quinta-feira, abril 05, 2007


Ovo de Páscoa
Tradição de dar ovo tem milênios (mas antes o ovo era de galinha mesmo). Guilherme Bryan
O hábito de dar ovos de verdade vem da tradição pagã! Agradeça aos confeiteiros franceses o ovo que você come na Páscoa hoje ser feito de chocolate. Caso contrário, você ganharia um belíssimo ovo de galinha para celebrar a data.
A tradição de presentear com ovos - de verdade mesmo - é muito, muito antiga. Na Ucrânia, por exemplo, centenas de anos antes de era cristã já se trocavam ovos pintados com motivos de natureza - lá eles têm até nome, pêssanka - em celebração à chegada da primavera.
Os chineses e os povos do Mediterrâneo também tinham como hábito dar ovos uns aos outros para comemorar a estação do ano. Para deixá-los coloridos, cozinhavam-nos com beterrabas.
Mas os ovos não eram para ser comidos. Eram apenas um presente que simbolizava o início da vida. A tradição de homenagear essa estação do ano continuou durante a Idade Média entre os povos pagãos da Europa.

Eles celebravam Ostera, a deusa da primavera, simbolizada por uma mulher que segurava um ovo em sua mão e observava um coelho, representante da fertilidade, pulando alegremente ao redor de seus pés
Os cristãos se apropriaram da imagem do ovo para festejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus - o Concílio de Nicéia, realizado em 325, estabeleceu o culto à data. Na época, pintavam os ovos (geralmente de galinha, gansa ou codorna) com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e sua mãe, Maria.

Na Inglaterra do século X, os ovos ficaram ainda mais sofisticados. O rei Eduardo I (900-924) costumava presentear a realeza e seus súditos com ovos banhados em ouro ou decorados com pedras preciosas na Páscoa. Não é difícil imaginar por que esse hábito não teve muito futuro.

Foram necessários mais 800 anos para que, no século XVIII, confeiteiros franceses tivessem a idéia de fazer os ovos com chocolate - iguaria que aparecera apenas dois séculos antes na Europa, vinda da então recém-descoberta América. Surgido por volta de 1500 a.C., na região do golfo do México, o chocolate era considerado sagrado pelas civilizações Maias e Astecas. A imagem do coelho apareceu na mesma época, associada à criação por causa de sua grande prole.

22 comentários:

Ivan disse...

O ovo de páscoa que meu filho pediu tem 180g e custou 15 reais... Com esse dinheiro eu compro 1kg de chocolate... É... essa coisa de ovo de páscoa, embora seja gostoso, só serve para alimentar nosso sistema capitalista...

smareis disse...

Olá minha querida!
Vim deixar deixar meu carinho, um beijo, um abraço de urso, aquele apertado e te desejar uma otima pascoa. Páscoa é um sentimento
nos nossos corações de esperança e fé e confiança.
É dia de milagres; é dia dos nossos sonhos parecerem estar mais perto, tempo de retrospecção por tudo que tem sido e uma antecipação de tudo que será.E é hora de lembrar com amor e apreciação
as pessoas em nossas vidas
que fazem diferença... vc é uma delas. Obrigada pela sua amizade. te gosto do fundo do coração.
Feliz Páscoa!!!

Olha só que cesta de chocolate dá vontade de comer até a imagem kkkk.

Acesse o link.
http://www.cjb.net/images.html?72252.gif

Duda disse...

Olá Aldora , muito obrigada por seu carinho , por sua linda visita em meu bloguinho.
Aproveitei e vim conhecer o seu, parabéns por esse cantinho encantador, aceite meu award, ofereço com carinho.
Te desejo uma Feliz Páscoa.

Beijos, Duda

NADJA disse...

