sábado, junho 24, 2006


Muito obrigada a Regina da Bella Mistura
que me ofereceu este lindo selinho a dizer que sou uma amiga especial, na verdade gosto de tomar o pequeno almoço ou o café da manhã com ela, pois tem sempre uma graça para me pôr bem disposta.

Sobre os amigos que fiz está quase a fazer um ano nunca pensei que fosse possível através de simples ecrã, uns desapareceram de repente, outros permaneceram e são sempre uma alegria enorme quando dizem um olá, eu não tenho muito jeito para escrever, gosto mais de me exprimir por bonecos, mas aceitem esta maneira mal escrita de dizer, que de todos gosto muito, mesmo quando não deixo um olá, me lembro de vocês.Agradeço também o convite e o selo da Mariana, ontem foi o dia do seu aniversário. Parabéns também para a avó Bitu.

Esta foto é de Charito Gil coloquem o rato em cima.





Hoje vou contar a lenda do Rei Ramiro e sua mulher D. Aldora

Esta lenda vem do século X conta que Rei Ramiro II rei de Leão apaixonou-se por uma bela moura de sangue azul, irmã de um rei mouro muito rico. Influenciado pela paixão e com intenção de pedir a moura em casamento Ramiro decidiu estabelecer paz com o irmão da sua apaixonada que o recebeu no seu palácio de Gaia. Apesar de ser casado, Ramiro pensou que seria fácil a anulação do seu casamento pelo parentesco que tinha com sua mulher D. Aldora. Mas o Alboazer irmão de sua amada recusou determinantemente: nunca daria a irmã em casamento a um cristão e, de qualquer forma já estava prometida a um rei de Marrocos. O rei Ramiro zangado resolveu raptar a princesa e levou-a consigo, estava prestes a embarcar com ela no cais de Gaia quando o rei Alboazer deu por falta da irmã foi ao cais e tiveram uma luta,onde ganhou o D. Ramiro que levou a princesa moura para o reino de Leão consigo, e a baptizou com o nome de Artiga que significava castigada.Photobucket - Video and Image Hosting
Mas o Alboazer para se vingar raptou a legitima esposa do rei Ramiro D. Aldora juntamente com todo o séquito. Quando o rei Ramiro soube do rapto, ficou louco de raiva, ( aí acho que ele queria era dormir com todas as aias de D. Aldora) Ramiro resolveu voltar a Gaia disfarçou-se de pedinte e dirigiu-se a uma fonte onde encontrou uma das aias de D. Aldora a quem pediu um pouco de água, aproveitando para dissimuladamente deitar no recipiente meio camafeu, do qual a rainha possuía a outra metade. Reconhecendo a jóia, D. Aldora mandou buscar o rei disfarçado de pedinte e, por vingança da sua infidelidade, entregou-o a Alboazer. Sentindo-se perdido, o rei Ramiro pediu a Alboazer uma morte pública, esperando com a astúcia ganhar tempo para poder avisar o seu filho através do toque do seu corno de caça. Ao ouvir o sinal combinado, D. Ordonho acorreu com os seus homens ao castelo e juntos mataram Alboazer e o seu povo, para além de destruírem a cidade. Levando D. Aldora sua legitima mulher e suas aias para seu barco, o rei Ramiro atou uma mó de pedra ao pescoço da rainha e atirou-a ao mar e coitadinha, lá foi pelo mar abaixo a D. Aldora
Num local que ficou conhecido por foz da Âncora. O rei Ramiro voltou para Leão viúvo onde casou logo com a princesa Artiga. E esta é a história de D. Aldora .

-----------------------------------------------------

10 comentários:

Elke disse...

Oi Aldora, amanhã sua seleção joga, boa sorte pra vcs.
Deve estar muito feliz com o presente da Regina, ela é mesmo um docinho.
Quanto a história, eu sei coitada mas ela não tinha nada que trair o marido, tá certo ele traiu primeiro mas ele queria seperar pra depois casar-se com outra sem ódio ou rancor.
Bjs grandes e um ótimo fim de semana :)

Papoila disse...

Olá Aldora:
Tudo o que nos deixas aqui é lindo!
Não tem jeito para escrever? Conta lindamente histórias, e tem esta foto lindíssima!
Bonita a história de D. Aldora.
Ontem no campo foi a anoite de S.João.
Levei o seu link já lhe tinha dito?
Beijo

Regina disse...

Huhuhuhuuuuuuuuuuuu
Portugal ganhouuuuuuuuuuu Parabénsssss amigaaaaaaaa
Vim desejar uma semana bem linda pra vc.
Beijinhos
Regina

jo disse...

Há muito k não vinha voando até aqui, mas já sentia saudades.
Bjs

Quico disse...

Ai, esse Ramiro! E o Ventor soube disso? Tenho de lhe perguntar! è que foram dois desperdícios. A Rainha e a mó! Bjs.

Luisa disse...

Aldora, dizes que não escreves bem mas não concordo nada contigo. Apresentas sempre muito bem as tuas histórias e esta lenda da Aldora e da moura está lindamente contada. O que farias na história se o caso fosse contigo? Conheces alguma lenda em que entre uma Luisa? Gostava de ser também protagonista dum drama como este...

NADJA disse...

oooiiiii pituquinha e vamos orar PARA KATIANA!!!é o que podemos fazer ñ é?????
segura ai outra receitinha!!!!
Batata assada com catupiry
Ingredientes:
- 6 batatas médias
- 1/2 vidro de requeijão cremoso (catupiry)
- Queijo parmesão ralado à gosto
- Sal à gosto
Modo de preparo:
Lave muito bem as batatas e com um garfo faça alguns furos ao redor. Coloque-as em um recepiente com tampa e leve ao Microondas por aproximadamente 20 minutos (até as batatas ficarem mais ou menos macias). Corte as pontas, de modo que elas parem em pé. Com uma colher de café, cavoque as batatas de modo que elas fiquem com aparência de um "copinho", Misture o requeijão e o parmesão e tempere (caso necessário) com sal e coloque dentro das batatas e depois salpique c/ mais parmesão para cobrir. Leve ao forno pré aquecido a 180, por aproximadamente 30 minutos (até dar uma queimada no parmesão). Retire e sirva.
Humm fica bom d+++++++otima semaninha!!! Se der vai comer joelho de porco no kitutes !!!!!
http://kitutesdamamae.blogger.com.br
e vamos que vamos BrasilllllllllllllllO SEU PORTUGAL JÁ FOI PARA 4 DE FINAIS EBA!!!

Taliesin disse...

Oi minha amiga gostei muito da lenda q vc colocou, o presentinho da regina é muito especial mesmo.

beijão e olha lá o Felipão tá revolucionando a Seleção Portuguesa.

Regina disse...

Bom diaaaaaa Aldoraaaa..
Saudades de vc. Sua seleção já está garantido, hoje vou torcer para a minha.. Ufa! Não vai ser fácil...
Beijinhos verde e amarelos pra você!
Regina

simone disse...

oi tudo bem.
é a primeira vez que entro em seu blog, me desculpe a intromiçao.
me chamo simone e entrei pois vi que mora em portugal.
minha mae esta em portugal a 2 meses, estamos todos morrendo de saudades mas a vida é essa.eu nao tenho blog mas pode falar comigo por e-mail.
siferrarezi@hotmail.com

um abraço


simone