segunda-feira, julho 24, 2006

Hoje começo por desejar muito a paz no mundo.O selo da Bee Obrigada


O que eu gosto da minha Lisboa
Gosto das gaivotas à beira Tejo, gosto do cheiro a sardinha assada no Bairro alto, gosto do ar Branco da cidade quando estou a chegar no cacilheiro,
gosto de ir beber uma Ginjinha ao Rossio, gosto dum Pica-pau ou Perna (uma bebida) nos Restauradores, gosto dos vários elevadores da cidade, gosto das sete colinas que me abraçam quando eu por ali passeio como turista, a olhar a cidade como se nunca a tivesse visto, de apanhar um eléctrico e ir comer uns os pasteis quentinhos a Belém. Tudo isto em transportes, porque se for de carro, todo o encanto e vivência com os alfacinhas, se perde.


Alguns dos pontos mais altos da cidade:
Forte de Monsanto - 230,51 m
Alto da Serafina - 199,23 m
Montes Claros - 170,26 m
Campolide - 141,00 m
Rua da Artilharia 1, prédio número 102 - 138,09 m
Igreja da Estrela - 137,26 m
Palácio da Ajuda - 122,93 m
Instituto Superior Técnico - 114,43 m
Igreja de S. Vicente de Fora - 113,30 m
Castelo de S. Jorge - 112,33 m
Igreja da Graça - 80,00 m
Igreja de S. Roque - 60,00 m

Outros dados "contabilísticos":
Arcos e arcadas existentes em Lisboa: 44
Chafarizes existentes em Lisboa: 56
Igrejas católicas - 102
Jardins públicos - 67
Miradouros - 32
Museus - 51
Palácios - 92
Desta pequena lista, gostaria de destacar os miradouros. Como vimos, são 32 os locais que nos proporcionam visões panorâmicas sobre a bonita cidade de Lisboa.

Poemas sobre o tejo
É varina, usa chinela,
Tem movimentos de gata.
Na canastra, a caravela;
no coração, a fragata.
Em vez de corvos, no xaile
Gaivotas vêm pousar
Quando o vento a leva ao baile,
Baila no baile co`o mar.
É de conchas o vestido;
tem algas na cabeleira;
e nas veias o latido
do motor de uma traineira.
Vende sonho e maresia,
Tempestades apregoa.
Seu nome próprio, Maria.
Seu apelido, Lisboa.
David Mourão Ferreira
(1927-2000)



(...)A vida é leve e arrendada
como esta réstia de espuma.
Toda a gente é séria e é boa!
Não existem homens maus!
Adeus, Tejo! Adeus, Lisboa!
Adeus, Ribeira das Naus!
Adeus! Adeus! Adeus! Adeus!

António Gedeão (1906 – 1997) Não consigo deixar comentários no UOL. desculpem por isso minha ausência.

23 comentários:

Esmenia disse...

Conto com vc pra uma visitinha ao Clube http://clubedamelhoridade.zip.net/
Estamos concorrendo ao Blog da Semana. Visite todos e scolha o de sua preferencia
Bjks e boa semana

Marcelino disse...

Hoje estou como passageiro do tempo,viajando e conhecendo novos trabalhos.É a primeira vêz que estou aqui e me sinto feliz de comentar.Quero lhe deixar um abraço,muita sorte,saúde e sucesso.Duas mil e seis felicidades!...

smareis disse...

Oi querida!
Vim te trazer um beijo e te desejar um ótimo começo de semana cheio de muita coisas legais e muito feliz.
Obrigada pelo carinho!
Bjs!

Papoila disse...

Olá Aldora:
Gostei desta viagem por Lisboa através dos teus olhos.
Chegar de ferry a Lisboa comer um pastel quentinho com muita canela em Belém... que bom!
Beber uma ginginha com elas ali nos Restauradores...
Estou com saudades de quando conhecia Lisboa... minha mãe é lisboeta.
Lindas fotos.
Beijo

Regina disse...

Querida Aldora!
Estou aqui para agradecer, sua simpatia por lembrar-se de mim, sua gentileza por me visitar e deixar recadinhos que tocam meu coração.
Obrigada por você simplesmente existir.
Fique tranquila amiga. O Ir J. Roberto passou por uma cirurgia, mas está se recuperando direitinho.
Vim buscar meus 10.000 beijos e deixar 20.000 pra você
Boa semana.
Regina

Taliesin disse...

Sabe minha amiga lendo o seu post eu chego a uma pequena conclusão, vc não gosta de Lisboa, vc é perdidamente apaixonada por ela, não se tem outra palavra, isso é muito bonito.
Gostei dos dados q vc nos passou mas o q mais me chamou a atenção foi o numero de museus, Santos é uma cidade de medio porte temos pouco mais de 400.000 habitantes e só temos 2 museus na cidade

Samara Angel disse...

oi minha querida amiga,que lindas fotos adorei ,gostaria muito de conhecer Portugal ,minha linda vim deixar um carinho e desejar uma ótima quarta feira,cheinha de amor,bjss

MARY disse...

OlÁ, AMIGA ALDORA!
Agradeço o seu carinho na minha doença.Estou um pouco melhor... Lindos lugares... Adorei, um dia que sabe irei conhecer...Vc sabia que esta Quarta é Dia da AVÓ??? Dê uma olhadinha no meu "Diário de Mary"!!!Boa Quarta! Beijinhos, MARY

Jucimara e Itay disse...

Paz no mundo. para que guerras? Nada de religiäo, poder, vinganca, justifica a morte de tantos inocentes, um absurdo. Vendo as fotos, deu uma vontade de voltar ai kkk beijos

clara jorge grandini disse...

