terça-feira, maio 22, 2007

Tempos de criança


Recordo-me do meu pai (que, dizia minha madrasta, nasceu para ser morgado), alugar todos os anos um carro preto, acho que não havia outra cor na época, eram todos pretos e tinham um grande nariz, os carros claro, não o meu pai, e, lá íamos até ao Ribatejo, muito longe na época, onde ele me depositava com a minha mãe que detestava a ideia, na casa da minha avó, e lá ficávamos todo o Verão enquanto o meu “doce” Paizinho, que desgraçado, ficava a trabalhar claro de dia, e de noite com as manicuras do barbeiro que frequentava, que trabalheira.
Por isso era uma maravilha as férias no campo para mim e minha mãe fazia-nos bem aqueles ares, dizia ele à minha avó que torcia o nariz.

A minha avó tinha três costureiras para fazerem para nós as netas, cuecas de popelina (era o que se usava), que éramos várias ali depositadas, durante o Verão, nessa altura eu teria 4 anos pois as ditas cuecas eram tão grandes que com 10 anos ainda me serviam, também eram feitos bibes para todas nós, os meus acho que eram sempre os que tinham os bolsos mais feios, um bolso grande à frente os das minhas primas eram diferentes, não sei se seria por eu ser a mais velha e talvez até a intenção fosse boa. O Verão para a minha mãe devia ser uma seca ter que aturar a sogra chata como era, os colchões de lã eram abertos, a lã era lavada e seca no pátio caiado de branco, onde todas nós crianças, depois da sesta mais a várias mulheres, passávamos o resto das tardes abrir a lã. A sesta era outro suplício em casa da minha avó mas como as minhas primas eram mais pequenas eu tinha que me deitar também, uma das vezes eu levei sementes de melão secas para comer enquanto estivesse na hora de sesta mas, a minha prima a seguir a mim tirou-mas, quando dei por isso a menina tinha-as com ela claro, eu que nem era de brigas chegou-me a mostarda ao nariz e empurrei-a da cama a baixo (as camas antigas eram altas, para nos deitarmos tínhamos que ter um banco a fazer de degrau), e tal foi o meu azar que a larápia bateu com a cabeça no penico de loiça, instrumento sempre usual debaixo das camas na época, pois a menina ficou com um galo e eu com o rabiosque marcado com as mãos da minha avó. Durante anos nunca entendi a minha avó paterna, hoje entendo-a um pouco melhor. Quando era a hora do banho, as minhas primas tomavam-no com sabonete cheiroso para bebé, o meu eu era com sabonete de alcatrão preto que odiava pelo seu mau cheiro, mas como era uso e costume na época ninguém na altura achou útil explicar-me que era derivado a eu ter urticária na pele que meu sabão era diferente e talvez até mais caro pois era medicinal.
Mas as descriminações não ficavam por aí, a minha prima era a menina bonita da minha avó, tinha caracoizinhos louros, o meu cabelo era super liso e castanho claro, ora na época o bonito era ter caracóis como os anjinhos, talvez por isso meu pai que era ateu nunca me deixou desfilar vestida de anjo nas procissões, a minha avó também nunca forçou pois talvez estraga-se a visão bonita dos anjos na procissão.
Lembro-me ainda nessas férias ter havido algo anormal, era noite e já estávamos todas deitadas (nós primas dormíamos no mesmo quarto), quando ouvimos os adultos andarem de um lado para o outro numa grande aflição, o que se passou só mais tarde viemos a saber, alguém tinha ido a certas casas donde os pais de meninas como nós foram levados ninguém soube para onde, outros não conseguiram ir nessa leva, mas ao que constou devem ter sido presos pois nunca mais os vimos, sei que nos dias que se seguiram e nos anos seguintes essas meninas ficaram sem pais, ninguém sabia para onde tinham ido, um dia, algumas dessas nossas amiguinhas ficaram também sem a mãe ficando ao cuidado das suas avozinhas.

Deixavam-nas brincar connosco para não sentirem tanto a tristeza, de não terem a mãe nem o pai, já adulta eu soube que os ditos tinham passado à clandestinidade e viviam bem longe.













28 comentários:

Praia da Claridade disse...

Tantas recordações sempre interessantes de relembrar !
Uma boa semana.
Beijinhos
Filipe

smareis disse...

Querida, lindo texto, sempre é bom recordar, nós faz bem.
vim deixar um beijo no coração e te desejar uma grande semana cheia de muita paz e muita luz.Tenho estado na maior correria do dia a dia, e as vezes fico meia ausente, mais sempre que dá estou passando para uma visita.
Bjinhos!

Maria Elisa disse...

