terça-feira, dezembro 19, 2006


NATAL
O Natal está quase a chegar mais uma vez, e faz-nos parar para pensar nas dificuldades que enfrentamos durante o ano, e isto nos dá a oportunidade para reflectir sobre quantas coisas boas fizemos e quantas deixamos de realizar, que a alegria do natal nos dê a certeza, que novos tempos surgirão, que a celebração do Natal promova a paz entre os homens.


Hoje aqui deixo receita de Azevias foi o que estive fazer esta manhã. Espero que gostem.
Não sei se virei ainda antes do Natal aqui publicar, senão vier sabem que me lembrarei de todos durante esta quadra.E que tenham um Bom Natal.


Azevias de batata-doce ou de grão
Ingredientes
500 g de farinha
4 colheres de margarina
1 cálice de aguardente
Sal q.b.
1 kg de batata doce ou de grão
750 g de açúcar
2 limões
1 colher de sobremesa de canela em pó
3 gemas

Coza as batatas ou o grão em agua temperada com sal, pele e pique ( eu faço com grão que já vem cozido vendido em frascos).
Leve o açúcar ao lume com 2 dl de água deixe ferver durante 2 minuto se junte o puré ou de grão ou de batata, a canela e a casca dos dois limões. Deixe ferver, mexendo sempre, até se ver o fundo do tacho. Retire do lume tire o pau de canela e as cascas do limões, junte as gemas com cuidado, para não talharem, e volte ao lume para cozer as gemas. Deixe ficar de um dia para o outro.
Faça uma cova no meio da farinha e deite a margarina derretida junte a aguardente e amasse, juntando pingos de água morna temperada com sal. Bata bem a massa e deixe repousar em ambiente temperado. Estenda com o rolo e recheie com o doce feito na véspera. Corte em meias luas, frite em óleo bem quente e polvilhe com açúcar e canela.
E bom apetite.

29 comentários:

Maria Elisa disse...

Amiga Arolda!..Aqui estou para comentar o teu blog,como sempre os nossos gatos,e este é lindo,de que raça é amiga,sobre azevias,já tive a tirar a receita para fazer no Ano Novo,pois no Natal vou fazer a ceia á Figueira Foz a casa dos pais da nora,pois ela é de lá,boa terra,e com um Mar muito lindo.
Amiga beijinho eu vou mandar mail amanhã.
Maria Elisa

Arodla disse...

É uma angorá que esteve abandonada na minha rua estava pele e osso quando a alguns anos veio para minha casa tem um pêlo que fica por todo o lado, muito fininho.
Quanto a Figueira parece ser uma boa terra, eu conheço mal, a minha filha vai passar o Ano novo também para lá, com amigos.
Fico contente que faça as Azevias eu gosto muito hoje só fiz o recheio que deve estar bem frio para colocar na massa.
Beijinhos para si Maria Elisa
Arodla

Castor (moi-je...ehe, ehe) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Castor (moi-je...ehe, ehe) disse...

Agradeço a grande consideração que demonstras ter, mais uma vez, pelos animais e, na parte que me toca, por moi-même...ehe ehe ehe!!!! Tomei a ousadia de pôr o postal que me ofereceste como o meu "penúltimo" post deste ano. É muito bonito, realmente. Obrigado mais uma vez e tem um extraordinário e mágico Natal. Assinado: O pessoal do Dique.

Lili disse...

Arodla, foi com muito prazer que recebi sua visitinha no meu bloguinho! E vim te agradecer e desejar a você e todos os seus familiares, um Natal pleno de bênçãos, com muita saúde, amor, paz, prosperidade e harmonia!
Um grande e fraterno abraço!
Felicidades!!

Regina disse...

Querida Aldora.
Ontem encontrei Papai Noel e ele me disse que eu poderia pedir qualquer coisa neste Natal.
Pedi para ele manter todas as pessoas que gosto bem perto de mim.
Então, se por acaso você encontrar um velhinho e ele tentar te empacotar, relaxa e por favor colabora, viu?
Ho ho ho ho!
Beijinhos
Regina

priscila disse...

Oi linda...eu achei aqui lindíssimo....gostaria de ser destaque desse blog very cute! Feliz Natal...beijos no seu coração!

Anónimo disse...

Amiga querida,passei p te desejar um doce e feliz Natal.
1000 bjos de saudades
kaldinhas@gmail.com

GATO ESCALDADO disse...

