terça-feira, fevereiro 13, 2007

SÃO VALENTIM

Tradições do Dia de São Valentim
Para ser franca sempre gostei mais de S. António nem me recordo em criança de se falar em S. Valentim.
No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho por ser véspera do 13 de junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro, provavelemente devido suas pregações a respeito da importância da união familiar. O casamento - em queda na Idade Média - trazia a união carnal, considerada pecado, naquele período quando se valorizava a vida espiritual celibatária.
Mas aqui vai o que soube deste tradição
Muitas são as tradições associadas ao dia de São Valentim, variando de país para país. Por exemplo, nas Ilhas Britânicas na altura dos Celtas, as crianças costumavam vestir-se de adultos e cantavam de porta em porta, celebrando o amor; no actual País de Gales, os apaixonados trocavam entre si prendas como colheres de madeira com corações gravados, chaves e fechaduras, o que significava «Só tu tens a chave do meu coração».
Já na Idade Média, em França e na actual Inglaterra, no dia 14 de Fevereiro, os jovens sorteavam os nomes dos seus pares e estes eram cosidos nas mangas durante uma semana. Se alguém trouxesse um coração costurado na camisola, isso significava que essa pessoa estava apaixonada.
Ao longo dos tempos, as tradições de São Valentim foram adquirindo um grau de complexidade cada vez maior. A cada ano que passava, foram-se criando novas tradições, lendas e brincadeiras, como é o caso das mensagens apaixonadas.
A tradicional troca de cartões, cartas e bilhetes apaixonados no dia 14 de Fevereiro teve origem na altura da própria lenda de São Valentim, quando este teria deixado um bilhete à filha do seu carcereiro. No entanto, não há qualquer facto que comprove esta lenda.
Porém, é certo que, no século XV, Charles, o jovem duque de Orleães, terá sido o primeiro a utilizar cartões de São Valentim. Isto porque, enquanto esteve aprisionado na Tower of London, após a batalha de Agincourt em 1945, terá enviado, por altura do São Valentim, vários poemas e bilhetes de amor à sua mulher que se encontrava em França.

Durante o século XVII sabe-se que era costume os enamorados escreverem poemas originais, ou não, em pequenos cartões que enviavam às pessoas por quem estavam apaixonados. Mas, foi a partir de 1840, na Inglaterra vitoriana, que as mensagens de São Valentim passaram a ser uniformizadas. Os cartões passaram a ser enfeitados com fitas de tecido e papel especial e continham escritos que ainda hoje nos são familiares, como é o caso de «would you be my Valentine».
Nos dias de hoje, é entre os mais novos que estas mensagens de São Valentim são mais populares, sendo uma forma de expressarem as suas paixões.


AQUI DEIXO A IMAGEM QUE TEVE DIREITO AO AVISO AO LADO.

17 comentários:

Filipe Freitas disse...

Aldora: realmente não dá para perceber a razão de ter sido censurada esta imagem. Tão simples que não dá para chocar ninguém...
Não tem nada de especial comparada com muitas que se encontram em muitos blogs....
Continua, não te deixes intimidar !
Beijinhos

Filipe Freitas disse...

Antigamente, pelo menos em Portugal, ninguém falava dos Dia dos Namorados e de São Valentim...
De repente apareceu, apareceram as suas histórias, e foi uma maneira de se começar a gastar mais dinheiro... e os comenciantes agradecem...

Zé (do beco) disse...

Olá Aldora. Então também gostavas do Sto. António... eu cá também. Era a melhor época do ano. Estava tempo de praia, havia bailaricos (e se eu me pelava por bailaricos... eheheh) e a gente divertia-se mais do que noutra época qualquer.
Do S. Valentim também só comecei a ouvir falar há pouco tempo (agora fala-se mais é no Valentim Loureiro e no apito dourado eheheh) e acho que é mais uma jogada comercial, parecida com a da Coca-Cola com o Pai Natal. É só para vender postais.
Mas gostei de conhecer todas essas lendas pagãs que deram motivo à igreja católica para absorver toda a tradição popular e transformar o que o povo já venerava há milhares de anos em festas religiosas. É assim com quase todas as festas religiosas.
Eu continuo imune a tudo isso. Acho que devemos namorar todos os dias e não estar à espera do Valentim Loureiro (eheheh).
Quanto à foto, tens a certeza que a sede da Blogspot não é no Vaticano? Esses americanos querem ser mais papistas do que o Papa...
Beijinhos e tudo de bom para ti e restante família (esta agora soou a mensagem de Natal dos soldados no ultramar eheheh)

Jofre Alves disse...

É absolutamente necessário ter valores, é preciso ter moral, mas a pior ou ao mesmo nível da amoralidade está, indiscutivelmente, a pseudo-moralidade, a censura desenfreada em nome duma moral bacoca, mesquinha e idiota.

O nu é uma noção estética, linda e não ofensiva. Somente uma mente retrógrada e castradora pode tomar o nu por pornografia. Quem o faz está, certamente cego e padece duma mente perturbada.

