segunda-feira, novembro 13, 2006

Aqui está o Gif oferta da Cris (Blog petite Cherie), está muito bonito não está.
Por motivo de força maior não pude vir ao computador durante a semana passada, nem para fazer os meus bonequinhos que tanto gosto. Não me sentei, aqui à frente de janelinha como diz o meu amigo Quico, do Ventor, mas ontem dia de S. Martinho tinha que deixar umas castanhitas para todos, as fotos são das castanhas do ano passado mas ainda estão quentes, pois virtualmente é possível deixa-las aqui como acabadas de fazer, as deste ano são cozidas, com erva doce.
A água pé estava muito boa, como a dos outros anos, apesar de ser proibida a sua venda, há uma quinta próxima de minha casa, que faz uns litros para os seus clientes mais antigos, por isso acompanhem-me nesta gostusura, como dizem os meus amigos de Pirangi.
Espero durante esta semana conseguir pôr as visitas em dia pois tenho saudades de todos, um beijinho especial para a Elisa, que não tem blog, porém sempre me deixa carinhos.

Hoje vou contar uma coisa me aconteceu a alguns anos.
Eu trabalhava em Linda-a-Velha, junto a um bairro um pouco problemático e muitas colegas minhas tinham sido assaltadas ao sair do emprego, uma delas ao entrar no carro tinha pousado a mala no lugar do pendura, e um ladrão abriu a porta e roubou-lha, tendo eu contado isto ao meu marido, ele disse-me para eu passar a conduzir sempre com as portas trancadas por dentro para que ninguém as pudesse abrir por fora. Nessa altura trabalhava por turnos e por vezes saia ás 9 horas da noite, o meu carro era um velho Renault 4 L. Pois um belo dia saí do emprego, meti-me no meu belo carrinho com as portas trancadas por dentro não fosse o diabo tece-las e quando já vinha a conduzir, reparei que nada via pelo espelho retrovisor pois os vidros
traseiros do lado de fora estavam cheios de humidade, tinha que parar para resolver o assunto (levava o auto rádio ligado, a mala com a carteira, dinheiro e o telemóvel ao meu lado), aproveitei um sinal vermelho, saí do carro com um pano para limpar os vidros deixando o carro a trabalhar com a chave na ignição e no momento em que saí a porta fechou-se, fiquei do lado de fora com o carro ligado, trancado, num sinal vermelho com tudo o que era automobilista a buzinar.

Sem chave nem telemóvel, sem dinheiro para fazer uma chamada para casa a pedir socorro, sem absolutamente nada e sozinha no meio da rua numa noite de Inverno, o carro continuava a trabalhar sem ir a baixo e eu tentando arrombar a porta, mas nada, não tinha jeito para ladrona de carros, não consegui e estava desesperada, por fim parou um carro atrás de mim e eu tive pela primeira vez na minha vida a coragem de pedir uma moedinha para poder telefonar para casa, nunca até ali pensei ter que pedir na rua imaginem a situação, no dia seguinte quando contei as minhas colegas elas nem queriam acreditar, lá liguei para o meu marido me levar o duplicado das chaves, entretanto fiquei ali no meio da rua à espera, até que passou um taxista que me perguntou! - A senhora se quiser eu abro-lhe a porta mas não conte a ninguém, ora eu queria era sair dali, disse-lhe logo, abra por favor, ele em segundos meteu uma coisita na fechadura e abriu-me a porta, agradeci-lhe e quando o meu marido chegou junto de mim já eu estava outra vez dentro do carro. Isto para vos contar que nas alturas mais inesperadas podem nos acontecer as coisas mais incríveis.
Aqui ficam algumas receitas de doces feitos com castanha, muito bons.

Receita da região Beira Alta

Receita para 4 a 6 pessoas
Ingredientes:
1 kg de castanhas muito sãs
250 g de miolo de amêndoa
500 g de açúcar
2,5 dl de água
1 vagem de baunilha
4 gemas
2 claras
2 colheres de sopa de manteiga

Preparação:
Dê um golpe nas castanhas e coza-as durante 8 minutos com bastante água. Escorra-as muito bem, de seguida descasque-as e retire as peles enquanto estão quentes. Reduza a puré e reserve. Escalde as amêndoas, escorra-as e pele-as de imediato. Passe pela máquina. Num tacho de fundo forte, leve ao lume o açúcar com a água e a vagem de baunilha. Deixe ferver até a calda atingir o ponto de pérola. Junte-lhe o puré de castanhas e as amêndoas moídas. Misture muito bem mexendo constantemente. Cozinhe durante alguns minutos, retire a baunilha e deixe amornar. Bata muito bem as gemas e as claras e envolva com o doce. Leve de novo ao lume para cozer os ovos sem ferver demasiado. Já fora do lume adicione a manteiga e misture de novo. Distribua o doce por pequenas taças.