Não estou com grande espírito natalício, se é que isso existe, mas, de qualquer modo, Boas Festas e boas entradas para o ano de 2007.Bjs

Papoila disse...

Querida Arodla!
Vou provar as azevias de batata doce!
Feliz Natal para ti!
Beijos

Cris Sueta disse...

Querida, deve de ser muiiiito bom esse tal de Azevias, eu tb não saio da cozinha, fazendo "Rabanadas". Como é que é? É assim: Compra-se o pão próprio para rabanadas(não pode esfarelar), corte em rodelas de 2 dedos de grossura, misture num prato o leite de vaca e leite condensado, bata os ovos em outro prato, junte açúcar com canela em outro prato. Quanto prato!!!!!
Daí deixe o óleo esquentar. Passe as rodelas do pão no leite, nos ovos e ponha a fritar, vire várias vezes para não queimar. Retire e deixe escorrer. Depois passe no açúcar com canela.
você já sabia fazer?? Então faça que vou até aí experimentar(kikiki).
Boas festas amiguinha.
Beijinhos da Cris.

bitu disse...

O espírito do Natal é a ALEGRIA...
A mensagem do Natal é a Esperança...
O significado do Natal é o AMOR!


ALEGRIA, ESPERANÇA E AMOR...
Que estes sentimentos estejam
Presentes não só no Natal
Mas Sempre na tua vida...

Faz deste Natal a celebração de um futuro melhor.
Beijos cintilantes.
Bitu

oteudoceolhar disse...

MInha mais querida menina dos Gatinhos, estou de partida, mas não me queria ir embora sem antes vir desejar-te um Santo e Feliz Natal, com muita paz nesse coração iluminado e lindo. Obrigada por tudo, hoje é dia de fazer uso das coisas lindas que me fizeste. Beijos mil n´oteudoceolhar*

Castor (moi-je...ehe, ehe) disse...

............♥
...........***
..........*****
.........*Feliz*
........*********
......************
.....******Natal****
....****************
...****Arodla********
..********************
..........****

O que é que um Castor pode oferecer mais? Uma simples árvore de natal para que tu, os teus gatinhos e familia se abriguem na noite de natal. Abraço, beijinhos e festinhas aos cujos respectivos...ehe ehe ehe!!!!

Máris disse...

FELIZ NATAL AMIGA. MUITA PAZ NESTE NATAL!!! BEIJOS CARINHOSOS. qUE DEUS TE ABENÇÕE SEMPRE.

Zé(do beco) disse...

Um bom Natal, Aldora. E não comas muitas azevias que elas engordam.
Beijinhos e um Natal cheio de coisas boas, para ti, para os teus gatinhos e para os restantes membros da família.
Adeus.
Zé.

kika disse...

∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞

Que neste Natal
os anjos desçam do céu
e iluminem o seu sorriso
para que ele se torne tão sincero
quanto o sorriso de uma criança.

E que você transmita a paz e o amor
a todos aqueles que se aproximarem de você.

∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞

    ﱞﻷﻣﻷﱞ  FELIZ NATAL ♡  ﱞﻷﻣﻷﱞ
Com carinho...kika

Regina disse...

Ho ho ho ho!
É natal!

Querida Aldora
Desejo que o seu natal seja muito mais do que uma simples noite feliz!
Que nesta noite, todos os bons sentimentos estejam no seu coração festejando junto com o mundo, mais um aniversário do nascimento do Menino Jesus!
E que esta sua comemoração seja perfeita, ao lado de todos que lhe são queridos!
Feliz Natal!
Um beijo grande no seu coração.
Regina

Adoro você, minha doce amiga.

Quico disse...

Olá, Arolda!
Não podia ir embora sem te deixar aqui os votos de um Feliz Natal e votos de um Novo Ano de 2007 cheio de prendinhas e de muitas coisas boas para ti, os teus gatinhos, as tuas filhotas, toda a restante família e todos os teus (e nossos) amigos. Para todos os que te rodeiam menos para aqueles que abandonam os animais. Bjs de festas felizes, meus, da minha dona, do Ventor, da Joana, do Tomás, da Maria ... de toda a família. Que o Senhor da Esfera esteja sempre contigo.

Anónimo disse...

Vim para desejar um Natal colorido de amor e sonhos e que em 2007 estejamos aqui, juntos, neste mundo dos blogs.
Um grande Beijo.
www.drikaflor.zip.net

Alba disse...