Por outras palavras, a sua montagem nada tem de grave, atentatória ou ofensiva. Mas a atitude dos censores, essa sim, foi duma grande gravidade e ofensiva. Não sei se a psiquiatria pudera tratar desses idiotas, que tiveram tal ideia. O meu apreço.

Ventor disse...

Sobre a foto, faço minhas as palavras do Jofre. No entanto, sou levado a pensar que se trata de uma acção isolada de algum moralista excessivamente puritano perdido no tempo. Quanto ao S. Valentim, é uma tradição que não me diz nada. Se estivese à espera dele para me ajudar nos namoricos, estaria bem servido da vida. Isso é trabalho de massas ($) e também não vejo razão para censuras, (as pessoas são maiores e vacinadas e cada um gasta como quer, dentro do que pode) por isso que viva o S. Valentim. Bjs.

Papoila disse...

Aldora:
Sou do Porto e os meus santos casamentairos são Santo António e S. Gonçalo (das velhas...), sempre foram... A primeira igreja erigida a Santo António foi no burgo do Porto. Santo António é português. Tenho uma colecção de Santos António... S. Valentim só entrou em minha casa depois que a minha filha mais nova foi viver para Oxford, há seis anos... Por ela lembro o dia.
Beijo

Papoila disse...

Querida Aldora:
A foto! Pasme-se senhores a foto! Não dá para entender porque é que a foto foi censurada!
Beijo

maraielisaramos@sapo.pt disse...

Aldora..Sobre este texto que fazes sobre o Dia dos namorados S.VALENTIM todos os dias são boms para amar,o necesário é haver Amor e verdadeiro,mas este dia foi importado e lá vai os comerciantes a vender se é para ajudar que seja.
Amiga sobre a Foto continuo a dizer a onde está o mal,o corpo sempre é bonito desde que não seja,para explorar,nem para chocar,por tudos isto bola para a frente nada intimidação.
Amiga beijinho Elisa Ramos

Luisa disse...

Não percebo a censura...Há tantas imagens nos blogs verdadeiramente eróticas! Não sabia que havia censura nestas coisas. Se não tirares a imagem o que fazem eles? Fecham-te o blog?

Castor (moi-je...ehe, ehe) disse...

Estou com o Zé do Beco: os gajos pertencem ao Vaticano...ehe ehe ehe!!!!!!!! Só pode...ou isso ou alguma partida de Carnaval!!!

Jofre Alves disse...

Passei para desejar óptimo fim-de-semana, e acrescento que S. Valentim é santo em quem os portugueses pouco acreditam. O nosso santo do amro e casamenteiro é Santo António.

bitu disse...

Andei desaparecida mas voltei para saber algo mais sobre S. Valentim. Tal como a Papoila, eu gosto muito de S. António.
jinhos e bm fds

nadja disse...

MIGUINHA!!!
RECEBI !!!!!!!!ACHEI FOFO REPASSO PARA VC!!!!
Cum tanto problema acontecendo,num quero + sê gente, vô virá pato!!!

.............,.,-',-'__
...........,' ,'..,'....-'..._
........../../....... ,;; ...`.    
.........(.......... :: ___...\
........,:. ....... : / ,....`...\
........:""`.........../...\ ..,-`-::..
........| ,-. .......\..\O / ,'......::.
........|(...\........`..´ ;'..........\ `
........:(O..),-----.__,'............:\
.......,:..`"/..........(.......,-. ....;)
......';:....|..... , ....`---'/...)...,/
........\./.................,'..,'....:/
......../.................,'..,'..._;(       
....../.................,'..,:__,'./
....,'................,'..,:::;..../
..,'............._,'._,;:::'..../
.(........_,--'..,-'./::'....../
...`--..__,--'.../:'......./
.................../'......../
................./........./
...............,'.........(
.............´............`

Quá quá quá, sniff, sniff!
OTIMO CARNAVAL!!!!!!!
Amar é muito bom kkkkkkkkk

Samara Angel disse...

oie minha querida amiga vim deixar meu carinho e desejar um lindo fim de semana iluminado,bjssss em seu coraçao lindo

Maria Elisa disse...

Arolda,passei para desejar um belo fim de semana,pois aqui está muita chuva e mau tempo,ainda voutentar saber como coloco o teu selo no meu blog,tentei e naõ consegui...
Beijo amiga e muita paz para ti.
Maria Elisa

sonia alves disse...

oi minha lindinha foi voce quem fez essas tags ? estao lindas queria tanto aprender me ensina por favor ? mil beijokihas

GATO ESCALDADO disse...

O Dia de S.Valentim nunca foi uma tradição portuguesa.Quando eu era criança,lembro-me de ouvir falar do Dia de S.Valentim que era muito festejado em França, até mostravam as imagens na televisão,mas aqui não se fazia nada nesse data.Em Portugal é um fenómeno recente,resolveram importar o Dia por razões puramente comerciais.Acho detestável.BJS