sexta-feira, abril 28, 2006


Isto foi escrito no dia do eclipe do sol
Hoje levantei-me às 4h 30 m da manhã, estava com medo de não ver o eclipse do sol que era total, mas o sol só nasceu por volta das 5 horas da manhã, eu levantei-me e fiquei a ver pela janela estavam muitas arvores à frente fiquei a pensar que se ficasse á janela não ía perder o fenómeno pois o sol ainda estava muito baixo, resolvi me embrulhar num pano daqueles de praia não que estivesse frio mas porque me sentia mais segura o Carlos estava a dormir e tinha muito sono ainda o chamei mas desisti estavam muitas nuvens e tinham dito que se as nuvens continuassem talvez não desse para se ver, informei o Carlos que ia até a praia ver o Sol, e lá fui. Sentei-me na praia e fiquei a olhar o céu devido às nuvens não via muito bem o Sol à minha volta consegui ver dois pescadores á beira do mar a irem para a faina á direita havia um rapaz sentado percebi mais tarde a caminho da Pousada que era estudante. Ali estava quando se aproximou uma mulher talvez mais velha que eu e sentou ao meu lado e ficou feliz por me encontrar ali, tinha sido o filho que lhe tinha dito “mãe vai haver um negócio no céu você não vai ver não” ela resolveu acordar a filha mas esta não quis acordar aí ela resolveu ir só mas tinha medo se ficasse muito escuro foi quando me encontrou e ficou feliz por me ter como companhia, o sol começou a ficar descoberto das nuvens, e estava uma bola de fogo alaranjada ao mesmo tempo muito brilhante, parecia feita de cobre de seguida começou parecia uma nuvem a tapa-lo mas não era mesmo o eclipse que começara mas de um momento para o outro o vento levantou-se duas outras mulheres se aproximaram caladas, a primeira falou será que vai chover de seguida ficou noite escura foi muito rápido 2 minutos de escuridão eu nem sabia que era tão rápido assim, depois o uma nesga de luz apareceu e a luz foi voltando até voltar de novo a ser dia. As duas mulheres que tinham chegado depois começaram a falar a mais velha era muito velhinha e dizia Irgem Maria pensei que o mundo ía acabar a outra riu e disse mulher gestante não pode olhar estas coisas, a primeira disse “ isso é se for a lua, agora o Sol não faz mas aí começaram as três discutindo se a mulher gestante podia ou não olhar o céu ou se seria só a lua que era ruim para a mulher quando carrega filho na barriga, eu estava calada pensando porque para além dos pescadores no mar e um estudante só éramos nós mulheres que ali estávamos mulheres curiosas mulheres feiticeiras, que fecundadas pela terra pelo sol e pela lua com caminhos diferente se uniam para ver um fenómeno que os homens não se davam ao
trabalho de perder tempo para olhar. Elas se despediram de mim e seguiram seus caminhos Assim foi a minha visualização do eclipse os pássaros permaneceram por muito tempo calados como baralhados entre o dia e a noite eles que todas as manhãs me acordaram com os seus altos cantos o Bem-te- vi a Lavadeira os Pardais estiveram sempre mudos ainda tinha os sons das ultimas palavras da primeira mulher a contar para as outras:” foi a nuvem que tapou o Sol e fez noite escura, foi muito bonito a nuvem fazer noite”, pessoas simples com uma explicação simples.

24 comentários:

Luisa disse...

Já tinha saudades dos teus textos. Este eclipse do sol está "dramaticamente" narrado. Fez-me sentir lá!
As fotografias também são maravilhosas.

Mary disse...

Oi minha querida ja tava com uma sudadona de você e dos seus textos. Vê se não nos abandona ta?
Brigadão pela sua visita e pelos parabems. De coração muito obrigada amiga.
Beijão pra você e tenha um ótimo fim de semana

Jucimara e Itay disse...

Bem vinda amiga linda! Ai tadinho do mico , mas isso acontece. Já estive 2 vezes em Pirangi, uma solteira e outra com Gerd e Itay ainda engatinhando. Lá tem o maior cajueiro do mundo, o caju é enormeeeeee kkkkk Veja, ainda existe gente com esses pnsamentos, quando eu era pequena, ouvia minha mäe dizer a minhas irmäs: moca menstruada näo pode chupar picolé, cortar cabelo, isso e aquilo kkkkk Bom, beijocas no coracäo.

oteudoceolhar disse...

