terça-feira, junho 27, 2006

Lenda da Luíza Esta estória nada tem de histórico e foi inventada por mim a pedido da Luísa depois de ler a lenda de D. Aldora.
Como não encontrei nenhuma lenda que achasse bonita sobre o nome Luísa inventei esta.

Era uma vez uma menina que ia fazer uma grande viagem, sua tia para despedida ofereceu-lhe uma linda boneca de porcelana, Joana assim se chama a menina, nunca tinha visto boneca tão linda.
A Joana desde logo baptizou sua boneca de, Luíza e passou a levá-la consigo para todo o lado. A viagem foi feita num grande navio, e o espaço não era muito, Luíza começou a falar com a menina sempre que esta estava sozinha, mas depressa a mãe da menina se apercebeu que ela falava com boneca, achou que o melhor seria não ligar a brincadeiras de criança, não sabia é que a boneca falava de verdade.
A viagem foi seguindo o seu curso e cada vez mais a amizade entre as duas era maior, foi quando Luíza contou a Joana a sua história, tinha sido uma linda princesa vivia num palácio no meio dos montanhas mais altas do mundo, era e egoísta muito vaidosa, tinha sempre tudo o que queria pois era só pedir e seu pai fazia-lhe logo a vontade. Foi quando um dia viu um jovem viajante vindo de outra parte do mundo, que ela resolveu que havia de ser o seu marido. Foi ter com o pai e pediu-lhe para o obrigar a casar com ela.
Seu pai chamou o viajante e pediu-lhe para aceder à vontade de sua filha, a qual foi recusada pelo desconhecido.
O rei zangado com a recusa mandou-o ir trabalhar nos jardins do palácio, contrariando a vontade do jovem de continuar a sua viagem pelo mundo.
O jovem depressa pensou num plano de se ver livre de tudo aquilo, numa noite subiu a quarto da princesa e fez-lhe um feitiço que a transformou em boneca de porcelana mas antes, com ela debaixo do feitiço obrigou-a a deixar uma carta ao rei a dizer que se ia embora com o jovem para bem longe e que pedia desculpa ao pai por não se despedir dele.
Na manhã seguinte as aias encontraram a boneca em cima da cama com a carta para o rei, que ficou tristíssimo pela filha ter partido. Nessa altura já o jovem ia bem longe rindo-se da sua esperteza.
A boneca permaneceu pelo palácio muito tempo, até que um dia o rei prometeu oferece-la a quem o informa-se do paradeiro da filha. Um sábio do seu Reino aconselhou-o dizendo-lhe, “oferece a boneca a uma menina pobre que tua filha aparecerá”.
O Rei que tinha muita consideração pelas palavras do sábio assim fez. Foi passear
e ao olhar para a primeira menina pobre que encontrou, deu-lhe a boneca.
Essa menina tinha sido a tia de Joana há muitos anos atrás. Agora a Joana sabia toda a história de Luíza e perguntou-lhe, que posso fazer para te ajudar? Luíza com a voz aflautada de boneca de porcelana respondeu, sei que gostas muito de brincar comigo mas, se estiveres pronta a deixar-me ir embora é só largares-me e deixar-me cair ao mar, logo me transformarei de novo em princesa, mas aprendi durante estes anos que não posso ser como era, egoísta mimada nem má.
Joana de imediato largou Luíza que foi levada pelas ondas até ao fundo do mar, Joana olhava com tristeza e alegria para a água, quando a mãe se aproximou e perguntou “que é feito de Luiza”? - Cai-o no mar, respondeu a Joana, que pena era tão linda, disse-lhe a mãe.
Mas a história não fica por aqui, ia um barco de pesca a passar, quando avistou uma linda menina pedindo socorro, logo a puxaram de dentro da água e a colocaram no
Barquinho. Lá dentro entre os pescadores, ia o viajante que mal podia acreditar no que via, a princesa saída do mar, fingiu que a não conhecia, e ficou observando os modos dela, e logo notou como estava mudada, já não era autoritária nem dava ordens, logo se prontificou a ajudar os pescadores na faina da pesca que durava há muitos meses até avistarem terra. A princesa fazia-lhes o comer, cozia-lhes a roupa e até os ensinou-os a ler, o jovem ia vendo como tinha mudado a Luíza mas nada dizia, que por sua vez também acabou por reconhecer o jovem, mas também nada disse envergonhada com os seus modos do passado. Enquanto boneca tinha visto como é diferente e difícil a vida de uma família pobre, em comparação com a que levou e viveu na sua meninice.
Passados uns meses os pescadores foram para casa, de volta a terra, o jovem pediu a mão da princesa que disse logo que sim, e foram viver para as suas lindas montanhas,
onde o Rei deu uma grande festa e colocou como ministro principal do seu povo, o sábio.Photobucket - Video and Image Hosting
Tum tum tum acabou a história da Luíza.
Luíza com “z” porque era assim que se escrevia nos tempos antigos.