Castanhas de chocolate

Ingredientes:


300 g de castanhas cozidas ;
1 requeijão ;
2 colheres de sopa de coco ralado ;
2 colheres de sopa de açúcar ;
3 colheres de sopa de castanha assada e ralada ;
200 g de chocolate em barra ;
75 g de manteiga

Confecção:

Passe pelo passe-vite as castanhas cozidas e o requeijão. Junte ao puré obtido o açúcar, as natas e o coco. Junte o chocolate, previamente derretido em banho-maria, e a castanha ralada. Misture muito bem. Tenda as pequenas bolas em forma de castanha. Passe-as por açúcar pilé e coloque-as em caixinhas de papel frisado.


fonte: Câmara Municipal de Sernancelhe

19 comentários:

GATO ESCALDADO disse...

As receitas são boas, mas melhor ainda é a história do carro, que situação!Já vi o selo do PACIENTE na tua galeria,beijocas.

Maria Elisa disse...

Olá Amiga Arodla!..Como folgo em ver,que está tudo bem consigo,pois eu li com atenção a sua História,pois nós temos uma um pouco parecida,neste caso não foi o taxista,mas sim ums jovens,que nos abriram a porta do carro de corta unhas,depois de eu e meu marido desesperar,com os filhos a chorar.O seu Blog está tão apetitoso,com estas castanhas,nem digo nada,agora não ía mas noutra altura talvés,eu como nasci no Inverno adoro,frutos secos,mas o seu Blog está um mimo.
Beijinhos de amizade,de uma terra do Minho.
Maria Elisa

mestra dos sonhos disse...

Olá vim a seu blog quando vi os gatinhos, pois amos esses seres, eu tenho 25 gatinhos, seu blog é um amor, lindo , maravilhoso do jeito que eu gosto. venha conhecer os meus gatinhos: www.vibeflog.com/meus25gatos.
Um grande abraço da mestra. E tb venha conhecer meu blog.

Samara Angel disse...

oiee querida amiga,que receitas maravilhosas ,eu amo castanhas mas nao conhecia essas receitas ,vim te ver deixar meu abraço e uma linda semana cheinha de paz e luz em sua vida, bjss

Papoila disse...

Olá Aldora: AI amiga que me tentas com estas castanhas de chocolate... mais este oce ai..ai.. ai... não há criatura que resista à tentação...
A história do carro! Divina! És uma contadora de histórias.
Vou "salivar" um "cadinho" mais com as castanhas assadas e de chocolate lol
Obrigada pela tua visitinha.
Beijo

Filipe Freitas disse...

Mas que "linda" situação em que estiveste metida com o teu carro !... E logo nos semáforos ! Estou mesmo a imaginar toda a cena e como deves ter ficado de boca aberta com a rapidez do taxista. Deixaste de ter confiança na fechadura, pois claro...
Castanhas, bolos, uma água pé. Tudo muito apetitoso para quem faz dieta !... LOL...
Votos de boas melhoras e uma boa semana.
Beijinhos.

Regina disse...

Querida Aldora.
Também estava com saudades.
Você é uma pessoa muito especial, de muitas maneiras: com palavras e atenções que me fazem sentir tão melhor, dedicando algum tempo para alegrar meus dias!
Essas castanhas me deixaram com água na boca, rs Adoro castanhas portuguesas. Aqui no Brasil elas são muito caras. Mas todo ano consumimos aqui em casa.
Boa semana.
Um beijo grande no seu coração..
Regina

Luisa disse...

Muito obrigada pelas castanhas e suas belas receitas. Mas mais do que as castanhas, gostei imenso da história do carro trancado. Acontece-nos cada uma!!!! Faço ideia do teu desespero!Eu quando ando sózinha também tranco as portas...

Chris Saudade disse...

Amiga ainda estou a rir de sua estória...me perdoe mas pensava que só eu era atrapalhada,rsrs...Uma vez, qdo nosso carro não tinha travas automaticas, tranquei as portas com a chave na ignição, desnecessário dizer que meu marido quase me enforca né,rsrs...isso porque ele já havia me avisado e eu ficado brava dizendo que não era nenhuma burra,kkkkk...ainda bem né,rsrs!Mudando de assunto,amiga quem se foi para o Brasil foi minha amiga com a qual eu dividia o blog, a Amethista, mas vc não vai se livrar de mim viu,rsrs!! Adorei as receitinhas,aqui só comemos essas castanhas assadas na pedra ou cozidas no arroz. Vou testar suas receitas,rs! Beijinhos no coração!

Fernanda Zappa disse...

olaa kerida
vim te fazer uma visita e te dizer q vc continua nos meus Clicks Favoritos pois gosto mto de vim aqui.
Bjox e até a próxima!

Gorete disse...

Olá querida!
vim aqui te falar que estou em votação no alma guerreira no concurso kibeleza se achar que mereço da uma passadinha por lá...
Bjuss
o meu mural é o vermelho!!
http://roberto.deluca.sites.uol.com.br/blog/destakmusica.html

Sandra disse...

