segunda-feira, junho 12, 2006

S. Antonio

13 de Junho dia de Santo Padroeiro de Lisboa
Quando era criança costumava ver as noivas de S. António da janela do escritório de meu avó paterno, meu pai não gostava nada da ideia, a minha avô e as minhas tias juntavam-se para vê-las, da janela que ficava lateral a Sé de Lisboa, por baixo havia um restaurante, bem mais uma tasca, na época com divisórias dentro, não sei se ainda existe, lá almoçávamos já não me lembro se antes, ou depois dos casamentos. Para mim era um dia de festa, ver tantos vestidos de princesas. Passados uns anos por volta dos meus 15 anos morei num bairro muito popular, junto a Graça, no largo de S. Vicente de Fora, onde tinha um chafariz no meio. A casa era centenária e linda, ficava bem junto da igreja de S. Vicente, eram os Pombos de S. Vicente os meus grandes amigos da época. Por dentro as divisões eram muito bonitas, as janelas tinham bancos de lado foi a casa mais bonita que vivi. Só que, nesta época dos Santos Populares, não se dormia toda a noite, com as festas. Na altura havia uma música muito em voga que tinha como refrão “receba as flores que eu lhe dou, em cada flor um beijo meu” esta música, ecoava na minha cabeça durante todo o dia, mesmo nas aulas não saí dos meus miolos. Por essa época forrava a janelas com cobertores para tentar que o sons fossem abafados. No largo vendiam caracóis, e uma das vezes fui comprá-los para comermos em casa, levei uma travessa, toda vaidosona escorreguei e lá foram os caracóis largo fora, fiquei cheia de vergonha fui para casa correndo, e nunca mais comprei caracóis.
Porque S. António faz parte da minha juventude aqui vai o que descobri das viagens na net sobre S. António.

Santo António faleceu no dia 13 de Junho, aos 36 anos de idade. em Arcella, em Itália.
Conhecido como Santo António de Lisboa, nasceu em Lisboa, no ano de 1195, com o nome de Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo.
Santo António foi cónego regular em Portugal até os vinte e cinco anos, quando um fato mudou a sua vida. Ao saber que cinco franciscanos tinham sido martirizados em Marrocos, como consequência da tentativa de evangelizar infiéis, Santo António decidiu seguir-lhe os passos e ser um missionário.
Foi então que entrou para a ordem dos frades franciscanos e logo foi enviado para trabalhar entre os muçulmanos de Marrocos. Porém, com problemas de saúde, foi obrigado a retornar para a Europa, permanecendo em um eremitério na Itália. Durante este tempo, ocupou vários cargos, como o de professor em sua ordem na Itália e na França e também pregando nos lugares onde a heresia era mais forte. O combate à heresia era feito não apenas através da pregação, mas também por meio de milagres espantosos. Sabia de cor quase todas as Escrituras e tinha um dom especial para explicar e aplicar as mais difíceis passagens. Curiosidades
• Conta-se que seu pai, Martinho, gostava de ir a uma fazenda que possuía nos arredores de Lisboa. Um dia, levou o filho com ele. Ocorre que insaciáveis bandos de pássaros desciam continuamente para bicar os grãos de trigo. Era necessário espantá-los para impedir grave dano à colheita. Martinho encarregou o garoto de manter longe os pequenos ladrões.
O pai se foi e Fernando permaneceu correndo de cá para lá no campo. Em pouco tempo começou a se aborrecer com aquela ocupação. Não muito longe, uma capelinha rústica o convidava à oração. Mas o pai o mandava enxotar os passarinhos, não podia desobedecer. Gritou, então aos pássaros, convidando-os a segui-lo para dentro de uma sala da fazenda. Obedientes os pássaros entraram. Quando todos estavam dentro, Fernando fechou as janelas e as portas, e foi tranquilamente fazer sua visita ao Senhor.Photobucket - Video and Image Hosting
Retornando o pai veio procurá-lo. Andou pelo campo, chamando-o cá e lá, mas não encontrou ninguém. Preocupado, dirigiu-se à capela e o descobriu, todo absorto na prece. Fernando tomou o pai pelas mãos e o conduziu ao salão repleto dos vôos e dos cantos dos graciosos prisioneiros. Abriu a porta e, a um sinal seu, os pássaros, em bando, retornaram os livres caminhos do espaço.Photobucket - Video and Image Hosting

Devoções a Santo Antonio
É invocado como protector de coisas perdidas, porque em Montpellier, na França, onde leccionava e pregava, um noviço franciscano saiu do convento e roubou seus comentários escritos sobre os salmos. Ele rezou para que o ladrão lhe devolvesse a preciosa obra. Arrependido, o ladrão voltou e lhe devolveu o livro manuscrito. Daí o fato de ser invocado para encontrar coisas perdidas.
Também, na França, uma senhora de Toulouse, por ter alcança do uma grande graça, por intercessão de Santo António, resolveu levar pães à igreja, para que fossem abençoados e distribuídos aos pobres. Daí vem a tradição de se abençoar os pães de Santo António, no dia 13 de Junho, para se crescer no amor para com os pobres e para se buscar a restituição da saúde a muitos de nossos doentes.
A devoção a Santo António teve desenvolvimento popular surpreendente. O folclore brasileiro e italiano é rico em alusões ao poder milagroso do santo para casamento e para encontrar coisa perdida.
O fato é que Santo António não decepciona nunca seus devotos.
Em 1981, para celebrar 750 anos da morte de Santo António, foi aberto seu túmulo, Seu esqueleto estava sem carne e muito bem conservado, sem o antebraço esquerdo e o maxilar inferior, tirados para relíquia em séculos passados. Mereceu 9 geniais sermões do padre António Vieira.



