quinta-feira, setembro 21, 2006

OUTONO






O Outono começa no dia 23 Setembro e vai nos acompanhar durante os próximos três meses. Os dias vão ficando mais curtos, a luz fica mais amarela e deixa de ter tanto brilho.
O mês de Setembro anuncia a chegada das vindimas, a colheita das uvas e a feitura do vinho.
Os casacos e a roupas mais quentes começam a sair dos roupeiros para nos aquecerem nos dias mais frios, o chão fica coberto de folhas secas, gradualmente os dias começam a ficar húmidos e ficamos com a sensação de haver sempre uma chuva miudinha no ar, esporadicamente e conforme os anos podemos ainda ter dias ou semanas muito bonitos. Já em Novembro, vem o São Martinho, mês em que se assam as castanhas e prova-se o vinho novo, nas ruas de Lisboa começam aparecer os vendedores de castanhas assadas que as vendem conforme a tradição, à dúzia ou meia dúzia, embrulhadas em folhas de papel das listas telefónicas já desactualizadas.
As constipações começam a surgir de mansinho, primeiro o nariz entupido, depois a tosse, dores no corpo, em suma a gripe que, com febre nos põe de cama por dois ou três dias. As crianças e as pessoas idosas são as mais afectadas por este mal.
Ninguém relaciona Outono com a população mais nova e activa, sejam trabalhadores ou estudantes, talvez por isso eu não aprecie o Outono, traz-me à lembrança pessoas com dificuldade em se mexer e com um ar pouco saudável.
Os dias cinzentos e chuvosos já perto do Inverno, são quase sempre um convite para nos embrulhar num cobertor a ver filmes em frente à televisão, beber chá quente e comer bolinhos ou chocolates.
Tento todos os anos gostar da beleza nostálgica e tão peculiar desta época, mas é bastante difícil, verdade seja dita que, sem ela eu não daria tanto valor à Primavera e ao Verão e talvez por isso, eu lhe perdoe todos os anos a sua insistência em se colocar na minha vida.

Se pudesse fazia como os ursos e outros hibernadores, colocava-me numa gruta, fechava os olhos e voltava a acordar lá para Março ou Abril.


Eça de Queiroz, grande romancista Português do final do século dezanove, num dos seus romances “Os Maias”, quando descreve a Casa do Ramalhete como sendo uma casa pouco simpática, transmite um pouco o relacionamento de Lisboa com o Outono. Uma boa leitura para os dias que se aproximam.


“A casa que os Maias vieram habitar em Lisboa, no Outono de 1875, era conhecida na vizinhança da Rua de S. Francisco de Paula, e em todo o bairro das Janelas Verdes, pela Casa do Ramalhete ou, simplesmente, o Ramalhete. Apesar deste fresco nome de vivenda campestre, o Ramalhete, sombrio casarão de paredes severas, com um renque de estreitas varandas de ferro no primeiro andar, e por cima uma tímida fila de janelinhas abrigadas à beira do telhado, tinha o aspecto tristonho de residência eclesiástica, que competia a uma edificação do reinado da Sr.ª D. Maria I: com uma sineta e com uma cruz no topo, assemelhar-se-ia a um colégio de jesuítas. O nome de Ramalhete provinha decerto de um revestimento quadrado de azulejos fazendo painel no lugar heráldico do escudo de armas, que nunca chegara a ser colocado, e representando um grande ramo de girassóis atado por uma fita onde se distinguiam letras e números duma data.
Longos anos o Ramalhete permanecera desabitado, com teias de aranha pelas grades dos postigos térreos, e cobrindo-se de tons de ruína. Em 1858, Monsenhor Buccarini, núncio de S. Santidade, visitara-o com ideia de instalar lá a nunciatura, seduzido pela gravidade clerical do edifício e pela paz dormente do bairro: e o interior do casarão agradara-lhe também, com a sua disposição apalaçada, os tectos apainelados, as paredes cobertas de frescos onde já desmaiavam as rosas das grinaldas e as faces dos cupidinhos. Mas Monsenhor, com os seus hábitos de rico prelado romano, necessitava na sua vivenda os arvoredos e as águas dum jardim de luxo: e o Ramalhete possuía apenas, ao fundo de um terraço de tijolo, um pobre quintal inculto, abandonado às ervas bravas, com um cipreste, um cedro, uma cascatazinha seca, um tanque entulhado e uma estátua de mármore (onde Monsenhor reconheceu logo Vénus Citereia), enegrecendo a um canto na lenta humidade das ramagens silvestres. Além disso, a renda que pediu o velho Vilaça, procurador dos Maias, pareceu tão exagerada a Monsenhor, que lhe perguntou sorrindo se ainda julgava a Igreja nos tempos de Leão X. Vilaça respondeu – que também a nobreza não estava nos tempos do Sr. D. João V. E o Ramalhete continuou desabitado.



