terça-feira, novembro 03, 2009

Bolo de chocolate e cheirinho de Lisboa


Este bolo é uma maravilha fica mole por dentro é delicioso foi a minha filha mais nova que deu a receita aqui estou a partilha-la
Bolo de Chocolate


Ingredientes
75 gr. de farinha de trigo
250 ml. de leite
125 gr. de açúcar
4 colheres de sopa de manteiga
4 ovos, claras e gemas separadas
5 colheres de sopa de cacau em pó.


Preparação

Pré aqueça o forno a 180º (4 no termóstato). Misture a farinha num pouco de até obter um mistura macia. Ferva o restante leite com o açúcar e a manteiga. Adicione a mistura de farinha e mexa bem. Retire do lume e deixe arrefecer. Bata as gemas até ficarem esbranquiçadas. Bata as claras em castelo. Adicione o cacau em pó ao leite e misture bem. Acrescente as gemas e depois as claras. Unte uma forma redonda de buraco, polvilhe-a com farinha e verta para aí a massa. Leve ao forno durante 25 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer. Desenforme e sirva.


Para 6 pessoas
Preparação: 30 minutos
Cozedura: 25 minutos
Nível de dificuldade: 3

Fotos da Baixa de Lisboa
(Clicar nas imagens para ampliar).
Tabletas de indicação do Chiado onde o Grande poeta Fernando Pessoa se passeava.

Elevador de Santa Justa não está provada a ligação deste engenheiro ao famoso Gustave Eiffel. Mas eu sempre ouvi que era de Gustave Eiffel.O Elevador de Santa Justa foi inaugurado a 10 de Julho de 1902 tendo, na altura, sido apelidado de Ascensor Ouro-Carmo. Nos primeiros anos do seu funcionamento era movido a vapor, passando a 6 de Novembro de 1907 a ser accionado por energia eléctrica. A diferença de nível entre o piso da estação inferior (Rua de Santa Justa, na Baixa) e o da superior (Rua do Carmo) é de trinta metros.

Um Leitaria que encontrei em uma rua quando vinha do Hospital de Santa Marta para os Restauradores.


Ginjinha do Rossio
É uma casa centenária onde se vende Ginjinha ao copo. Ginjinha é uma bebida licorosa feita a partir de Ginjas, ou melhor Aguardente com Ginjas lá dentro. As Ginjas são um fruto parecido com Cerejas (ultimamente quase não vejo Ginjas a vender), senão já teria feito a minha Ginjinha. Esta casa é como muitas tabernas que haviam em Lisboa era um local frequentado por homens, nos seus momentos de descanso. Nas tabernas bebia-se quase exclusivamente vinho, jogava-se às cartas, dominó ou damas e conversava-se,têm um balcão em mármore, e são normalmente escuras e com um cheiro caracteristico, muitas delas tinham uma carvoaria ao lado.



Elevador do Lavra
Inaugurado em 1884, sobe uma encosta onde se destacam os prédios setecentistas, ligando o Largo da Anunciada e a Travessa do Forno do Torel. É o elevador em funcionamento mais antigo de Lisboa e no início cada viatura (Monumento Nacional)
Foi a forma de ir ao Hospital dos Capuchos onde tem o Jardim do Torel e o Jardim do Campo dos Mártires da Pátria. esqueci de tirar fotos aos jardins (onde tinha eu a cabeça).

Espero que tenham gostado de um cheirinho a Lisboa
Voltem sempre

Aldora

10 comentários:

Agulheta disse...

Olá Arolda! É sempre um gosto aqui vir como sabes.Lisboa cidade bonita e cosmopolita,gostei das fotos e apontei o bolo de chocolate.
Beijinhos de amizade.
Lisa

Cida Lopes disse...

Adoro passear com suas fotos a leiteria é um encanto, vou fazer este bolo fiquei babando de vontade, depois te conto como ficou.Beijos!!!

denise ribeiro dal negro disse...

que locais lindos e com sua maneira de defini-los, ficam mais encantadores.

Vou experimentar o bolo também ...

Arte em croche e trico - Croche e trico da Fri disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Ventor disse...

Olá, Arolda.
Já espreitei por esta janela esses locais lisboetas e bebi com os olhos a ginginha (com elas)!
Continuas a passar por Santa Marta? Está tudo bem? São rotinas, ou andas a fazer turismo por Lisboa? Seja como fôr, espero que tudo esteja bem convosco.
Bjs.

Susana disse...

Olá Aldora, fiquei muito feliz com um comentário vindo assim de tão longe...
Realmente o que mais me chamou atenção em minha gatinha foi a cor, ela é muito sapeca, até demais... Também tenho um gato branco, ele se chama Nick e já tem 7 anos, depois posto algumas fotos dele pra você conhecer.
O seu bolo parece muito bom e suas fotos estão lindas, são outras paixões minhas, culinária e fotografia...

Beijinhos...

Arte em croche e trico - Croche e trico da Fri disse...

Querida Aldora, semana retrasada a Andreia entrou em contato e disse que ia falar com um amigo ou com primo, e depois entraria em contato. To esperando, acho que ela ainda nao conseguiu o contato. Ela me disse que posso sim resolver mesmo estando fora do pais.Obrigada pela preocupacao, depois vou te mandar um email. Bjus
FRI

nadja disse...

EI QUE SAUDADES!!!!!!!!!!
E QUE DELICIA DE BOLO...B-JUS OTMO FDS!!!!!!!!!!

ABOBORINHA MADURA (Helena) disse...

Olá Aldora

Obrigada pelo teu comentário e já estou como tu, quando venho aqui, gosto de ter uns minutos para apreciar os teus textos e as tuas fotos. Outro dos meus hobbies é a fotografia.
Comentei aqui no bolo de chocolate, porque fiquei com água na boca..., vou fazer,tem um óptimo aspecto.

Beijinhos

Helena

ABOBORINHA MADURA (Helena) disse...

Estou aqui de novo. Esqueci-me de mencionar o que me disseste do vosso trabalho de esmirna para a porta do contador... A esmirna também dá gozo fazer e dá para fazer em conjunto com outra pessoa, como tu fizeste. Fiz um tapete grande para o quarto da minha filha há 29 anos e ando com vontade de fazer um de trapilho, mas o tempo não dá para tudo.

Beijinhos

Helena