terça-feira, agosto 15, 2006


As bonitas serras do Ventor do Blog:
http://ventor.blogs.sapo.pt/,
http://adrao.blogs.sapo.pt/

Arderam mais uma serras, será que se vai saber quantos animais morreram, esses não contam para as estatísticas, e a vegetação para alimentar o gado que sobreviveu ao fogo?

Por tudo isso a minha solidariedade para a população de Adrão.

Dia do Saloio

Hoje comemora-se o dia do Saloio, na Praia de Santa Cruz os naturais da zona, foram comemorar vestidos como antigamente, de calções feitos do algodão das sacas do adubo dos campo (que em casa da minha avó se usavam para tudo, desde panos para o pó até aos panos do chão), e lá foram eles e elas de farnel, bacalhau cozido com batatas, arroz de coelho ou de galinha, o garrafão de vinho não podia faltar, as mulheres em combinação e cuecas a tomar banho a molhar as pernas e os braços sempre fugindo das ondas, de mãos dadas umas ás outras e os homens mais afoitos a sentarem-se e levantarem-se, quando agua os molhava mais.
Um quadro digno de louvar quando ainda hoje ninguém gosta de ser chamado saloio, eu gosto de dizer que sou saloia, porque se na verdade sou saloia, o meu concelho de nascimento é Sintra.

A zona saloia engloba o extremo noroeste da Capital (Sintra, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Loures, Torres Vedras...). É terra de agricultura e de palácios. O folclore saloio apresenta as características tradicionalmente orais e populares.

Saloio ou Çaloio é de origem Arábica e significa fundamentalmente “habitante do campo”, em oposição aos da cidade, gente mais polida, por isso usado Saloio como jocoso e depreciativo. Os Árabes e Berberes introduziram nos arredores da cidade a sua agricultura irrigada, que é muito mais produtiva que os métodos de sequeiro anteriores. As águas do Tejo e seus afluentes são usadas para irrigar a terra no Verão, produzindo várias colheitas por ano de vegetais como, alfaces, couves e frutos vários..
Cultivavam hortas a volta da cidade de Lisboa, vinham até à cidade vender os produtos, hortícolas assim como agua de Caneças em bilhas de barro, as mulheres levavam também a roupa dos Lisboetas em trouxas à cabeça para lavar para no rio.<

12 comentários:

Taliesin disse...

Ver fogo em floresta é tão triste, ver uma beleza tão grande ser destruida em pouco tempo, a vida vegetal e amial q se perde.
sobre a festa parece bem legal eu só não entendo como é arroz de coelho ou arroz de galinha?
beijos

Regina disse...

Querida Aldora!
Obrigada pelo carinho deixado no meu blog.
Um sorriso renasce em meu rosto.
Obrigada pela sua amizade..
Obrigada por existir.
Beijos no coração
Regina

ventor disse...

Obrigado pela tua mensagem. Sempre que precisares de alguma foto para adornares algum texto para o qual ela possa ser indicada, podes a tirar de qualquer dos meu blogs, caso essa foto esteja por lá. Faz de conta que foste tu que a tiraste. Eu sei que não é a mesma coisa, mas sempre que a foto por lá esteja, flor, animal monumento, podes usar à vontade. Tenho milhares. Bjs.

oteudoceolhar disse...

Menina dos gatinhso beijo doce pa ti. Não consigo ver as noticias e os fogos que mais um ano vão devastando matando e deicxando as gentes sem os seus bens. Por vezes levam uma vida a juntar um pedacinho de terra e depois em segundos vem tudo ser destruido. Lamento mas para mim aqueles que fossem apanhados e tivessem culpas no cartorio eram entregues á justiça popular ou melhor ainda metidos bem no meio do fogo.

clara jorge grandini disse...

BOA noite amiga ALDORA é um prazer adentrar tua bela cas sempre com novidades e enriquescendo nossas vidas com suas historias de tua TERRA, obrigada amiga assim pelo menos viajo...... brincadeirinha mas voce me faz voltar num tempo que não foi meu ou foi?quem sabe amo embarcar com voce em suas viagens,amiga estive com problemas no meu computador simplesmente alguem que não tinha o que fazer o deletou ,brincadeira? fiquei doida de pedra estou a dois dias colocando o que tenho em cd ,minha sorte que tenho os cd do meu xp que veio na compra senão estava ferrada,mas tudo bem quem sabe uma hora a net muda e só fica pessoas de bem ,amiga se tiveres alguma doação para uma amiga aceito qualquer coisinha gifs ou papel de carta ,cara de pau eu não? se puder ficarei eternamente agradecida te deixo um carinho.