Espero que gostem das novas imagens.

Fotos das minhas Gatas, e montagens feitas com os meus novos conhecimentos.

34 comentários:

Papoila disse...

Querida Aldora:
O teu blog está cada vez mais bonito!
Quanto ao Outono eu adoro a sua paleta de cores as folhas em todos os tons de castanho, amarelo e vermelho... O cheiro das castanhas assadas na rua é uma tentação a que não resisto... ficar enrolada na manta a ver um filme bem acompanhada também não é nada mau se acompanhado por chá quentinho e bolachas de manteiga Mnhamm... Beijo

Ventor disse...

Gostos não se discutem e eu vou com as quatro! Não há dúvida que as mantinhas roubam-nos muitas coisas boas. Sem desprimor para alguma das outras, o Outono é lindíssimo. Ou não fossem as castanhas! Caminhar debaixo de castanheiros ramudos e ouvir os ouriços a cairem sobre terras e rochas musguentas, era e é uma das belezas do Mezio. Felizmente a parte debaixo da estrada não ardeu e ainda lá ficaram castanheiros para animar os mais desesperados. Mas o Outono não é só castanhas, uvas, vinhos novos, desfolhadas. O Outono é muito mais! A parte negativa das constipações já sabemos que faz parte do nosso caminhar e eu já tive a minha dose no fim deste verão, espero que o Outono não me muleste mais. Agora caminhar ao lado das matizes que os outonos nos oferecem, é parte das belezas que este mundo nos oferece. Bjs. para ti e as tuas belas gatas. O Quico pergunta-me se acho se elas, de tão brancas que são, poderão ser racistas. Este gato majica em cada coisa!

Elke disse...

Oi querida, tudo bem?
Ai a chegada do outono e aqui a primavera.
Até gosto do outono, já o inverno também sou como os ursos gosto mesmo de dormir :)
Suas gatas são lindas e suas montagens cada vez mais belas.
Lhe deixo um grande bj e desde já um ótimo fim de semana :)
(`'·.¸(`'·.¸ ¸.·'´) ¸.·'´)¸.·'´)
«`'·.¸.¤... ¤.¸.·'´»(¸.·` * (¸.·` *
(¸.·'´(¸.·'´ `'·.¸)`' ·.¸)
¸.·´ Ótimo fim de semana :)!!
(`'·.¸(`'·.¸ ¸.·'´) ¸.·'´)¸.·'´)
«`'·.¸.¤... ¤.¸.·'´»(¸.·` * (¸.·` *
(¸.·'´(¸.·'´ `'·.¸)`' ·.¸)

jacmoreira@sapo.pt disse...

Adoro o Outono porque me vem refrescar dos terríveis calores do verão; as cores pastel aparecem por todo o lado e ver amanhecer o novo dia é lindo. As imagens novas estão o máximo, tenho pena de não saber essas habilidades, por isso, e por muito mais, visito CERTOS blogs.jo

Regina disse...

