sexta-feira, janeiro 05, 2007


Hoje fui até a praia de S. António, onde o mar ultimamente comeu a areia e fiquei perplexa com o que vi.
Estragaram a praia do lado, a de S. João, que tinha uma linda duna, para colocarem a areia dessa duna, na outra, será que faz sentido isto agora em vez de uma praia sem areia temos duas em vias de desaparecerem, será que sou eu que não vejo bem as vantagens?
Também observei que o mar onde tinha por hábito estar revolto, agora está calmo e do lado mais a sul passou a estar mais revolto, não será que o problema não passa antes por estudar a razão porque o mar passou a estar mais revolto noutro lugar, fazendo um levantamento das profundidades do mar e das correntes que vem do Rio Tejo, em vez de tirar areia de um lugar para o outro? Eu não entendo nada sobre oceanos mas esta observação fez-me pensar, sobre se será certo o que estão a fazer.
Bom dia de Reis Para todos

Amigos

São fragmentos de nossa história, e em cada lembrança de um rosto amigo podemos recordar um momento de nosso passado, e amigos são muito mais do que momentos, são alianças que fazemos pela eternidade,
mesmo que a amizade seja passageira, que dure apenas um contrato de trabalho, um período escolar ou as férias de verão, ainda assim, fica uma marca indelével na alma, ou, como dizia o próprio Milan Kundera, escritor da Checoslováquia,
“A insustentável leveza do ser” fica pairando sobre nossas lembranças.
Um amigo empresta sentimentos, doa carinho, atenção,
gestos que ficam como fotografias arquivadas em nosso interior,
e basta um gesto, uma voz, um perfume no ar, uma música, um cheiro de lenha queimada ou de terra molhada e já estamos recordando um amigo.

Quem tem amigos pode se dizer feliz, realizado, quem é amigo de alguém tem prazer em viver, em servir, em ter a companhia de quem transmite algo maior que o próprio amor,
alias, a amizade é a essência do amor, é a base segura que leva duas pessoas, mesmo distantes se comunicarem, transmitirem conforto e até carinho mesmo com o oceano a separá-los.
Todo amigo é uma jóia, um tesouro que devemos guardar no precioso cofre chamado coração.
De repente percebo que amigos virtuais não têm idade.
Eles têm essa forma bonita de se aconchegar no nosso colo, de se eternizar de maneira indefinida e a gente não sabe adivinhar se são crianças ou experientes da vida.
Há nas suas palavras um perfume de mistério, eles brincam, falam sério e quantas primaveras viveram torna-se tão insignificante que a gente nem pensa mais.
Abraçamos a imagem sem ver o rosto, bebemos as palavras sem nos questionar.
O que é a idade?
Na net isso não tem a mínima importância.
Amigos de vinte, trinta, quarenta... oitenta anos!...

Todos tão iguais, todos tão especiais.

Texto recebido por e-mail

14 comentários:

TUXA disse...

COMO HÁ MUITO NÃO DEIXO COMENTARIOS EMBORA SEMPRE VENHA AQUI LER O QUE ESCREVE PRECISAVA SER A PRIMEIRA RSSSSS
FIQUE PENSANDO NO QUE ESCREVEU E SEMPRE OUVI DIZER QUE O MAR TOMA DE VOLTA O QUE LHE TIRARAM,VAI DAÍ O HOMEM DEVIA ESTAR PREPARADO E FAZER MENOS ASNEIRAS,O HOMEM SEMPRE CONSTROI O QUE O DESTROI...
QUERIDA AMIGA LINDA TENHA UM BOM FIM DE SEMANA
BJ ENORME EM SEU CORAÇÃO

Maria Elisa disse...

Arolda Amiga!..Boa observação sobre o que estão fazendo na Costa da Caparica eu estou da mesma opinião não percebo nada? Agora o que estão a fazer é tirar de um lado e levar para outro,que não façam asneiras pois elas se pagam,estragam e depois querem compor,não pode pois o que é do Mar ao Mar volta dis o velho ditado?
Arolda sobre os amigos,que importa a idade o que eles fazem de profissão, importa gostarem de nós como somos,e termos sempre uma palavra na hora amiga e de verdade.
Arolda eu sou uma amiga virtual,mas quando não venho a este cantinho falta algo,falar contigo um pouco.
Amiga continuação de bom fim de semana e beijinho amiga
Maria Elisa

Samara Angel disse...

oi querida amiga,vim deixar meu carinho e desejar um lindo fim de semana iluminada,seu bloguxo ta lindo como sempre,bjss

Filipe Freitas disse...

Com o Dia de Reis está fechada esta quadra natalícia e o template dos Gatinhos Voadores regressou...
Isso de andar a tirar areia de um lado para "tapar buracos" noutro sítio nunca dá resultado, é só tempo e dinheiro perdido !
Mesmo colocando enormes pedras, elas podem ser "comidas" em poucas horas como aconteceu aqui por estes lados...
E quantas vezes nas obras de grande porte, o mar "quando ele quer" arranca tudo !
Do teu texto "Amigos" retirei uma frase muito bonita: "Todo amigo é uma jóia, um tesouro que devemos guardar no precioso cofre chamado coração".
Bom fim de semana. Beijinhos

Esmenia disse...