Querida Aldora, adorei as fotos...e consegui imaginar-se de sorriso nos lábios bem serena a olhar esse que deve ter sido um espéctaculo. Gostei de ler tudo e achei curiosa a primeira senhora que tal como tu tentou acordar alhuém para levar como companhia...há sempre alguém ao nosso lado certo? O senhior Carlos é que perdeu um show ;)...Muito bonito sim senhora. Minha linda estou feliz por teres voltado...e fico feliz por partilhares conosco algumas das emoções que viveste. OBrigada...um bom Domingo e bom feriado ( e esse bronze que tal?). Beijo n´oteudoceolhar

smareis disse...

Oi querida!
Muito legais as foto do eclipse solar. eu ja tive o prazer de ver alguns.
Bom feriado pra vc. Que seu começo de semana seja muito feliz.
bjs!

NADJA disse...

Oieee!!!

....................§°°°°§
.................§°/.o o.\°§
.................§(..\__/..)§.....
.................§.\____/.§.... Olha eu aqui!!!
..............~@__/\/\__@~
...................../____\.......
.....................\____/.....
....................(__||__).
Que a alegria esteja com você!
Que o dia para você seja maravilhoso!
Otimo Domingo!!!!!!!!!OTIMO FERIADINHO
ESTAMOS DE LAY NOVO ESTÁ FOFO PASSE LÁ!!!!!

Lúcia disse...

Que texto fantástico!!! Viajei legal, rs! Gostei dos eu comentário em meu blog. Fique tranquila, quando for possível, venha me visitar. Também ando meio atrapalhada, muita coisa pra colocar em ordem. Beijos e tenha um bom feriado.

Luisa disse...

Vi-te no meu blog temposantigos. É um blog que criei depois da passagem para a nova plataforma do sapo e destina-se, sobretudo, a fazer exercícios de colocação de imagens e textos.

Mary disse...

Miguxinha linda to passando para te desejar uma ótima semana.super beijo pra você

Taliesin disse...

olá minha querida vim ver as novidades deixar meu carinho para vc
beijos
e uma linda terça feira

Sindarin disse...

Olá! Lindas imagens e o texto está espectacular. Ainda bem que já voltaste e k correu tudo bem. Um grande beijinho e uma boa semana!

marli disse...

♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥
......... ) ` - . .> ' `( ........
........ / . . . .`\ . . \ ............vim♥
. ....... |. . . . . |. . .| ...........te♥
.. ....... \ . . . ./ . ./ ..........fazer♥
........... `=(\ /.=` ...............uma♥
............. `-;`.-' ............ .visita♥
. .............. `)| ... , ............ e♥
................ || _.-'| ......... deixar♥
............. ,_|| \_,/ .............. uma♥
. ...... , ..... \|| .' ..............rosa♥
....... |\ |\ ,. ||/ .................para♥
. ... ,..\` | /|.,|Y\, ................que♥
..... '-...'-._..\||/ ............ ....seu♥
......... >_.-`Y| .....................dia♥
.............. ,_|| .................fique♥
................ \||.............perfumado♥
................. || .............♥
................. || .Bjs...♥

estamos com saudades...
um beijo

José S. disse...

Oláááá! Sua "burguesa"!
Juízo tiveram os que ficaram a dormir eh eh eh. Porquê levantar cedo para ver o sol desaparecer se podemos ver isso todas as noites??? Eh eh eh.
Afinal umas pessoas vão para o Brasil apanhar sol quando aqui faz frio e outras vão à procura de escuridão. Este Mundo anda às avessas eh eh eh.
Bom regresso ao Mundo virtual e muito sol na Caparica, é que é preciso.
Fico por aqui porque também ando com uma falta de vontade de "blogar" que vou-te contar. Há dias em que mal me chego ao PC.
Beijinhos

Elke disse...