Querida Aldora.
Aqui é primavera, hoje trago-lhe rosas, elas são virtuais. Mas trazem perfume de amizade
Elas foram cultivadas no jardim do coração.
Aceite-as, pois elas levam uma mensagem de paz
Que as rosas possam nos ensinar o caminho do amor
Um lindo início de Primavera pra você!
Com todo o meu carinho.
Regina

Filipe Freitas disse...

Claro que gosto das imagens com esses conhecimentos cada vez mais apurados, sempre a fazer coisas cada vez mais bonitas !...
Pois o Outono está a chegar, no calendário, porque já há muito tempo as folhas começaram a cair...
A brisa, o vento e a chuva, voltaram de repente e ainda consegui ontem sair de Lisboa sem apanhar o mau tempo...
Um bom fim de semana.
Beijinhos.

Susana disse...

Toc toc!!! Ó de caaaaasa!!!!
Tem um cafezinho aí??
heheheheh
Bom dia minha linda florzinha!!!
Tô passando pra deixar uma beijoca beeeeeeeem grande, um carinho especial e um desejo de fim de semana espetacular, ok???
E, como nesse mundão tem espaço pra todo mundo, "feliz ano novo" pra vc, tá???
Te gosto muitão!!! hehehe
Smacks!!!!!!

Taliesin disse...

Oi minha amiga muito interessante esse texto, gostei minha amiga quero te desejar um grande final de semana
beijos

GATO ESCALDADO disse...

Já vi que o Outono te enche de melancolia, mas comigo acontece o contrário,acho uma estação muito bonita com o chão juncado de folhas e o carrinho das castanhas a fumegar,é lindo.Também gosto do Inverno quando estou em casa,enroscada no meu sofá lendo um bom livro ou vendo um filme enquanto a chuva bate na vidraça.Todas as estações do ano têm o seu encanto.Beijinhos e parabéns pelo blog.

Angel disse...

oie amada amiga Aldora,estive ausente,mas ja estou de volta e só agora vi a lembrancinha que vc fez pra nois ,brigaduuuuuuuuuuuuuuu,minha querida amiga deixo meu carinho e um lindo fim de semana repleto de amor carinho e muita luz em sua vida, bjss

Lucky Martin disse...

Aulá....

passando depois de um tempinho e tirando a poeira do meu cãotinho, venho ver como esta´esse lindo caotinho.... gostaria de ver vc no meu tbm.... depois de um tempo longe senti falta dos meus amiguinhos...

Aubraços

Lucky Martin!

Fernanda Zappa disse...

adorei o texto de Eça de Queiroz, é exatamente que sinto quando vai chegando o outono e o inverno. Parabéns pelo blog, e pretendo voltar mais vezes, vou te linkar...bjos a até a próxima visita!

Luar disse...

Arodla gostava de saber se recebeu a minha resposta. como seu e-mail não é válido não posso entrar em contacto consigo. Se puder diga-me alguma coisa. Beijinho Luar

CynhaMel disse...

Oi minha linda!!!
Que bom receber sua visita...
Tenha um bom domingo!
bjus

smareis disse...

Olá querida!
Hoje vim pedir voto. Mas primeiro quero te desejar a vc um ótimo
começo de semana cheia de muitas coisas realizadas e muito feliz. Agora vou pedir rsrsrs,
Meu blog está em votação publica no site do Alma guerreira. Se puder me dá um votinho, o Falando com o Coração agradece, e eu mais ainda.
Acessa esse endereço e vota no mural numero 1.
http://roberto.deluca.sites.uol.com.br/blog/destakmusica.html
Beijos em seu coração!

Guida disse...

Olá Aldora! desculpe a minha ausência,mas o trab. têm falado mais alto, mas mesmo assim consegui arranjar um tempinho para ver o seu blog. está muito bonito, mas mais uma vez sinto tristeza na sua alma, peço que se anime um pouco mais e olhe para as coisas boas que a vida nos dá. e lembre-se do quanto as suas gatinhas vão gostar de um tempinho mais fresquinho e do Natal a magia que o envolve está a chegar; sorria e agradeça todo o encanto que está á nossa volta...bjhs....