Querida, já vim aqui e o comment não saiu... buaaaaaaaaaaa...

Um maravilindo Natal para vcs!!!
E quero comer a tal da Azevia aí... rsrrsrs mande passagem tá? rsrsrsr

Vá ver o papi Lulel e o meu Teteu desejando feliz natal para todosssssssss...
Beijão

Alba

silvia disse...

Amiga, vim te desejar um Natal lindo, cheio de alegria e paz, e quero lhe lembrar que sempre estarei com vc, nao importa onde esteja. Te adoro. Mil beijos =***

Sissi disse...

Este ano, quero Paz no meu coração...
Quem quiser ser meu amigo, que me dê a mão...
O Tempo passa e com ele caminhamos sempre juntos, sem parar...
Nossos passos pelo chão vão ficar...
Passado que se foi,
Sonhos que vamos ter,
Como todo dia nasce algo em cada amanhecer...
Boas Festas!

Fátima disse...

OI!!!

________♥ ♥ To passando para desejar
________ ♥ ▓ ♥ FELIZ NATAL e
_______ ♥ ▓▓▓ ♥ um ótimo ANO NOVO
______ ♥ ▓▓▓▓▓ ♥ Que nesse novo ano
_____ ♥ ▓▓▓▓▓▓▓ ♥ possa vir
____ ♥ ▓▓▓▓▓▓▓▓▓ ♥ cheio de amor,
___ ♥ ▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓ ♥ paz,
__ ♥ ▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓ ♥ saúde e
_ ♥ ▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓ ♥ muita felicidade...
♥ ▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓ ♥ Que vc consiga
_________███ ________ todos os seus sonhos
_________███ ________♥ ♥ FELIZ NATAL! ♥ ♥
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
•• E UM 2007 RECHEADO DE COISAS BOAS!!! ••

NADJA disse...

  "A Melhor mensagem de Natal é
 aquela que  __   __   sai em
 silêncio de  \_`\/`_/ nossos corações
  e aquece  <_>()<_> com ternura
 os corações  /_,/\,_\  daqueles que
      nos acompanham
   em nossa caminhada pela vida."
       FELIZ NATAL!     

Luisa disse...

Este ano já não dá mas para o próximo Natal tentarei fazer as azevias.
Obrigada pelos votos que deixaste no nosso blog. Espero que tenhas tido um Feliz Natal.

Filipe Freitas disse...

Estive aqui a mostrar à minha neta estes teus gatinhos e, especialmente, como não podia deixar de ser, a atenção dela foi mais para o teu template com o menino a olhar para a chaminé à espera dos presentes.
Este ano, com a minha filha "fardada", o Pai Natal aqui em casa apareceu do sótão a dar os embrulhos.
Mas os sobrinhos conheceram-lhe as botas pretas e ficaram um pouco baralhados...
Estamos agora "a correr" para 2007 !
Beijinhos.

Angel disse...

oie querida amiga,vim deixarmeu abraço e desejar um feliz 2007,repleto de felicidades,realizaçoes ,muita saúde e que todos seus sonhos se tornem realidade,te adoro amiga ,brigaduuuuuuuuuuuu por mais ano inteirinho estarmos juntas,nas alegres e nas tristes ,amigos sao anjos que iluminam minha vida,bjssss

P@tty disse...

Oiêêêê!!!!
Passei para deixar um recadinho:
(¨`•.•´¨)× "Viver...é chegar onde tudo começa!
.`•.¸(¨`•.•´¨) × Amar... é ir onde nada termina!
.... .. `•.¸.•.´(¨`•.•´¨)
....(¨`•.•´¨). ..`•.¸.•´× Viva...como se fosse cedo!
... ..`•.¸.•´ × Reflita...como se fosse tarde!
¸.•´
(¨`•.•´¨)× Sinta o que você diz... com carinho!
..`•. ¸.(¨`•.•´¨) × Diga o que você pensa... com esperança!
.............`•.¸.(¨`•.•´¨)
......................`•.¸.•´
(¨`•.•´¨)×Pense no que você faz...com fé!
.`•.¸(¨`•.•´¨) × Faça o que você deve fazer...com AMOR!"
.... .. `•.¸.•.´(¨`•.•´¨)
....(¨`•.•´¨). ..`•.¸.•´× Desejo um ano novo muito feliz:)
Beijinhos...P@tty