Amiga Arolda.Gostei destas recordações sempre fazem bem,eu gosto de recordar é engraçado como me lembras-te algumas coisas que não muda muito apesar da cidade ser diferente uma da outra,e com outros costumes e pessoas diferentes,mas me revi em algums casos.
Arolda gostei muito deste post.
Amiga fica bem beijinho hoje vou ver se não falho,sobre a minha direção de blog?Lisa

Zé (do beco) disse...

Olá Aldora.
É incrível as coisas de que nos lembramos. Por vezes são apenas lampejos sem aparente ligação entre si, pequenas peças de um puzzle que vai encaixando na história das nossas vidas.
Eu lembro-me de muitas coisas de que nem sei a data (como a que contei há dias). Foi passado muitos anos, em conversas e descrições que fiz à minha mãe, que esta me foi dizendo onde e quando aquela história se tinha passado.
É bom podermos recordar o passado. Pode até ser doloroso verificar como a vida passou a correr mas recordar é viver e a mim faz-me muito bem não só recordar como voltar aos locais onde as coisas se passaram.
Beijinhos e muita saúde, para ti e para os teus.

Luisa disse...

Ao ler-te recordei muitos pormenores da minha infância. Tantas coisas semelhantes, até os colchões de lã e de palha...Também vivi no campo e achava que tudo aquilo era uma sensaboria. Quando vim para a cidade e que comecei a apreciar o bem que tinha perdido!

sonia alves disse...

oi minha linda amiga eu cada dia fico mais fascinada com estes seus trabalhinhos sao lindos lindos ,passei para lhe desejar uma optima noite de quarta feira ,beijokinhas

Alessandra disse...

Olá, o MUNDINHO CUTE veio conhecer seu bloguinho e ficou encantado, agora ele aguarda bem ancioso a sua visitinha. Muitos bjinhos e até mais…

Alessandra disse...

Olá, o MUNDINHO CUTE veio conhecer seu bloguinho e ficou encantado, agora ele aguarda bem ancioso a sua visitinha. Muitos bjinhos e até mais…

P@tty disse...

>::<<>>::<<>>::<<>>::<<>>::<<>>::<

Que este final de semana
seja radioso, gratificante e
traga somente coisas boas!
Que as estrelas cintilem em suas noites
e que o brilho do sol suplante
as nuvens que porventura apareçam...

SAUDADES...

BOM FIM DE SEMANA!!!!!
>::<<>>::<<>>::<<>>::<<>>::<<>>::<

Zé (do beco) disse...

eheheh! belo elogio à cor do meu blog. Também podia ser cor de chocolate, só o cheiro é que varia eheheh.
por seres tão mázinha é que foste desterrada para o deserto da margem sul (eheheh).
Bejos e bom fim de semana.

Regina disse...

Querida Aldora.
Saudades de você!
Ando atarefada, hoje a insônia me pegou e vim te deixar meu carinho. Adorei seu post, viu?
Mais um fim de semana começando, que possamos escolher a companhia da alegria, não apenas hoje, mas em todos os instantes da nossa vida.

Fiquem com Deus.
Um beijo carinhoso
Regina

Maria Elisa disse...

Amiga Arolda.Olha passei para te desejar um bom fim semana,com sol de preferência com a familia e saúde.
Arolda Beijinho de amizade.Lisa

nadja disse...

´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
´´´´´´0¶¶¶0´´´´´´´´ø¶¢´´´´´´´´´´´´ø¶ø
´´´´´¶ø´´´¶¶´´´´o¶1´´´´¶¶¶´´1¶¶¶´´´7¶¢
´´´´´¶1´´´´¶´´´$ø´´´´´´¶¶$´´´¶¶´´´´´´¢¶
´´´´´o¶´´´o¶´´o¶´´´´´´´¶¶o´´´¶¶´´´´´´´øø
´´´´´´¶´´´¶´´´¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´ø
´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´1¶1´´´´´´´´´´´ø¶
´´´¶´´´´´´´´´´´´¶´¶¶´´´´´¶¶¶´´´´´´¶¶´´´´ø
´´ø¶´´´´´´´´´´´o¶´´¶¶´´´´´´´´´´´´¶¶´´´´´ø
´¶¶´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´7¶¶ø7oo77¢¶¶¶´´´´´´ø¶
´¶´´´´´´´´´´´´´´´¶´´´´´¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´oø
´¶¢´´´´´´´´´´´´´´¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶
´´¶´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¢¶7´´´´´´´´´´´´´´´´7¶ø
´´´¶´´´´´´´´´´´¶´´ø¶¶´´´´´´´´´´´øø¶
´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
YESSSS!!!!
PITUQUINHA
TEM UM MIMO NO BLOGUXO PARA VC !!!!!!!!!
DESTAQUE DE CORAÇÃO!!!!!!!
VAI LÁ PEGAR TÁ..E NO MEU ATELIER TEM FOTOS DE UM TANQUINHO FOFO!!!!
http://atelierbynadja.blogger.com.br
ótimo fds !!!!!!!! AI QUE FRIO BUÁAAAAAAAAAA
b-jusssssss

sonia alves disse...

oi lindinha passei para lhe dizer que tem novo post la no meu cantinho passe la ta ? um bom fim de semana beijokas

Praia da Claridade disse...

