terça-feira, novembro 28, 2006

O meu template foi feito em Pachwork, por simbolismo, nesta época de Natal em que quase tudo é de usar e deitar fora, compram-se prendas para oferecer mas a essência do amor falha, lembrei-me de usar esta técnica de aproveitamento, de algo que já serviu antes e que pode voltar a servir, feito com amor.
Tenho uma colcha feita Patchwork muito bonita dada pela minha amiga São.
Também aproveitando calças de bombazina de várias cores e já em desuso fiz uma colcha com esta técnica. É necessária alguma paciência.

Sobre a história do Patchork aqui vai um pouco do que achei.

A tradução literal de Patchwork é "trabalho com retalhos". É uma técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos variados. O patchwork é a parte superior ou topo do trabalho, já o trabalho completo é o acolchoado, formado pelo topo mais a manta acrílica e o tecido fundo, tudo preso por uma técnica conhecida como "quilting" ou acolchoamento
Como pratica habitual, o quilting retrocede a muitos séculos em muitas partes do mundo, mas como os tecidos são frágeis, são poucos os tecidos que chegaram até aos nossos dias são obras raras. A palavra quilt provem do latim "culcita", uma espécie de colchão ou almofadão enchido com algo macio e quente (assim como penas, lã ou cabelos) e usado para se deitar ou cobrir.
O Patchwork e quilt é um trabalho manual muito antigo. Já nas paredes das pirâmides construídas pelos Egípcios, vemos desenhos com faraós usando roupas de Patchwork e quilt.
Na Europa, durante a idade média, roupas de quilts eram feitas de sobras de tecidos para serem usadas como protecção por baixo das armaduras de ferro. Naquela época também eram feitas colchas para aquecimento. O patchwork e quilt na idade média era uma coisa mais utilitária. O patchwork e quilt se espalhou por diversos países da Europa como Inglaterra, Alemanha, França e Itália.
Os peregrinos, colonizadores dos Estados Unidos, que fugiam da Inglaterra devido a perseguição religiosa, levaram este artesanato para o Novo Mundo. Este colonizadores eram muito rígidos e as mulheres eram incentivadas a fazer trabalhos manuais para que o “demônio” não tivesse espaço em suas mentes. Estas mulheres só tinham permissão para sair de casa em duas ocasiões, para ir a igreja ou para ir às reuniões de quilteiras (quilting bees).
Nestas reuniões elas faziam colchas, roupas e cortinas, de retalhos de tecido ou mesmo de roupas velhas, porque não tinham dinheiro nem onde comprar tecidos. Em vez de costurar os retalhos de qualquer jeito as quilteiras pioneiras planejavam e costuravam formando padrões muito artísticos dando vazão às suas ambições, desejos, sentimentos e até mesmo suas posições políticas já que não tinham direito a voto. Naquela época todas as mulheres deveriam fazer 12 quilts antes de se casar (um quilt para cada mês do ano) e só então estariam prontas para casar.
Com a invenção da máquina de costura caseira em 1846, o patchwork e quilt passou a ser feito tanto à máquina quanto à mão. Após a segunda guerra mundial quando diversas mulheres foram trabalhar em indústrias e no comércio, houve um esquecimento do patchwork e quilt.
Na década de 70 houve um ressurgimento do patchwork e quilt, quando foram desenvolvidos diversos acessórios e instrumentos, como réguas e cortadores especiais, que, aliados ao uso da máquina de costura deram mais velocidade ao patchwork e quilt permitindo adaptar este trabalho manual ao ritmo de vida corrido do século 20 e 21. A indústria têxtil também passou a desenvolver estampas e cores especiais para o patchwork e quilt o que tornou infinita a paleta de cores e

estampas tornando tecidos em uma espécie de tintas e os quilts em verdadeiras obras de arte. Por isso hoje em dia o patchwork e quilt é considerado mais que um artesanato, é considerado também uma arte.


Quero também deixar os Parabéns a uma visitante especial a Maria Elisa, um bom dia para ti.

15 comentários:

Papoila disse...

Aldora mais um dos teus bonitos templates... e um lindo texto sobre Patchwork que tanto gosto!
Grande ideia para os presentes de Natal.
Beijo

Alba disse...

Querida Arodla... menina que lindo a estória dos retalhos... rsrsrs
Sou doidinha para fazer uma colcha de retalhos e grudá-la no meu Edredon.... tem algumas dicas para me ajudar?
beijão

Alba

Maria Elisa disse...

Amiga Aldora!Que linda esta manta de (PATCHWORK)nela tu tens a amizade,o carinho,e o amor,pelos teus amigos,pois só assim penso nela?Obrigada amiga,pela tua amizade,estima e consideração,para ti a melhor sorte do mundo,e beijão do coração desta tua amiga,sempre de portas abertas para ti.
beijo amiga.
Maria Elisa

Anairam disse...

.(`'•.¸(`'•.¸ ¸.•'´) ¸.•'´)¸.•'´)
«`'•.¸.¤... ¤.¸.•'´»(¸.•` * (¸.•` *
(¸.•'´(¸.•'´ `'•.¸)`' •.¸)
Festa de aniversário para a Tetê
(do Amenidades) no meu
(`'•.¸(`'•.¸ ¸.•'´) ¸.•'´)¸.•'´) blog!
«`'•.¸.¤... ¤.¸.•'´»(¸.•` * (¸.•` *
(¸.•'´(¸.•'´ `'•.¸)`' •.¸
Não falte!

silvia disse...