Gostava de explicar que por razões pessoais troquei o meu nome verdadeiro por Arodla espero que entendam eu serei a mesma, nunca gostei de não ser transparente, mas tive que optar por isto espero que entendam.
beijinhos vermelhos e verdes.

Tenho uma novidade no blog é clicar no lado esquerdo do ecrã no ursinho e espero que gostem penso que assim vai tornar a abertura mais rápida dos Gatinhos Voadores.

20 comentários:

Luisa disse...

Oh Aldora!!! Muito e muito obrigada pela linda lenda que inventaste para mim! Que má que eu fui mas como me tornei boa depois. Consegui casar com o meu amado e tudo acabou bem mas muito tive de sofrer.
Quanto ao Luiza com Z, eu que sou quase tão antiga como a boneca da lenda, também escrevia o meu nome com Z. Em dada, no Arquivo de Identificação, ao renovar o B.I., os funcionários mudaram o meu nome para Luisa com s. Sabes que fiquei triste? Mudar assim de nome a meio da vida!
Mais uma vez obrigada pela tua história. Deves ser fantástica a contá-las à tua miudagem!

Filipe Freitas disse...

Bonita história, Aldora !...
Ainda não tinha reparado nas hiperligações para as fotos das tuas filhas, mas elas são maravilhosas e tens muito orgulho disso, não tenho dúvida !...
A mais nova foi de eléctrico para a maternidade, nunca te esqueces desse episódio... LOL ...
No 28 (foto do meu post) foi aquele em que mais viagei, entre a Estrela e o Largo da Graça...
Não me posso esquecer de aprovar:
Um lindo gatinho Persa no teu template !!!
Muita saúde para toda a Família, especialmente para as tuas filhas.
Ainda a respeito desta história do teu post, recordei agora que a minha Filipa, muito mais novinha, pedia-me sempre para contar todos os dias uma história quando se deitava, e se eu não contasse, começava logo uma sessão de choro... Eu que nunca tive jeito para contar histórias, tinha que as inventar....
Pequenas (grandes...) recordações que nunca mais nos esquecem !...
Também deves ter muitas !...
Beijinhos.
Filipe.

nadja disse...

CARACAS IA TE PERGUNTAR PORQUE VC TROCOU O NOMINHO E VC COMENTOU..QUE LINDO OS LINKS DOS AMIGOS !!!!!!e vamos que vamos nossas seleções ...ufa que sufoco..mas o Brasil jogou tão ruinzinhos ..mas o importante que estamos nas 4 de finais bons sonhos amadinha !!!!!

Samara Angel disse...

oi querida amiga,passando pra deixar um carinho e uma linda quarta feira,te adoro,bjsssss

Regina disse...

Ééééé do Brasiiiiiiil!! 3 x 0
Agora chegou nossa vez de pegar a França de jeito, assim espero, hehehe
Ficou linda sua página de selinhos, adorei.
Bom restinho de semana.
Beijinhos verde e amarelos.
Regina

Lúcia disse...