...../.\\    /  ____\\
  ||\\\\   / /`(
  || \\\\._|.“. \\\\._
  |.\\_.\\\\    ο \\ _
  \\_     ο  _ -. \\  Para VOCÊ...
   | _     \\.)  .|    com Carinho!
   \\/   =.\\   ;_.“/     
    \\     `--`__.;--------. /)\\\\\\\
    “..____....-“`       ..`|““““““\\\\.
    _/      ..__.-------.__/“ “““““““\\\\
    -“      .-“..|   “/).(\\/)(\\/)(\\/)
..-~/        /  | ..“/);(_)(_)(_)-(_)(_)
( ´ |       /_.´ / ◥|__|__|___|__|__|◤
`“..-\\      `\\--;` /  ◥|__|__|___|__|◤
   “-.       \\_/    ◥|__|__|__|◤
    )     /.._/
    /    .__.“...“--,.
    (    .“--..____)))Feliz Pascoa!!!
ﱞﻷﻣﻷﱞ ﱞﻷﻣﻷﱞ -...____)))ﱞﻷﻣﻷﱞ ﱞﻷﻣﻷﱞ ﱞ
AMIGUINHA ESTOU ENCANTADA COM SEU BLOGGER ESTOU LEVANDO SEU LINK..PROCUREI UM MIMO DE PÁSCOA???/Ñ TEM????
ESPERO VC NO MEU ATELIER COM FOTOS DAS MINHAS PECINHAS QUE FAÇO DE MADEIRA!!!!!!!!!!!E TE OFEREÇO...O SÊLINHO DE INAUGURAÇÃO!!!
http://atelierbynadja.blogger.com.br/

Praia da Claridade disse...

Aldora: pura coincidência, porque só agora vi este teu post... os ovos são da mesma galinha... LOL...
Ainda estive para ir para os coelhinhos de Páscoa...
Infelizmente um pouco afastado da internet nestes últimos tempos, venho agradecer os comentários colocados no meu blog e desejar os meus votos muito sinceros de uma Páscoa muito Feliz...
Muita saude e alegria para ti e restante Família.
Beijinhos.
Filipe

Tetê disse...

Aldora querida! É sempre uma grande alegria receber seu carinho em forma de visita! Obrigad pelo cartão! Passa lá prá pegar o seu!
Já atualizei o destaque! Não deixe de visitar! __♥♥_♥♥
_♥♥___♥♥
_♥♥___♥♥_________♥♥♥♥
_♥♥___♥♥_______♥♥___♥♥♥♥
_♥♥__♥♥_______♥___♥♥___♥♥
__♥♥__♥______♥__♥♥__♥♥♥__♥♥
___♥♥__♥____♥__♥♥_____♥♥__♥_____
____♥♥_♥♥__♥♥_♥♥________♥♥
____♥♥___♥♥__♥♥
___♥___________♥
__♥_____________♥
_♥____♥_____♥____♥
_♥____/___@_____♥
_♥______/♥__/___♥
___♥_____W_____♥
_____♥♥_____♥♥
_______♥♥♥♥♥
FELIZ PÁSCOA!!!
Bjks Tetê (Top Net)

oteudoceolhar disse...

Pois é menina dos gatinhos ;) amendoas tipo francês, ovinhos de chocolate inventados pelos senhores franceses :P e lá se vai a dieta;)....Minha querida obrigada pela visita, uma feliz Páscoa também para ti junto daqueles que são o teu mundo, filhotas , marido e claro os teus adoráveis gatinhos :). Postei o postalinho que me enviaste por mail espero que não leves a mal. Beijinhos grandessssssssssssss n´oteudoceolhar ***

sonia alves disse...

oi amiguinha este seu cantinho esta cada dia mais fofo ai amiga estou deslumbrada ,quero agradecer por voc ter lido o meu pedido olha se voce me poder adicionar no seu email agradecia assim poderiamos falar mais um pouquinho e assim se voce quisesse me poderia ajudar ,uma santa e feliz pascoa ,beijokas

Praia da Claridade disse...

Aldora: agora fui eu que não percebi se compreendeste a minha afirmação. Dizia eu que os ovos são da mesma galinha, isto é, publicámos os dois o mesmo assunto tirado do mesmo sítio, ou seja, a fonte foi a mesma... E eu fiz o meu igual ao teu antes de o ver...
Fazer anos na altura da Páscoa: os padrinhos têm que dar duas prendas aos afilhados, anos + Páscoa...
É o que me acontece a mim com o meu sobrinho e afilhado, em dia 7.
Renovo os votos de Boa Páscoa para ti e Família.
Beijinhos.
Filipe

DricaºÜº disse...