Amiguinha querida quanto tempo né?olha
No seu coração
tem um sol que brilha a todo instante
e,através dos seus olhos
as pessoas podem contemplar
toda fé e a esperança
que existem dentro de você.
Que o seu brilho e o seu encanto
sejam renovados a cada dia de sua vida
e que Deus continue abençoando você
com o dom de ser uma pessoa maravilhosa!
BEIJOS SUA MIGUXA Silvinha

Sissi disse...

Oi!!!! Está rolando uma brincadeirinha entre os amigos assim: Hoje é dia de roubar (no bom sentido é claro,kkkkkkkkk )!!! Me diz uma coisa que gostarias de roubar de mim ??!!! Mande este scrap pra todos os teus amigos e fique admirado com as respostas ! estou a espera da resposta ... ok? Beijinhos carinhosos e morangosos...

Luisa disse...

Aldora, muito obrigada pelo lindo poema do José Régio que deixaste no meu blog. Também é um dos meus preferidos.

Maria Elisa disse...

Amiga Arodla! Só passei para te desejar um bom feriado,e fica bem amiga,pois mereces, por tudo que tems dentro de ti,a amizade pelos teus amigos,e estar sempre presente,quando eles precisam de ti.
Beijo amiga,com carinho e amizade.
Maria Elisa

nadja disse...

AMIGUXINHA KIIDINHA!!!!
......__..._.-..
...../.-........“.-.)
.....\\“,.............\\
......|.............o“--D
......\\............/......|
.......;._......_\\...“-/
......“..........__`\\`.@“““-@-“““-@
....“...........“.....“.|@...Um feliz....@
../.............\\.....“@......FDS.......@
.;..............“-._......\@...fique......@
(|................../“-__/@com Deus@
..\\...__.........,“........-@,;;;;;@“
...`/....`\\...-“|............“@@“
.....|.......|....“-.............
.....|........“-......)
......\\..........)_-“
.......“-------“E NO KITUTES TEM AWARDZINHO DE NATAL!!!!
E UM MIMO PARA VC OK!!
http://kitutesdamamae.blogger.com.br/
Adoro artesanato..faço pinturinha country !!
Levei o mimo de natal seu tá!!!!!brigadinho!!!!

Regina disse...

Oi minha doce Amiga!
Sei lay está belíssimo!
Parabéns para o maridão pelo aniversário.
Adorei e abelhinha que me deixou. Você sempre me encanta. Muito obrigada.
O importante da amizade não é conhecer o amigo e sim saber o que há dentro dele.
Cada amigo novo que ganhamos na vida, nos aperfeiçoa e enriquece, não pelo que nos dá, mas pelo quanto descobrimos de nós mesmos.
Ser amigo não é coisa de um dia. São gestos, palavras, sentimentos que se solidificam no tempo e não se apagam jamais.
O amigo revela, desvenda, conforta.
O amigo é o milagre do calor humano que Deus opera no coração.
Obrigada pela sua amizade.
Beijos com todo meu carinho.
Regina

Marcia disse...

"Há mais, muito mais, para o Natal do que luz de vela e alegria; É o espírito de doce amizade que brilha todo o ano. É consideração e bondade, é a esperança renascida novamente, para paz, para entendimento, e para benevolência dos homens."
Um Maravilhoso final de semana.
Beijos

arodla disse...

Boas festas para todos que aqui deixam carinhos.
Para a Carla e Guilherme não sei onde colocaram o vosso comentário por isso a minha impossiblidade de vos visitar, mas obrigada por aqui terem vindo
Beijinhos
Arodla

Filipe Freitas disse...

Parabéns pelo novo template dedicado ao Natal, que está muito bonito. Uma boa ideia !
E já agora, está já na altura de te desejar um Feliz Natal, com tudo de bom para ti e teus familiares.
Agradeço teres dado a conhecer a técnica de Patchwork que desconhecia.
Estava a ler o teu post e, como vai sendo hábito, mais um susto do teu cuquinho a bater a uma hora, mas que fez o favor de não se calar enquanto eu lia o teu artigo todo. Já podes ver quantas vezes terá tocado.... LOL ...
Beijinhos e um bom fim de semana, que será, pelos vistos, com chuva, que já está aqui a cair neste momento...

edi.suely disse...

Olá,

Passsei para ver as novidades, desdejar um bomm final de semana e muita paz. Tem cartão de natal lá no meu espaço, vem buscar e deixe seus comentários. Beijos,
Edimar Suely
edi_suely.blig.ig.com.br

-=tëtê=- disse...

Aldora, que interessante sobre pachwork(é isso mesmo?) Eu conhecia como Quilt. Minha avó fazia colchas e almofadas lindas! Pena que nem a filha e nem as netas tiveram a curiosidade de aprender... Querida: amei o cartão de aniversário! Lindo, lindo! Dia 12 virei comer um pedaço de bolo, tá? Bjks e bom final de semana!