Que texto ótimo! Que Deus te proteja sempre. Um beijo...

Taliesin disse...

Oi minha amiga escreveste muito bem gostei, ficou muito legal a lenda, se atedens pedidos faria sobre um bardo.
beijos

Papoila disse...

Aldora que bonita esta lenda da princesa Luiza ( era assim que se escrevia sim) que escreveste.
Que bonito está o link dos teus amigos.
Beijo

Bell@llunn@ disse...

oi querida
vim para avisar q meu site de lays está pronto, vc entra pelo meu blog pessoal q agora é página de entrada deles todos, mas tem lugar para os recadinhos lá viu? e um post de vez em qdo, rss, clique no link q já está o endereço novo, e por lá vc tb acessa os blog do bem, saudades de vc

clara.g@terra.com.br disse...

Boa noite amiga ALDORA é um prazer para mim retornar a tua bela casa,menina me fizeste chorar adorei a historia maravilhosa parabens ,a mensagen transmitida por ela melhor ainda ,há menina se fossemos todos simples sem egoismo como seria bom este mundo ,amei amiga deixo um carinho simples mas de coração
Oi minha querida!..........................
........ ) ` - . .> ' `( ..
........ / . . . .` . . . ..
........ |. . . . . |. . .| .
......... . . . ./ . ./ .....
........... `=( /.=` ....
............. `-;`.-'. ..... Passando pra DESEJAR
.................|| .........
.................|| _.-'| .... Um ótima quinta feira
............... ,|| _,/ ......., cheio de muitas energias positivas, .
..............big...BEIJINHOS.NO SEU CORAÇÃO!!!
(`'•.¸(`'•.¸ ¸.•'´) ¸.•'´)¸.•'´)
«`'•.¸.¤... ¤.¸.•'´»(¸.•` * (¸.•` *
(¸.•'´(¸.•'´ `'•.¸)`' •.¸)
¸.•´ * ***MILAGRE DA AMIZADE!( `•.¸
( `•.¸
( `•.¸Cada pequeno "Olá", cada pequeno sorriso,
cada pequena ajuda é capaz de salvar um coração machucado.
( `•.¸Há um milagre chamado Amizade
`•.¸ ) Você não sabe como ela aconteceu, ou quando começou,
mas você sabe a alegria que ela traz e percebe que a amizade
é um dos dons mais preciosos que Deus nos concedeu.
¸.•)´ Amigos são jóias preciosas, realmente.
Eles nos fazem sorrir e nos encorajam para o sucesso.
(.•´ Eles estão sempre ali para nos ouvir, para nos elogiar,
e estão sempre de corações abertos para nos receber.
*´¨) Sua Amizade é muito importante pra mim!
(`'•.¸(`'•.¸ ¸.•'´) ¸.•'´)¸.•'´)¸.•'´) Te adoro amiga!
«`'•.¸.¤... ¤.¸.•'´»(¸.•` * (¸.•` *

(¸.•'´(¸.•'´ `'•.¸)`'
da amiga e fãn big beijinhos CLARA ops fui........

Clara disse...

Oi linda... passei para ver a novidades e encontro uma história linda... Adorei.
Tenha um ótimo restinho de semana.
Beijocas

Regina disse...

Diaaaaaa Cumadi Aldora!
Hoje é dia de São Pedro. Já que dizem que ele fica na porta do céu, pedi prele me deixar entrar com meu computador. Será que ele vai me atendê? Hehehe
Bão, só vim ispiá e te deixar um beijo de arregalá os zóio.
Inté!
Regina

Susana/Açucena disse...

