolhar disse...

Querida Aldora não tens de pedir desculpa por nada...eu tb dou montes de erros;)...Sabes vou chocar-te, não imaginas como gosto de receber e talvez não entendas mas tenho um carinho e uma amor mto grande por ti...nestes sentimentos está incluida a Kaldinhas bem tenho umas saudades dela que ela n imagina (até a minha Nina;))...Não sei é assim fazem parte da minha vidinha e sei que estão aí desse lado...e tem sempre uma palavra amiga para comigo. Claro que neste grupo se juntam os outros amigos de destaque...mas voçês. mais não digo que fico muito chata e lamechas ;)....Se falares com a Manuela manda-lhe uma beijo e um abraço do tamanho do mundo....

Luisa disse...

Tiveste muito bom gosto no teu post de hoje pois Mozart é realmente um génio! Sou capaz e ficar horas a ouvi-lo! Muito bem feita esta biografia. A música de fundo também ficou muito bem. Os meus parabéns!

Anónimo disse...

Oi Aldora, um gênio, simplesmente um gênio. Maravilha de postagem. Eu adorei vir cá visitar-te. Beijinhos e um ótimo fds.
Anne

José S. disse...

Todos temos uma inteligência mediana mas de vez em quando aparece um menino a tocar aos cinco anos ou a resolver problemas complicados de matemática. O nosso cérebro é mesmo uma grande incógnita.
Beijinho e obrigado pela visita.

Castor (moi-je...ehe, ehe) disse...

Um grande génio da música mas tambem era danado para a bincadeira...ehe, ehe, ehe. Chuacs!

Filipe Freitas disse...

Mozart... sempre um Génio !...
Escreveu ele um dia:
"Quer saber como eu componho? Posso dizer-lhe apenas isto: quando me sinto bem disposto, seja na carruagem quando viajo, seja de noite quando durmo, ocorrem-me ideias aos jorros, soberbamente. Como e donde, não sei. As que me agradam, guardo-as como se tivessem sido trazidas por outras pessoas, retenho-as bem na memória e, uma após a outra, delas tomo a parte necessária, para fazer um pastel segundo as regras do contraponto, da harmonia, dos instrumentos, etc. Então, em profundo sossego, sinto aquilo crescer, crescer para a claridade de tal forma que a obra mesmo extensa se completa na minha cabeça e posso abrangê-la de um só relance, como um belo retrato ou uma bela mulher... Quando chego neste ponto, nada mais esqueço, porque boa memória é o maior dom que Deus me deu."
Aldora: tenho uma surpresa para ti no meu blog, hoje dia 10.
Passa por lá... deves gostar...
Beijinhos.

Fátima disse...

Oi amiga, vim e desejar um bom fim de semana.
Continuo com problemas de saude e por isso estou em falta com os amigos...peço que me perdoe.
Bjs

Cris Sueta disse...

Amiga Aldora,
Obrigada por estar sempre no meu site, sua presença me traz muita alegria. Querida, o e-mail dele é petite@petitecherie-site.com . Vou adorar o presentinho, tô esperando.
Um bom final de semana.
Beijinhos da Cris.

smareis disse...

Oi querida!
Vim te desejar um belo fim de semana, cheio de muitas energias positivas e que os raios do sol inundem a tua manhã e encham teu dia de alegria! Que teu sol interior seja perene, mesmo que esteja chovendo. Que o amor te mantenha aquecida, mesmo que esteja frio. Que teu jardim do coração esteja sempre florido, mesmo que seja inverno ou que esteja nevando. Que o anoitecer abra a sua cortina com um bailado de lindas estrelas, mesmo que não haja lua e o céu esteja sombrio. Que Deus esteja ao teu lado e retire todas as pedras que estejam no teu caminho. Um ma - ra - vi -lho - so fim de semana pra você,Com toda a felicidade do mundo!
Meu blog está atualizado!

Bjs no coração!

bitu disse...

Passei para ver as novidades, ouvir a musica de Mozart, desejar um bom fim semana e deixar um beijinho

Regina disse...

Querida Aldora!
Realmente ontem meu blog não abria. Meu provedor estava em manutenção. Agora tudo resolvido.
Obrigada pelo carinho deixado no meu blog. São nas horas de aperto e perigo, que se conhece o verdadeiro amigo.
Tenho muita fé que em breve vou postar boas notícias.
Bom fim de semana.
Um beijo carinhoso
Regina

TUXA disse...

........ ) ` - . .> ' `( ......
........ / . . . .` . . . ..............
........ |. . . . . |. . .| ........
......... . . . ./ . ./ .....
........... `=( /.=` ....PASSEI PARA
............. `-;`.-'. ..... LHE DESEJAR
.................|| ......... UM ÓTIMO
.................|| _.-'| .... FIM DE SEMANA
............... ,|| _,/ .......
...............BEIJINHOS................
QUE DEUS A PROTEJA! ADOREI LER MOZART,SIMPLESMENTE GENIAL

kell disse...

Olá Aldora, tudo bem? é uma alegria conhecer um blog tão encantador como o seu. Parabéns seu blog além de bonito é muito criativo.deixo o meu convite, quando você tiver um tempinho passada lá no meu, ficarei ti esperando ok. biejo e abraço com carinho

oteudoceolhar disse...

Querida Aldorapassei para te desejar um bom fim de semana, com mta paz e sempre em boa companhia;) beijokinhas gandes pa ti e gatinhos ;) miau da Nina