Vim ver os "Gatinhos" (não está na hora do cuco tocar para me assustar..) e desejar uma boa semana a minha Querida Amiga Aldora !
Filipe

Papoila disse...

Aldora:
Comovente descrição das recordações. As férias na aldeia, o sabonete de alcatrão para a urticária, as meninas que viviam com as avós por seus pais passarem à clandestinidade... Lembranças vivas que não podem perder-se. Os penicos de loiça... Um dia conto uma história...
Beijos

sonia alves disse...

oi linda do meu coracao
Oferece sempre o teu sorriso ao amigo. O teu sorriso pode ser o último consolo que ele busca.
Estende sempre a tua mão, porque este poderá ser o último gesto que tu lhe poderás oferecer.
Dedica um pouco do teu tempo para quem dele precisar.
Esteja sempre presente, porque pode acontecer que um dia, ninguém mais sinta a tua falta.
Não negues nunca a tua fala ao amigo quando ele quer te escutar, porque pode ser que ele não encontre na fala de outras pessoas o que esperava de ti.
Tenha um sorriso nos lábios, mãos estendidas para dar, braços abertos para acolher.
Sê humilde para ouvir, e corajoso para falar e comunicar-se.
Esteja sempre disposto a perdoar. Oferece a todos que precisarem hoje, o melhor de ti.
estou com saudades viu ? uma linda ter feira fique com deus bjs

carla disse...

oi td bem? parabens pelo blog. tb amo gatinhos!
bjo

Luisa disse...

Realmente poucas pessoas conheço com olhos negros, bem negros. Cá em casa é tudo para o vulgar castanho ou esverdeado mas parece que os poetas sempre exaltaram os tais olhos negros.

Magiagifs disse...

Oieeeeeee tudo bem com vc?
Se lembra q esse ano estamos escolhendo um blog por semana
daqueles q já foram destaque no magia para novamente sentar-se
na primeira fila?E eu fiquei de entregar o selinho, mas só agora ele ficou pronto.
Entaum peço q se vc quiser postar é só me enviar o seu e-mail,para q eu te mande
o código,tá bom,?
Um ótimo dia pra vc !
Beijinhus
Magiagifs(Li)
magiagifs@terra.com.br

collybry disse...

Olá querida amiga, grata pela linda visita lá no meu blog Á FLOR DA PELE...

Meu doce beijo

NADJA disse...

OOO ADORADINHA VC ANDA SUMIDINHA EM?????
.......).......(........)
......(.........)......(
.._____________
|::::::::::::::::::::::|
|\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/|
|\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/|===,
|\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/|.....||
|\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/|.....||
|::::::::::::::::::::::|==='
\*************/
.\************/
..\___________/ BOM DIAAAAAAAAAAAA!!!
Cheguei em silêncio para não te acordar,
vim deixar seu café da manhã,
para que logo cedo vc possa
alimentar sua alma e seu coração.
LINDINHO NÊ KKKKKK beijokas!!!UMA OTIMA SEMANINHA COM DIREITO A FERIADÃO!!!!
APARECE TEM O MAIOR ARRAIÂ DA NADJA KKKKK

Elô disse...

Olá!!
Passando pra fazer uma visita e ver as novidades!!
Um lindo feriado!
Abraço

smareis disse...

Oi querida!
Vim deixar um beijo no coração e agradecer pelo carinho. Peguei um resfriado tão forte que me tirou esses dias da net. Estou tentando melhorar, e logo estarei bem. Desejo um otimo feriado.
Um beijo!

Regina disse...

Querida Aldora.
Espero que a visita à sua irmã tenha sido agradável.
Saudades de você viu mocinha? Também ando ocupada, mas nunca me esqueço dos amigos que moram dentro do meu coração.
A amizade é o perfume da vida, pois é ela que faz soprar sobre nós o aroma de companheirismo e de amor.
Agradeço a Deus nosso maior e melhor Amigo, pela sua amizade.
Bom fim de semana!
Um beijo carinhoso
Regina

Praia da Claridade disse...

Aldora: votos sinceros de um bom fim de semana.
Beijinhos.
Filipe

DricaºÜº disse...

Oi Miga!
Passando pra te deixar um carinho e desejar um ótimo findi!
Beijikas,

DricaºÜº

Regina disse...

Querida Aldora.

"Um coração é feito de carne e músculos.
Mas também é feito de sentimentos e emoções
Ele enxerga mais que nossos próprios olhos
E guarda, mais que a memória, as informações
que são trazidas ao nosso coração"

Que o clima do dia dos namorados te contagie!
Beijos com todo carinho
Regina Bee