Bom dia D. aldora!!!!
Ó, acabei de passar lá no blog da Rê Belhinha e tava um cheirinho de café... Aí vim até aqui pra dizer que uma vontade!!! E justinho eu que não sei fazer café! hahahaha
Lá não tinha bolo não, né??? Mas se vc levar o café, prometo deixar o bolo... hehehehé
Tbém eu tenho uma lenda pro meu nome (verdade que eu mesma a criei, mas...), pois Açucena é meu nome em hebraico, e daí Retalhos de Açucena (que na verdade é a Susana, com "S", pois assim tbém o é a filha de Vinícius de Moraes...).
Beijoca enorme, com cheiro de bolo e cafezinho....
SSSSSmacks!!!
Ah, como gosto muuuuiiitto de histórias, e achei as tuas encantadoras, ficaria muito feliz se aceitasse meu award..
Smmmaaacckkkkssss!!!

oteudoceolhar disse...

Menina dos Gatinhos...minha adorada Aldora...fiquei curiosa mas isso fica para depois. Está lindo lindo o teu texto sobre a lenda as história da Luiza...demais. Tens um toque especial e isso já sei há muito tempo. Gostei...os selos vou espreitar agora mas depois de olhar esse persa tudo o resto só pode ser magnifico...Querida adoro-te muito...Beijinho grande e esse pc bem dividido;).

Filipe Freitas disse...

Aldora: precisava de enviar um mail... mas tens a caixa cheia... LOL...
Quando eu puder, diz-me, p.f.
Beijinhos

Elke disse...

Que linda a lenda, você escreve muito bem.
Ficou linda sua página com selinhos.
Vi meu nome lá, mas não o meu selo :(
Fique a vontade para pegar o meu link-me e o meu award lá no meu cantinho tá.
Boa sorte pra sua seleção no sábado, e se tudo der certo estaremos jogando nas semifinais. Já pensou? Haja coração.
Bjs pra vc, e desde já lhe desejo um ótimo fim de semana :)

Priss disse...

Olá querida...
Vim agradecer a visita no Entre amigos e as orações pela pequena Katiana!!!
Gostei muito da Historinha!!!
Querida tb estou torcendo pelo 'nosso' Portugal, meu paizinho vibrava muito e se Portugal ganhar ficarei feliz p ele!
Tenha uma boa Sexta-feira e bjks da L_LUA!
http://blogentreamigos.zip.net

Águamarinha disse...

Amiga, fiquei muito feliz com sua visita. Vou continuar com meu blog e postando, mas despedindo sim dos festejos juninos. Essa é uma das épocas que mais gosto. Seu blog ficou muito bonito e original, parabéns, pois sei que vem se aprimorando desde os anteriores.
Ví que não tem meu award e peço desculpas por não tê-lo oferecido antes, mas está a sua disposição para quando quizer pegar.
Linda a estória da Luiza, fez-me lembrar de quando eu inventava para os meus filhos quando pequenos. Desejo que seu final de semana seja de muita paz, alegrias e energias positivas.
Beijos com carinho.

Susana/Açucena disse...

Mininaaaaa.... vim agradecer o cafezinho! hehehehehe
Sabe que agora eu tô confusa?? É Aldora?? Ou perdi seu nome em algum lugar??? Bom, logo logo vc vai descobrir que eu sou a "Maria atrapalhada"! hehehehe
Agora, sei não pque a gente ainda não tinha se esbarrado nesse mundo blogueiro... E olha que eu tô sempre aí na tua terrinha com a Tuchinha!!! Mas agora que a gente se encontrou, não vamos nos perder, ok?
Aqui tá um friozinho de lascar!!! TAva querendo aproveitar o Dia de São Pedro pra tomar um quentãozinho, mas não deu certo! hehehehe
Sabes o que é quentão??? Café não sei fazer não, mas quentão sim!!!
hehehehehe
SSsmmmmaaaccckkkkksssbbbbrrrrr....
Beijocas friorentas pra vc!!!

Regina disse...

Bom diaaaaa Aldora querida!,
Hoje eu que vim tomar café aqui. Tem pastéis de Santa Clara? Hummmm eu adoro!
E vamos para um fim de semana com o coração batendo acelerado. Torço por Portugal. Quem sabe não vamos juntos para as semi-finais uhuhuhuhuuuuuu
Beijos pra você minha amiga!
Te gosto muuuuuuito, viu?
Regina