Boa tarde amiga ALDORA é sempre um grande prazer adentrar tua maravilhosa casa ,pude viajar com voce amiga por todo amor e carinho que tens pela tua terra maravilhosa amiga como gostaria estar ai pessoalmente e provar com voce esse maravilhoso pastel de belém ,quem sabes um dia ainda vou abraça-la pessoalmente , amiga não sei se és vó mas se fores vovó ou tia avó ou ter avó ainda com tigo deixo todo meu carinho e big beijinhos pela data, vou ser vovó em fevereiro proximo maravilhoso não? amiga desejolhe uma otima quarta feira recheada de coisinhas maravilhosas e muito amor com carinho da amiga big beijinhos CLARA ops fui

Regina disse...

Querida Aldora
Uma pessoa amiga e verdadeira está presente em minha vida. Talvez este seja o principal motivo para que deseje sempre que você seja muito feliz.
Muito obrigada pelo presente. Adorei as abelhinhas a voar. Só não voaram no meu blog. Vou dar alguns ajustes e depois te mostro. Obrigada.
Você mora no meu coração.
Beijos estaladinhos na bochecha!
Regina

Rita Kuester disse...

Ola minha amiga...
Quanto tempo não passo por aqui,estava com saudades!!!
Eu estava reciclando minha vida,de ferias com os pequenos,agora que a rotina esta prestes a voltar ao normal,espero poder ter mais tempo para vir aqui e saber como você esta.
Hoje eu postei uma matéria no blog que fala sobre como os autistas vivem no nosso pais,é chocante,eu confesso que me deixou sem chão,não da pra acreditar que muitos ainda vivam assim,prisioneiros em suas casa ou em manicomios,a margem da vida.
Gostaria de compartilhar com você,afinal,todos nós somos responsaveis pelo descaso que impera nesse Pais.
beijos no coração,cheio de saudades

Luisa disse...

Um bonita visão sobre Lisboa! Os miradouros são o de que mais bonito tem. Olhar para o Tejo que bem que sabe!

Filipe Freitas disse...

A Lisboa que me fascinou e me encanta !....
O Rio Tejo, os Bairros típicos, jardins, museus, a Baixa, o Castelo..........
Gostava de passear, andar sem destino, descobrir...
Tenho pena de nunca ter tido tempo para fazer mais visitas...
Beijinho
Filipe

José S. disse...

Vim só para matar saudades
E que boa ocasião,
Pelo preço da visita
Ofereces uma canção.

Uma canção de Lisboa
Traz saudades das varinas
E das casas de mau porte,
Onde espreitavam meninas.

Mas esse tempo acabou!
Acabaram as bifanas
E sardinhas pelos Santos
Já estão caras, as sacanas!

Hoje deu-me para isto.
Já não posto com vontade,
Vim só visitar amigos
Porque morro de saudade!

Feito na hora e servido fresquinho.

Até um dia Aldora. Perdi-me com tanto correio electrónico, que muito acabou por ficar sem resposta. As férias amoleceram-me de tal maneira que abandonei o blog. Talvez volte um dia, com mais genica. Até lá, muitos beijinhos. Eu vou passando por cá.

Cris Sueta disse...

Amiga,
Você tirou o gatinho simpático que assombrava o seu bloguxo? Ah!! Falei brincando.
Amei as imagens de Lisboa, quem sabe um dia...
Tenha uma maravilhooosa quinta-feira.
Beijinhos sempre da Cris.

Vânia disse...

Sabe Aldora, qdo se chega a um certo período da vida, só nos resta lembrar e sonhar...vc me fez lembrar de uma época em que com uma bela voz eu cantava Lisboa velha cidade, cheia de encsnto e belez...e me fez sonhar em conhecer essa bela cidade! Digo sonhar, pq acho muito improvável que eu possa um dia conhece-la.
Querida, então vc já está a um ano blogando? como o tempo passa rápido. Me dá notícias da Kaldinhas(Manuela)? Receba um afetuoso abraço.Ah! venha conhecer meu blog mais novo...Coisas e Sentimentos.

Regina disse...

Bzzzzzzzzzzzzzzzz
Oi minha doce amiga!
Que maravilha o café da manhã que me deixou, estava ótimo. Eu adorei.
Recebi seu e-mail zipado, mas nem assim elas voam hehehe
Eu hospedei a imagem no meu blog, mas também não deu certo, acho que é meu provedor que não aceita. É uma pena, porque são lindinha.
Muito obeigada.
Um beijo bem melado de mel.
Sssssssssssssssssmack
Regina

Ventor disse...

Lisboa é LINDA!!! Mas dos seus 56 chafarizes, se seis tiverem água, já serão demais! Estatísticas ou azar meu? Será que tenho azar de me dirigir apenas a chafarizes secos? Há naos que noto isso. Bjs.

Luisa disse...

Tanto a Praia Grande como a das Maçãs têm piscina mas a da Praia Grande está feita sobre as rochas bem perto do mar. Para se gostar da Praia Grande é preciso também aprender a gostar das suas caretas: muito nevoeiro, água muito fria e ondas muito altas. Mas quando está bem disposta é um encanto!

Nicole disse...

Olá!
Muito me honra sua visita!
Obigada!
Amei seu cantinho e seus gatinhos!
Aceite meu award!
Beijos e até

Bequinha disse...

Oi!
Obrigada pela visita e pelo elogios!
Fiquei muito feliz!
O seu blog tb é um show!
Aceite o meu award e a minha amizade!
Abraços

IGOR e MARY disse...

Olá Tia ! Sou o Igor neto da Mary.Cheguei ontem. Valeu vc ter ido na minha festa! Obrigado! BFDS, IGOR.
Obrigada pelo Carinho, Amiga!
MARY.
http://igorardo2.zip.net
http://mary.am.blog.uol.com.br