E quem entende o progresso, hem!!! Acho que ás vezes o homem exagera um pouco, e acaba fzendo besteira. E o que a Tuxa disse é bem certo: assim como ele devolve o que não faz parte dele, ele toma de volta o que lhe pertencer. Não adianta lutarmos contra a natureza! Mas enfim!! Temos que aceitar.
Amei demis o texto sobre os amigos!!!
Vc está inspiradissima...fico feliz! Bom fds e bjks

oteudoceolhar disse...

Minha menina dos Gatinhos...adoro este teu template é lindissimo, adorei as imagens desta meninas de ar inocente;)...Foste á praia ver o mar...ai que saudades. O homem faz o que quer e quem somos nós (que entendemos~pouco ou quase nada), para enfrentar os que tem a mania...vão fazer sempre o que querem não o que devem...e depois vem o mau tempo, as marés e aí é que pensam onde erraram e o que fazer...quem se lixa quem é? É o mexilhão pois claro...enfim. * Ainda não te disse mas não resisto, sinto-me feliz por ter duas das mulheres mais importantes neste mundo das palavras, juntinhas :)...A nossa amiga Kaldinhas voltou. Tive a tua companhia este ano, foste uma querida sempre, lembraste de mim quando estive doente, tens sido 5 *****, e agora ela voltou, voçês são muito importantes para mim...nunca se esquecem desta tonta. LINDAS :). Desculpa o desabafo mas fico contente por vos ter. Boa semaninha pa ti, beijo n´oteudoceolhar **

nicinha disse...

Olá Aldora

Essas alterações na topografia das praias é suposto serem feitas por prefissionais, pessoas que percebem do assunto, o que aparentemente não foi o caso... que praia é essa, fica na Costa de Caparica?

Quanto aos amigos, eles são do que melhor ha no mundo... depois da comida, da tv e do sexo, claro... rsrsrsrs

=)

...estava a brincar!

Boa semana, beijinhos!

nicinha disse...

ops, eu queria dizer «profissionais»

=)

Lidiany disse...

Oi, vim agradecer a visita e dizer que adorei conhecer teu bloguxo que é super elegante e de ótimo conteudo, deixo aqui meu award p/ vc...tenha uma linda semana. bjs

Todos os dias Deus nos dá um momento em que é possível mudar tudo que nos deixainfelizes. O instante mágico é o momento que
um SIM ou um NÃO pode mudar
toda a nossa existência."
(Paulo Coelho)

Zé (do beco) disse...

Olá Aldora!
Sabes que é complicado demais para a cabeça da nossa engenharia compreender ou minorar os efeitos funestos que a mão humana tem tido na Natureza.
Que eu saiba, o que se tem feito é colocar "açúcar no café", ou seja: areia na água. Talvez eles tenham percebido que o problema reside na falta de areia e não no facto do mar estar mais revolto. A verdade é que as barragens que foram sendo construídas nos rios (lembro que a sul do Douro tem acontecido o mesmo), vão prendendo os sedimentos e é por isso que a areia vai faltando. O que não acredito é que baste colocar areia para resolver o problema. É necessário segurá-la de algum modo e impedir que o mar avance mais. O que foi feito há uns anos, junto da vila da Caparica, onde foram construídos pontões quebra-mar e muralha de protecção à vila, parece que deu algum resultado mas isso custa dinheiro que faz falta para outras coisas, nomeadamente para os passeios que o PR, Cavaco Bolo-rei, vai fazer à Índia, com uma "carrada" de empresários mafiosos atrás, que vão lá arranjar negócios baratos para criar mais desemprego em Portugal.
Mas deixa lá que está prevista a subida do mar mais depressa do que se imaginava há uns anos e essa zona, que já foi um pântano, voltará a pertencer à Natureza. Ainda havemos de dar bons mergulhos de cima da arriba fóssil (eheheheh), porque é lá que o mar vai chegar. E a Caparica vai ser uma das muitas Venezas do Mundo.
Beijinhos e boa semana (para todos/as, incluindo as gatinhas eheheh)

Castor (moi-je...ehe, ehe) disse...

Olá, amiguinha oficial dos gatinhos voadores e dos castores...ehe ehe ehe!!! Pois o mar consegue escarpar rochedos , quanto mais destruir dunas e "saquinhos" de areia colocados pelo homem para travar a sua força. O Zé do Beco tem toda a razão: estamos a colher o que semeámos. Era bom pensarmos na força dos "elementos" e começar a respeitá-los mais mas isto parece ser como o ditado: "quanto mais me bates....". Chuac nos bigodes das "gatas"...ehe ehe ehe!!!

kaldinhas disse...

Ai amiga, o Homem enquanto n destruir praias,montes,vales...enquanto n destruir tudo n está bem.Cada dia pagamos um bocado estas atrocidades,mas as mentes pensantes n veem isso.
Todo o amigo é o que tu és,uma joia,um tesouro.
Beijos meu diamante rsrsrsrrs

Castor (moi-je...ehe, ehe) disse...

Mas será possível que ninguem te faça sair das dunas???!!!!

Iara disse...

Amiga fico tão revoltada com o que o homem faz com a natureza, acho que se cada um se preocupar um pouco mais teremos melhores resultados mais o homem é ainda muito egoista preocupa-se apenas consigo mesmo e não para o bem geral.
Lindo post!
Beijos