terça-feira, outubro 17, 2006



Sabão

Descobri estas receitas de sabão, que transcrevo após este breve comentário (já poucos se recordam ou nem sequer fazem ideia como eram e ainda são feitos os sabões), pois além de me trazerem algumas boas recordações da minha infância, também poderão esclarecer ou recordar alguns de como era bem diferente de hoje a lavagem da roupa. Trouxe-me à lembrança o ritual que era, a lavagem da roupa em casa da minha avó paterna há uns 50 anos atrás. Acontecia sempre num dia certo, havia um grande tanque no quintal (que mais parecia uma piscina para mim), à volta do qual as mulheres contratadas para esse efeito tinham, uma celha com três pés onde a roupa era ensaboada, esfregada e colocada ao sol, de vês em quando era molhada e voltava-se a esfregar, ainda hoje tenho saudades daqueles lençóis a cheirar a sabão azul e branco, as dobras dos ditos eram bem duras, pois eram passadas com goma para ficarem com as rendas todas direitinhas.

Dormir em casa da minha avó era como a lavagem da roupa, um ritual, tinha que beber um copo de leite antes de me deitar, colocar a dobra do lençol direita, fechar os olhos e dormir.


PRODUTOS DE LIMPEZA ECOLÓGICOS
Fonte: Centro Ecológico http://www.milenio.com.br/ifil/rcs/tecnologia/limpeza.htm#sabao

*
Alerta: Siga correctamente as proporções e orientações
das receitas. A soda cáustica deve ser manuseada com cuidado,
para não queimar as mãos (e outras partes do corpo) nem ser aspirada.


* * * * *
Muitas receitas foram desenvolvidas, testadas e aprovadas ao longo dos anos, principalmente pelas mulheres do meio rural. Procurando minimizar os impactos do uso de "produtos de limpeza" no meio ambiente e na saúde humana e também, porque não, economizar, buscou-se na memória destas mulheres, e em antigas anotações, receitas práticas, mais baratas e, o mais importante, que não colocam em risco a saúde de ninguém. Aí vão algumas.

SABÃO DE CINZA



5 Kg de Sebo
2,5 Kg de Cinzas
5 litros de Água
0,5 Kg de Soda Cáustica
Derreter o sebo em fogo lento até ficar uniforme. Ferver as cinzas juntamente com a água por 4 horas. Deixe a cinza assentar e use somente a água para juntar com o sebo. Mexer bem. Juntar devagar a soda, já fora do fogo, e mexer bem até dissolver. Colocar em formas.
A cinza tem um alto poder de branquear. Para clarear toalhas de prato, colocá-las de molho, ensaboadas, em um balde com uma "trouxinha" de cinzas. Lavar normalmente no dia seguinte.

SABÃO NEUTRO OU SABÃO DE ALCOOL

4 Kg de Gordura Animal
2 latas de Óleo de Soja
1 Kg de Soda
3 litros de Água morna
5 litros de Álcool
Derreter a gordura.
Acrescentar o óleo de soja
Esperar esfriar um pouco. Juntar o álcool, a soda (dissolvida em um pouco de água) e o restante da água.
Pode-se substituir as duas latas de óleo de soja por 1 Kg de gordura animal. O álcool pode ser substituído por cachaça. Não se deve usar vasilhas de alumínio.
A água que será utilizada no sabão pode ser suco ou chá das seguintes plantas: folha de mamão; raiz de guanxuma, eucalipto cidró, hortelã, bardana, tanchagem e babosa.


Se você quiser:

Sabão para limpeza (roupa, cozinha, etc.) use folha de mamão e raiz de guanxuma.
Sabão desinfectante para limpeza de utensílios (tachos, tarros, outros vasilhames, estrebaria, etc.), use: eucalipto cidró, hortelã, própolis (2 colheres de tintura).
Pode também ser usado como sabonete:
• Sabão medicinal para queda de cabelo e problemas de pele, use: bardana e calêndula
• Escurecer cabelo, use: babosa
• Clarear cabelo, use: camomila
• Para uso diário na higiene pessoal, escolha entre: babosa, própolis, bardana, camomila ou tanchagem
Você pode também fazer esta receita e depois juntar 500gr do sabão pronto ralado com 1/2 copo de suco de uma destas plantas, levar ao fogo até derreter, colocar em forma, deixar esfriar e cortar em pedacinhos.