Oração para os namorados
Meu grande amigo Santo António, tu que és o protector dos enamorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios. Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos. Faz que eu seja realista, confiante, digno e alegre. Que eu encontre um amor que me agrade, seja trabalhador, virtuoso e responsável. Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com as disposições de quem recebeu de Deus uma vocação sagrada e um dever social. Que meu amor seja feliz e sem medidas. Que todos os enamorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé. Assim seja.

Frases de Santo António
"A paciência é o baluarte da alma, ela a fortifica e defende de toda perturbação."
"Quem não pode fazer grandes coisas, faça ao menos o que estiver na medida de suas forças; certamente não ficará sem recompensa"
Hoje a Cris Rodrigues Faz aninhos como o selinho dela não aparece aqui vai o link dela para beijinhos."http://amantedaartecompsp1.zip.net">

22 comentários:

Elke disse...

Oi Aldora, que lindo o seu post.
Tinha algumas coisas que eu não sabia sobre Santo Antonio.
Bjs grandes pra vc e uma ótima semana :)

oteudoceolhar disse...

Menina dos gatinhos :) obrigada por partilhares um pouco da tua infância conosco...obrigada por contares algo mais sobre o Santo casamenteiro;)...e eu que me apetecia ir ver as marchas e nem a minha Lena nem o FCF estão disponiveis:(...enfim...haja saúde né;)? Quida jokinhas grandes grandes para a menina dos gatinhos e para os gatinhos naqueles bigodes fofinhos: ****

Taliesin disse...

olá minha maiga é hoje é o dia do Santo Casamenteiro, tanto q aki no Brasil dia 12 é o dia dos namorados. Mas não sabia q ele era o padroeiro de Lisboa.
beijos

CRIS RODRIGUES disse...

Olá linda bom dia!!!!!!!!!
Vim agrader a amizade e por ter ido participar do meu niver ontém...Bom demais
E a homengem no seu cantinho.
Nossa como me senti especial.Obrigado mesmo e milhares de beijos em seu coração da amiga Cris*

Filipe Freitas disse...

Aldora: os meus parabéns por este post dedicado Santo António, que está muito interessante.
Quem não esteve interessante aqui na Figueira da Foz, foi o tempo, que estragou as Festas de Santo António, com muita chuva e muita trovoada durante todo o dia e ainda continua !....
Beijinhos

Luisa disse...

Fizeste uma pesquiza muito completa sobre o Stº António mas do que gostei mais neste teu post foram as tuas recordações das Festas Populare em honra dele.

angel disse...

É na amizade verdadeira que encontramos a sinceridade, lealdade, afinidade, cumplicidade, simplicidade, fraternidade* ??Amigos são irmãos que a vida nos deu ??para caminhar conosco ao longo da nossa jornada espiritual, ??extrapolando os limites do tempo, continuando quando e onde Deus assim o permitir. BJS ANGEL

marli disse...

oie querida amiga,
tudo bem?

voltei,

eita mês difícil!!!
meu Deus!!!!
mas ta entrando nos eixo, tem um feriadão prolongado aqui em em Ribeirão Preto.
amanhã feriado, sexta imenda, sabado domingo e segunda e aniversário da cidade
hehehehehehehehe
haja tempo para descansar,
obs: o maridão vai pescar...

vou ter folga de tudo, (risos).

_________¦¦¦¦¦___________¦¦¦¦¦_______
_______¦¦¦¦¦¦¦¦______¦¦¦¦¦¦¦¦______
_____¦¦¦________¦¦¦__¦¦¦_______¦¦¦____
____¦¦¦___________¦¦¦¦___________¦¦¦___
___¦¦¦______________¦¦____________¦¦¦__
___¦¦¦___________Carrego-te_________¦¦¦__
___¦¦¦____________________________¦¦¦__
____¦¦¦_____dentro__do____meu_____¦¦¦__
_____¦¦¦_________________________¦¦¦___
______¦¦¦_______Coração_________¦¦¦____
________¦¦¦___eternamente____¦¦¦______
__________¦¦¦_______________¦¦¦________
____________¦¦¦___________¦¦¦__________
_______________¦¦¦______¦¦¦____________
_________________¦¦¦¦¦¦¦¦______________
____________________¦¦¦¦_______________
______________________¦¦_______________


beijo
marli

oteudoceolhar disse...