Michele. disse...

Oi! Vim te desejar uma maravilhosa semana! Com muita paz, saúde e amor! Que Deus te ilulumine e te proteja hoje e sempre!

Máris disse...

Oi amiga. que bom receber sua visita. Boa semana pra vc. Beijão.

Elke disse...

Oi querida, passando pra lhe desejar uma maravilhosa semana.
Bjs grandes pra vc :)
___________@@ @
____________@@@__@_@@@@
____________@@__@@_____@
___________@@@_@__@_____@
__________@@@@_____@@___@@@@@@
_________@@@@@______@@_@______@@
________@@@@@_______@@________@_@@
________@@@@@_______@_______@
________@@@@@@_____@_______@
_________@@@@@@____@______@
__________@@@@@@@@_______@
___________@@@@@@@@@@@@
___________@@@@@@@@@@@@
_______________@@@@@@@
@@@@@@@__________@@
_@@@@@@@_________@
__@@@@@@_________@_@
___@@@___@_______@@
___________@_____@__@
_______@@@@_@___@
_____@@@@@@__@_@@
____@@@@@@@___@@
____@@@@@______@
____@@_________@
_____@_________@
_____________@_@
______________@@

Bell@llunn@ disse...

oi amiga

estou voltando aos pouquinhos na internet, mas já estou visitando os amigos e amigas, e meus sites enfim ficaram prontos, espero q goste das fofurinhas q coloquei por lá, bjs e espero sua visita no blog e site

endereço dos sites:
http://paginas.terra.com.br/informatica/bellallunna/arteecriatividade/inicial.htm

http://paginas.terra.com.br/informatica/bellallunna/sitelunna1/index.htm

smareis disse...

Amiga querida, vim agradecer pelo voto.
Olha só quem veio comigo !!!
Ele quer te abençoar, te proteger e te guardar...todos os dias !

´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´´
´´´´´´´1¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´
´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´
´´´´´o¶¶¶¶¶¶¶$´´´´´´´ø¶¶¶¶¶¶´´
´´´´´¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´ø¶¶¶¶´
´´´¶¶¶¶¶¶¢´´´´´´´´´´´´´´´´$¶¶´
´´´¶¶¶¶¶ø´ø¶$¶¶¶ø´´´´´´´´´1¶¶1
´´o¶¶¶¶¶´1o¶¶¶¶¶´´´1¶¶ø¢o$´¶¶¶
´´¶¶¶¶¶´´´´´7o71´´´¶¶øø$1´¶¶¶ø
´$¶¶¶¶¶o´´´´´´´´´´´¶´¢¶¶¶o¶¶¶ø
7¶¶¶¶¶1´´´´´´´´´´´´$´´´´´7¶¶¶ø
ø¶¶¶¶¶7´´´´´´´´´1´´¶´´´´´¶¶¶¶ø
¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´¢¶¶¶¶7´´´´¶¶¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶¶¶¶1´´¶¶¶¶¶ø¶¶ø´o¶¶¶¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶$¶¶´´7117¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶¶o¶¶¶¶´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶¶7´¶¶¶¶¶oo7$¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶¶7´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶¶´´´´´ø¶¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶o´´´´´´´´´´´´´´´1¶¶¶¶¶¶¶
que meu companheiro te abençoe hoje e sempre!
Ótimo começo de semana.
Sao amigas como vc que me faz a diferença nesse mundo blogueiros.
Muito obrigada amada mia.

Bjs em seu coração!

collybry disse...

Querida amiga...linda sua template, assim como o texto sobre a eatação do ano que infelizmente parece a desaparecer, saudade do cheiro da terra molhada...__________beijo doce e meu esvoaçar, Cõllybry

claudia disse...

