sexta-feira, fevereiro 24, 2006


TIMOR A SUA LENDA

Conta a lenda que há muito muito tempo, um crocodilo já muito velhinho vivia numa ilha da Indonésia chamada Celebes.
Como era muito velho, este crocodilo já não tinha forças para apanhar peixes, por isso estava quase a morrer de fome.

Certo dia, resolveu entrar terra adentro à procura de algum animal que lhe servisse de alimento. Andou, andou, andou, mas não conseguiu encontrar nada para comer.
Como andou muito e não comeu nada, ficou sem forças para regressar à água.
Um rapaz ia a passar e encontrou o crocodilo exausto. Teve pena dele e ofereceu-se para o ajudar a voltar. Então, pegou-lhe pela cauda e arrastou-o de volta à água.
O crocodilo ficou-lhe muito agradecido e, em paga, disse ao rapaz que fosse ter com ele sempre que quisesse ir passear pelas águas do rio ou do mar.
O rapaz aceitou a oferta e, a partir daquele dia, muitas foram as viagens que os dois amigos fizeram juntos.

A amizade entre os dois era cada vez maior, mas, um dia, a fome foi mais forte e o crocodilo pensou que comer o rapaz era a melhor solução.
Antes de tomar esta decisão, perguntou aos outros animais o que achavam da ideia. Todos lhe disseram que era muito ingrato da parte dele querer comer o rapaz que o tinha salvo.
O crocodilo percebeu que estava a ser muito injusto e ficou com muitos remorsos. Então, resolveu partir para longe, para esconder a vergonha.
Como o rapaz era o seu único amigo, pediu-lhe que fosse com ele. O rapaz saltou para o dorso do crocodilo e deixou-se guiar pelo mar fora.

A viagem já ia longa quando o crocodilo começou a sentir-se cansado. Já exausto, resolveu parar para descansar, mas, naquele momento, o seu corpo começou a crescer e a transformar-se em pedra e cresceu tanto que ficou do tamanho de uma ilha. O rapaz, que viajava no seu dorso, passou a ser o primeiro habitante daquela ilha em forma de crocodilo.
E assim nasceu a ilha de Timor.
Vão conhecer o Blog da Alba, não deixem de ler a saia de godê que é uma maravilha de texto, este selo foi ela que me deu. "http://albav.blogspot.com/

13 comentários:

jose.s disse...

Esta história sobre Timor uma vez quase me fazia passar uma vergonha enorme. Quando fui à Expo 98, entramos por curiosidade no pavilhão de Timor onde se encontrava muita gente, na sua maioria oriundos de Timor, à espera de qualquer coisa que nós não sabíamos o que era. De repente um senhor timorense, começou uma “palestra” num português com sotaque de difícil compreensão, onde contou esta história mas com uma voz tão arrastada e lenta que ao fim de alguns minutos nós já deitávamos “crocodilo” pelos olhos mas ninguém tinha coragem de levantar e ir embora no meio da “palestra”.
Por fim, lá arranjamos coragem e, envergonhados, fomos pedindo licença e deixamos a história do crocodilo para aqueles que estavam interessados.
Beijinho e bfs.

Tetê disse...

Aldora, eu amo lendas e de vez enquando posto uma lenda brasileira no meu Livre Pensamento. Acredito que em toda lenda há um fundo de verdade e essa Ilha Timor parece mesmo um jacaré!
.....@@...Obrigada
...@(';')@...pelo
.0==/--\==0...carinho!
Bjks Tetê

eliane disse...

OI LINDA RECADINHO PRA VC.

O Ministério da Saúde adverte:
Ficar sem notícias suas é prejudicial a minha saúde, pois, causa:
Preocupação...
Infelicidade...
Ansiedade...
Insônia...
Baixo Astral...
e o pior...
Saudades de você...
Bom carnaval!

BEIJOKAS CARINHOSA

oteudoceolhar disse...

Querida Aldora desculpa a ausência a cabeça continua a dar que fazer e não sei o que fazer...depois conto. Não me esqueci que devo um resposta ;) miga passo para deixar apenas um beijo e agradecer a tua visita e tudo o que tens feito por mim...Esta semana vais ser o meu destaque. Tento actualizar ou hoje ainda ou amanha de manhã o meu cantinho...n posso estar mto tempo ao pc. Miga estou aqui não me esqueci de ti tá beijos mil tudo a correr bem * Paz no teu coração ***

oteudoceolhar disse...

Esquecia-me hj não dá para ler a lenda mas amanhã aqui estarei e depois digo se gostei tá? ** Beijo

Filipe Freitas disse...

Esta história já a conhecia, é bonita, mas já não me recordava bem dela...
Deste-me oportunidade de avivar a memória...
Quanto ao Alfredo Marceneiro lá está e agradeço o teu comentário.
Beijinhos e um bom fim de semana.

Regina disse...

Bom diaaaaaa Aldoraaaaaaa
Estou indo viajar, mas não poderia deixar de passar aqui para agradecer seu recadinho. Nossa! Você acordou inspirada!!! Bom feriadão!
...Vou beijar-te agora, não me leve a mal, hoje é carnaval...
Ssssssssssssmack
Regina

Alba disse...

Bom diaaaaaaaa...
Que diferente essa lenda da Ilha Timor né... não a conhecia, valeu a informação...
Aldora, sobre a foto no perfil, siga exatamente os passos:
Poste uma foto sua normalmente mas não a publique, coloque como rascunho (savalr como rascunho).
Entre em editar post, à direita superior do quadrado onde está a foto clique em Editar HTML.
Copie e cole, na última linha você copia de "http" até "jpg" ou seja essa URL inteira que é o endereço da foto.
Aí você entra em Editar Perfil e cole o enderço lá...
Bingo sua foto sairá no profile.
Deixe para sempre no rascunho e qdo quiser mudar de foto edite esse rascunho mesmo...
O award não está em movimento?
Beijão

Alba

Luisa disse...

É linda a lenda sobre Timor!!! É um povo que eu admiro pela sua tenacidade e amor à liberdade. E depois, falar-se português lá tão longe....
Esta canção do Luis Represas ficará para sempre na nossa memória.

marli disse...

Aldora, nossa como recebi coment'rios de PORTUGAL, um monte de seus amigos foram me visitar e amei.

foi muito bom ter vc como destaque no meu blog.
tenha ótimo final de semana

mocho disse...

Não conhecia a lenda e tenho uma séria sensação que não voltarei a esquecer-me dela. É uma lenda muito bonita...bicadinha grande.

claudia disse...

Oi Aldora,adorei a história,vc como sempre coloca testos maravilhosos pra gente!Sabe,eu gosto muito de vc,fico feliz que a net tenha me aproximado de pessoas tao agradáveis!Querida,eu aproveito para me despedir de vc pois nos próximos 3 meses postarei com frequencia,mas nao poderei visitar meus amigos,eu n tenho pc em casa sabe.Vou sentir saudade de vc e seus posts lindíssimos.Fique com Deus e até breve!
Beijinhos!

taliesin disse...

Minha querida amiga estou devolta meu micro ficou pronto está novinho agora estou de volta a internet, a tudo
beijos