Boa tarde miga linda...ou eu ando a ver mal ou este artigo na ultima vez que aqui vim não estava :(? Devo estar pitosga...Olha kida menina dos gatinhos ;) tenho andado numa roda viva por isso ainda não te liguei...Hoje vou mais cedo pa casa porque a minha Leninha faz anos e a a ver se te ligo :)* Jikas gandessssss pa ti menina dos gatinhos *

Anónimo disse...

Muito bonito este cantinho bem animado e com os bichano que muito gosto...e a história bem completa...e retribuo a visita á minha janela_aberta...
lá irei por o link...
Deixo meu doce olhar...
Cõllybry

collybry disse...

Desculpa não era para ser anonimo...Cõllybry

olharindiscreto disse...

Esqueci de dizer que as imagens são uma beleza...
Cõllybry

Regina disse...

Bom dia Aldora!
Obrigada pelas suas visitas, adoro seus recadinhos.
Sou devota de Santo Antônio, desde criança fazíamos a trezena em casa e já alcansei muitas graças através dele.
Beijos doces pra você!
Regina

smareis disse...

Oieeeee minha linda!!!!

Passando só pra te desejar, um ótimo feriado, e um grandioso final de semana com
FELICIDADE: ao máximo!
SERENIDADE: em cada amanhecer!
ËXITO: em cada fase da tua vida!
BONS AMIGOS: para todas as horas!
AMOR: que nunca termina!
BOAS LEMBRANÇAS: de tudo o que foi vivido!
UM BONITO HOJE: com muito para agradecer!
UM CAMINHO: que te guie até um grandioso futuro!
SONHOS: se convertendo em realidade!
Enfim, tudo de bom!! HOJE e SEMPRE!!

Beijokas em seu coração

Regina disse...

Querida Aldora
Para ser feliz, você não precisa de grandes conquistas materiais.
Você já tem o pôr-do-sol, as estrelas, os pássaros, o sorriso dos seus amigos, seus irmãos.
Agradeça a Deus, pois você tem tua vida, tem o dia que está começando, sua força e determinação.
Com todos esses presentes da vida, o resto você constrói...
Bom fim de semana.
Um beijo carinhoso
Regina

patricia disse...

Para você desejo o SOL para aquecer seu corpo, para lhe transmitir mais energia, para fazer o seu dia ainda mais bonito. Para você desejo a CHUVA que você possa sentir cada gota lhe tocando regando as suas esperanças. Para você desejo a LUA para iluminar a sua noite, lhe trazer lembranças boas, beijar docemente os seus olhos. Para você desejo o MAR para banhar sua pele para que você ouvir seus ruídos e descansar sua mente. lhe fornecendo a calma necessária, Para você desejo a TERRA que os seus pés possam pisar nela e sentir o imenso prazer que ela pode lhe oferecer. Para você desejo as ESTRELAS para brilhar em sua vida e lhe mostrar toda beleza da noite colocando-lhe em êxtase total.Para você desejo todas as OBRAS DE DEUS para que jamais tenha motivos de tristeza,para que sua alma sempre esteja em paz. Desejo a você tudo o que tem de bom nesta vida,e que ao sentir-se triste, possa lembrar de tudo isso, e então poder sorrir de felicidade... Beijos !!!! bom jogo

Samara Angel disse...

oi amada amiga que lindo seus gatinhos e rosinhas seu blog é muito fofinho,adoro tudo que vc faz e escreve,vim deixar meu carinho e desejar um lindo fim de semana,bjsss

Luisa disse...

Aldora, só hoje respondo ao teu comentário no meu blog temposantigos no artigo primavera em Alvalade. É engraçado já eres andado pelo meu bairro. Vivo aqui há muitos anos e embora ele não seja tão calmo como já foi,é ainda muito agradável de se viver. E depois tem tudo à mão, desde a igreja, as escolas, o comércio, as farmácias. Pode-se estar meses sem ser preciso sair daqui!

Elke disse...

Oi Aldora, agora a seleção de Portugal saiu na frente em seu grupo, bom pra vc né?
Amanhã vou torcer pro Brasil tb fazer bonito.
Bjs grandes e um ótimo fim de semana :)

TOTAL PINK disse...

Olá Aldora!
Perfeito sua matéria sobre Santo Antonio. Uma hist´ria muito linda, que aliás eu não conhecia! Aproveito para lhe agradecer a visita, beijos e um lindo domingo de muita paz!!

Beta de Santana disse...

Olá Aldora!
Perfeito sua matéria sobre Santo Antonio. Uma hist´ria muito linda, que aliás eu não conhecia! Aproveito para lhe agradecer a visita, beijos e um lindo domingo de muita paz!!

Anna Maria disse...

Olá Aldora..

Que bom saber mais sobre Santo Antonio..Temos aqui no Rio um convento lindo com construção da época do Brasil Colônia de Portugal..Em breve te mando fotos..Agora estou muito ocupada com a Copa!!Que bonito está fazendo Portugal!!!Vamos xontinuar torcendo..Se o Brasil sair , fique certa que Portugal vai ter uma torcida maior ainda...Beijocas Anna Maria