Oi Aldora
Vim pedir seu voto para o meu blog que está em votação la no Clube da melhor idade, mas não posso sair sem dizer que aqui ta cada dia mais bonito.Aqui no Piauí não temos as estações definidas,ou melhor temos 2,verão como agora que todos os dias chega aos 40° e inverno que é um periodo de chuvas e temperatura mais amena.Então não tenho opinião sobre o outono.
beijossssss

Denise disse...

Olá amiga adorei seu blog,
ai chegou o outono e aqui a primavera,vi que vc ama gatinhos eu adoro animais tbm.
quero te desejar um otimo dia bjs Denise

Regina disse...

Querida Aldora!
Obrigada pela sua presença no "Entre Amigos"
Seja sempre bem vida, não tem coisa melhor do que estarmos sempre "Entre amigos"
Bom restinho de semana.
Um beijo com todo meu carinho.
Regina
http://www.regina.blog.trix.net
http://blogentreamigos.zip.net

José S. disse...

Olá Aldora.
Desculpa as minhas ausências prolongadas mas isto aos poucos está a recompor-se.
Quanto ao Outono sempre o achei uma estação triste, com a despedida das férias e do verão mas agora que o clima parece que esturrar tudo com o calor, cada vez vou apreciando mais a frescura do Outono. E as castanhas... quem me dera! Em todo o caso continuo a preferir a primavera.
Peço desculpa pela ligeireza do comentário mas tenho de dormir à pressa. São 6 da manhã eheheh.
Beijinho.

Luisa disse...

Gostei do teu texto e também do do Eça de Queiroz. Apesar de tudo ainda relaciono o Outono com o regresso às aulas. O primeiro dia era sempre entusiasmante! Livros novos, cadernos novos, canetas ou lápis novos! E depois aquela curiosidade por ver quem eram os novos companheiros de classe. Como perto de Alenquer havia a base aérea de Ota, havia muitos filhos de aviadores e funcionários da base que vinham para o nosso Colégio. Era assim que eu vivia o Outono. Agora é diferente...e estou como tu, agasalhos e goluseimas para ir entretento até à chegada da Primavera (o Inverno é para riscar do mapa das estações...). Gostei também muito das tuas imagens e daquele lindo coração com o meu nome que deixaste no nosso blog.

Jucimara e Itay disse...

oi linda, até que vejo algo bonito no outono, apesar do tempo ser meio frio, escuro é que aqui na mata, as folhagens comecam a cair e fica uma paisagem muito diferente e interessante. Aqui, ao contrário do Nordeste do Brasil, as 4 estacöes säo bem definidas, no Nordeste só tem praticamente veräo kkkk Pena o que aconteceu com sua amiga, beijinhos no coracäo

Anónimo disse...

evanir.zip.net bloue vc esta enm destaque em meu blogue estou feliz em dar e espero que fique feliz ao receber -------evanir_garcia@hotmail.com-------------------alguma duvida pode adicionar me beijos Evanir

angel disse...

Que os Anjos levem
suas orações à Deus,
que “ELE“ derrame
sobre sua cabeça,
muitas estrelinha
cheinhas de Amor.
bjs no teu coraçao

Lela Sodré disse...

Minha querida amiga, saudades....É um prazer enorme estar aqui e ler palavras tão lindas. Fiquei a lembrar do outono na minha querida Italia, dias lindos passados com amigos queridos,sinto muita falta disso.
Beijos

Susana disse...

Bom dia, bom dia, bom dia!!!
heheheheheheheh
Enfim chegoua sexta-feira!!!!
Passando pra deixar um bjo grande no coração, e desejar um fim de semana espetacular, viu???
Smacks!!!!!!!

http://retalhosdeacucena.zip.net
http://pesandoquasenada.zip.net

Susana disse...

Bom dia minha flor...
Passando rapidinho pra tomar um cafezinho e desejar um dia lindo pra vc, uma semana encantadora e um beijo no coração...
Smacksssss!!!!

Lela Sodré disse...

minha linda, que bom vc vir sempre pra se reunir conosco neste meu cantinho, assim minha cozinha fica mais animada!
Beijocas