Mesmo Assim


As pessoas são irracionais, ilógicas e egocêntricas.
Ame-as MESMO ASSIM.

Se você tem sucesso em suas realizações,
ganhará falsos amigos e verdadeiros inimigos.
Tenha sucesso MESMO ASSIM.

O bem que você faz será esquecido amanhã.
Faça o bem MESMO ASSIM.

A honestidade e a franqueza o tornam vulnerável.
Seja honesto MESMO ASSIM.

Aquilo que você levou anos para construir,
pode ser destruído de um dia para o outro.
Construa MESMO ASSIM.

Os pobres têm verdadeiramente necessidade de ajuda,
mas alguns deles podem atacá-lo se você os ajudar.
Ajude-os MESMO ASSIM.

Se você der ao mundo e aos outros o melhor de si mesmo,
você corre o risco de se machucar.
Dê o que você tem de melhor MESMO ASSIM.

(Madre Teresa de Calcutá)
todo carinho da amiga e fãn big beijinhos de trufas uma otima semana para todos em casa CLARA ops fui

NADJA disse...

_______0000000000000000______________
____000000__00000__0000000___________
___0000000__00000__00000000__________
__00000000__00000__000000000_________
_000000000__00000__0000000000________
0000000000__00000__00000000000_______
0000000000__00000__000000000000______
0000000000__00000__000000000000______
0000000000000000000000000000000______
000000__OTIMA__________0000000______
000000__________________0000000______
0000000_QUINTINHA_____000000_______
_0000000_____PITUQUINHA0000000_____
__0000000_____________0000000________
___00000000_________0000000__________
______000000000000000000_____________
__________00000000000________________
A glória da amizade não é só a mão
estendida, nem mesmo o sorriso carinhoso,
nem a delícia da companhia.
É a inspiração espiritual que vem quando
você descobre que alguém acredita e confia em você.
ETA TEM AGUA DE COCO NO KITUTES VAI LÁ
http://kitutesdamamae.blogger.com.br/

Elke disse...

Oi Aldora, tudo bem?
Esta muito legal o seu post de hoje.
Muito triste ver fogo em floresta e sem culpa nenhuma os bichinhos morrem.
Bjs grandes pra vc e desde já um ótimo fim de semana

smareis disse...

Olá amiga querida!
É triste vermos uma floresta em chama.
vim te desejar um ótimo fim de semana cheio de muitas energias positivas, paz, luz, alegria para sua vida.
És linda e maravilhosa.
Obrigada pelo carinho e pela amizade.
Beijos no coração!

Norli disse...

Ei, querida!
Lembra-se de mim? Fiquei sem blog um tempinho porque o KitBlog saiu do ar, mas agora estou de volta e vim convidá-la para conhecer meu bloguinho novo. O endereço é: www.bichodoido.zip.net
Mande foto dos seus bebês para que eles sejam destaque lá na seção MEU BICHO, que criei só para homenagear os bichinhos.
Te espero.
Beijos,
Norli
=^.^=BichoDoido

Regina disse...

Miauzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Hi cruzou abelha com gatinho hehe
Querida Aldora!
Desta vida nada se leva, só se deixa...
Então deixo à você, meu melhor sorriso, meu maior abraço, minha melhor intenção e todo meu carinho.
Bom fim de semana!
Beijos no coração.
Regina

Luisa disse...

Na minha mocidade assisti a muitas cenas dessas quando os saloios iam até à praia passear. Alguns era a primeira vez que viam o mar! Eu também sou saloia e com muita honra. Nasci e cresci em Alenquer, uma terra de Quintas que davam (e algumas ainda dão) um vinho excelente. Gente com iniciativa, gente de trabalho.

Luisa disse...

Aldora, quanto a Alenquer, realmente morreu muita gente lá aquando das grandes cheias. Náo foram propriamente na Vila nas em pequenas terras ali à volta. Também lembras bem os dois moinhos que já desapareceram.