Oi Aldora, tudo bem? Lindas as fotos do eclipse, e seu texto esta tão bem escrito que ao ler me senti vendo o eclipse.
E seus gatinhos tudo bem? O meu por esses dias tomou vacina, ficou meio quieto por um tempo mas agora já esta bem e com as unhas prontas para arranhar meus móveis. Bjs grandes pra vc e um bom restinho de semana :)

smareis disse...

Olá minha amiga!
Que seu restinho de semana seja muito abençoado,cheio de coisas boas e que o final de semana seja so de paz, luz, e muitas alegrias.
Obrigada pelo carinho no meu cantinho.
Beijos em seu coração!

Filipa disse...

Bem vinda de volta mamã:)
Já tinha saudades de vir aqui. Agora tens de contar todas as aventuras das tuas merecidas férias.
Bjocas grandes com saudades, Filipa

bitu disse...

Aldora, minha querida...convence la o maridão. Não sei donde vens mas se vieres pla ponte vasco da gama, no final viras a direita e segues a placa que diz Alverca. Seguem a ic2 junto ao rio (+ - 5 minutos) . Saem da ic2 e seguem sp a placa k diz alverca mas cerca e 2km tens logo povoa santa iria...antes dos semaforos, a direita, estao varias placas entre elas uma k diz cpcd. Vouy enviar-te mail c o meu telele...bj

NADJA disse...

IEBA CHEGUEI PITUQUINHA SAUDADES!!!!!!
ESTOU ATOLADA COM AS MINHAS ENCOMENDAS DE MADEIRINHA!!!!
PITUCA!!!!!!!!!!
............'`'|||||||`'.. “A cada dia que vivo,
........../.....ô....ô.... mais me convenço
.........(.......(__).......) de que o desperdício da vida
.......... .... __ ...... / está no amor que não damos,
........./.`...____...´. nas forças que não usamos,
........|___ |||||||___| na prudência egoísta que nada arrisca
........(((|)==@==(|))) e que, esquivando-nos do sofrimento,
.........|.........|.........'| perdemos também a felicidade.”
..........___.-''- ___/ (Drummond)
.........oooO .... Oooo
UM OTIMO FDS ADORO VC!!!!!!!!!!!

Shailen disse...

Eu já não entendo as pessoas saírem do Nordeste, que é um verdadeiro paraíso, para virem tentar procurar emprego aqui em São Paulo, uma verdadeira selva de pedra onde só há violência, trânsito e muitos assaltos. Eles vêm iludidos porque aqui não há empregos para todos. Eu jamais deixaria um lugar tão maravilhoso para tentar a sorte em São Paulo.

Bjos

Regina Cátia disse...

Aldora,muito lindo o seu texto.Estava com saudades deste Cantinho.
Meu tempo está tão corrido,vida de estudante é fogo..(Também não só sou estudante,por isso o corre corre)
Hoje estou passando para deixar flores e carinho.
"Existerá sempre um sol brilhando, um
céu azul, capaz de nos mostrar o brilho
do caminho a seguir."Um abraço forte
e um iluminado final de semana de muita paz e com Jesus no coração.

Cris Sueta disse...

Amiga querida,
Ai,ai... que saudade.
Estava aqui lembrando do nosso primeiro telefonema, tava um carnaval na rua, você doida pra ir olhar, e eu não parava de falar.
Ai que dó do macaquinho, mas não foi culpa sua não, deixa disso.
Vai contando aos poucos as suas travessuras aqui no Brasil, a gente vai acompanhando.
Um delicioso fim de semana pra vc.
Beijinhos da Cris.

smareis disse...

Olá amada amiga!
Passando pra agradecer seu carinhode sempre, e te desejar um bom domingo com um começo de semana cheio de muitas energias positivas. Seu blog está a cada dia mais lindissímo!
Bjkinhas!

Alba disse...

Bom diaaaaaaaaa...
Benvinda amigaaaaaaaaaa... deixou saudades viu????

Miguinha... tb adoro a simplicidade como a explicação da mulher... lindo isto!!!

Vc está sendo intimada no meu blog... vá conferir!!!
Beijão

Alba

Regina disse...

Amigaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Hoje abriu seu blog uhuhuhuh
estava morrendo de saudades!
Não sei o q houve que não entrava nos blogspot.
Vou ver tudinho que eu perdi.
Um beijo grande!
Regina