Oi querida! Vim conhecer seu blog..é uma graça, adorei! Amo gatinhos..te ofereço meu award e convido pra conhecer meu cantinho! Bjos

Castor (moi-je...ehe, ehe) disse...

Castanhas de chocolate???? Ai, ai...chega!!! Não, não, por favor ou passo a ser o rei castor da banhice sem ser de banho de dique mas antes de untice de sebo...ehe ehe ehe !!!!! A cena do carro? A tua sorte foi teres o cartão do professor Alector na mala do carro e que já nessa altura te protegia...ehe ehe!!!!

José S. disse...

Olá Aldora!
Estou com pouco tempo mas não resisti à cena do carro. À distância é de morrer a rir mas na altura deve ter sido de morrer de medo. Eram assim os carros antigos. Se fosse agora dificilmente isso aconteceria porque há sempre uma porta que não se tranca por dentro.
Também tive um caso cómico por causa dos vidros embaciados. Uma manhã ia sair com a minha filhota para o hospital e como os vidros estavam embaciados, resolvi pôr o carro a trabalhar primeiro e enquanto ele aquecia ia limpando os vidros. Tive azar porque o travão de mão andava a travar mal e quando já ia a sair para limpar os vidros é que reparei que, com a trepidação do motor, o carro estava a andar para trás. Já estava com um pé dentro e outro fora e acabei por partir um farolim a um vizinho.
Vou de abalada.
Beijinhos e braços e um bom fim de semana.
(e nem me fales em água-pé porque até fiquei mal disposto com tanta fartura eheheh.)

jucimara e itay disse...

Oi minha linda, passei rapidinho so para te deixar um beijinho no coracao, estou numa internet cafe e tem adolescentes mal educados, gritando em meus ouvidos, a espera da vaga dos computadores, uma chatiacao só, ate mais

Quico disse...

Pois é, segundo eu ouço ao Ventor, acontecem tantas coisas incríveis em circunstãncias igualmente incríveis, que até faz um gato passar-se. Agora há uma nova maneira de assaltar automóveis. Metes-te no carro, ligas a chave e quando fazes marcha atrás, vês um papel a tapar-te a visão. Já tens o carro a trabalhar, sais para retirar essa coisa, e aparece alguém que entra, senta-se no teu lugar, leva-te o carro com a carteira, o telemóvel e tudo o mais, larga-o algures mas não verás mais as tuas coisas e ficas estupefacta a ver se alguém viu. Isto foi um e-mail recebido cá, que diziam que é uma chamada de atenção da Polícia.
Quanto às castanhinhas, o S. Martinho já se foi e agora só para o ano. Eu não como bolos, o Ventor pode mas não deve e por isso deixo-te os votos de um bom apetite e bjs.

Maria Elisa disse...

Amiga Arodla!..Eu venho este cantinho agradavél,que são os gatinhos voadores,nos fáz lembrar os tempos de criança,e como somos as duas "SAGITÀRIAS"porque viemos a este mundo nos dias de inverno,mês do frio das castanhas,dos frutos secos,eu adoro esta época,pois serei uma interna criança,pois adoro o Natal.
Amiga,estou a torcer para que tenha muita saúde,felicidades,amor da familía.
Bom Fim Semana BJS
Elisa

nadja disse...

______0___o__o__o0_0__o_o__0 _____0___o__o_o__0_0__o___o__0 ____0_o___o___o__0_0___o___o__0 ____00o0000o00o0o0_0o00o00oo0oo0 ___o00o0o00000o000_00o0o00o0o00o0 ___00000o000o000o0_000o000o0000o0 ___0o00oo00o0o00o0__0000o0o0o00o00 ___0o0o00000o00o0___000o0o0o0o0o00 ____0o0o0000o0o0_____000o0o00o00o0 _____0000o0000________ 00o000o000 ______0000000___________0000000 ________00__________________00 _______00____________________00 ______00______________________00 _____00_______TIM_TIM________00 ____00_____AMIGUXINHA ______00 _000000________________________000000 VIM TE CONVIDAR PARA MEU NIVER NA SEGUNDA-FEIRA CONTO COM SUA PRESENÇA..TEM CONVITE E MEU AWARD DE NATAL PARA VC..B-JUS OTIMO FDS!!!

nadja disse...

____0o0o0000o0o0_____000o0o00o00o0 _____0000o0000________ 00o000o000 ______0000000___________0000000 ______00______________________00 _____00_______TIM_TIM________00 ____00_____AMIGUXINHA ______00 _000000________________________000000 VIM TE CONVIDAR PARA MEU NIVER NA SEGUNDA-FEIRA CONTO COM SUA PRESENÇA..TEM CONVITE E MEU AWARD DE NATAL PARA VC..B-JUS OTIMO FDS!!!