Oi Aldora!!
Passando pra te desejar uma maravilhosa Páscoa, repleta de muita alegria, paz, amor ao próximo e de muita saúde!
Que Deus abençoe vc e sua família.
Um grande beijo.

DricaºÜº

jucimara e itay disse...

bem melhor ganhar um ovo de chocolate né kkkk Que seu domingo de páscoa seja repleto de alegria e ovos de chocolate, beijos

collybry disse...

Lindos ovitos amiga, meu desejo deixo de Boa Pascoa e meu beijito

Máris disse...

Oi amiga. Que saudades!! Ainda bem que te achei de novo. Desejo-lhe Feliz Páscoa. Muita PAZ a todos. Beijos.

Jofre Alves disse...

Votos de uma boa Páscoa com muita saúde e alegria.

Regina disse...

Querida Aldora.
Espero que o Coelhinho tenha sido generoso com você, e que cada mordida de chocolate, signifique um retorno as nossas fantasias de criança, pois continuar acreditando em sonhos é que nos mantém vivos e jovens por muito tempo.
Que o dia da Ressurreição de Jesus Cristo também signifique um novo nascimento em nossas vidas.
Feliz Páscoa!
Beijinhos sabor chocolate
Regina

ventor disse...

Olá, Aldora!
Trago-te um pacotinha de amêndoas virtuais, conheces? São daquelas que não fazem ml aos dentes!
Com elas, trago também os votos de uma Boa Páscoa para ti e toda a tua família e amigos e que os gatinhos voadores nunca deixem de fazer os seus voos razantes pelo meio de nós.
Bjs.

Quico disse...

Este Ventor nunca está com atenção ao que eu lhe digo. Anda por aqui a correr para trás e para diante e não me deixa ser eu a mandar as boas-festas da Páscoa aos meus amigos! Ao menos aos gatinhos da Arolda! Não comam amêndoas que vos fazem mal! Deixem que a Arolda as coma que a ela não fazem! Adeuzinho a todos que aquele já aí vem: Boa páscoa e bjs. Arolda.

nadja disse...

OTIMO DIA!!!
......__..._.-..
...../.-........“.-.)
.....\“,.............\
......|.............o“--D
......\............/......|
.......;._......_\...“-/
......“..........__`\`.@“““-@-“““-@
....“...........“.....“.|@...Uma feliz....@
../.............\.....“@..semaninha.......@
.;..............“-._......@...fique......@
(|................../“-__/@com Deus@
..\...__.........,“........-@,;;;;;@“
...`/....`\...-“|............“@@“
.....|.......|....“-.............
.....|........“-......)
......\..........)_-“
.......“-------“
E no meu atelier tem até aula de pintura vai lá!!!
http://atelierbynadja.blogger.com.br

Magiagifs disse...

Oieeeeee mocinha lindaaa...tudo bem com vc?Estamos nesse ano colocando 1 blog q já foi a tempos destaque no magia e seu blog é destaque essa semana pela beleza...tá lindo demais...parabéns!Logo teremos um outro selinho e aí venho aqui pra te entregar,tá bom?Uma ótima semana pra vc!
"Não basta que seja pura e justa a nossa causa.
É necessário que a pureza e a justiça existam dentro de nós."
Beijinhus
Magiagifs(Li)

Cris Sueta disse...

Olá amiga,
Espero que a sua Páscoa tenha sido de muita paz, a minha foi ótima.
Já recebeste meu cartão?
Mandei semana passada...
Estou melhorando da enxaqueca, mas não posso abusar, por isso passo rapidinho pra te desejar uma bela semaninha.
Beijinhos da Cris.

Samara Angel disse...

oieee amada amiga,estive ausente mas to de volta ,feliz pascoa atrazadinha ,mas desejo de coraçao tudo bom ,muitas alegrias e renascimento, desejo uma linda semana iluminada.te adoro,bjsss

NADJA disse...

QUE SAUDADES AMIGUINHA ALDORA DE NOTICIAS BEIJOKINHAS !!!!!!