segunda-feira, dezembro 21, 2009

Doces de Natal


Filhós de forma (necessário a forma )
250 gr de farinha
3 ovos
2.5 dl de leite
batedeira bato tudo
Oleo ao lume quando o oleo está a ficar quente coloca-se a a forma dentro e deixo ficar
oleo quente tiro a forma
molha-se a forma na massa até a borda
depois levo dentro do oleo
se ao fritar a massa assim que se coloca na massa é porque a forma está quente demais se
se ficar muito pegada na forma quando se introduz no oleo é porque o oleo da fritadeira está quente demais eu fiz com a nº 8 em placa de vitrocerâmica
ficam muito bonitas e boas

PREPARAÇÃO:
Misture os Ovos com o Açúcar bater.
o leite e a raspa de limão e um cálice da água ardente.
Incorpore a Farinha, aos poucos, no preparado, até obter uma massa homogénea e fina.
Deixe-a repousar 30 minutos.
AQUEÇA o ÓLEO e, dentro deste introduza a FORMA das filhós,
para aquecer também.
Depois de quente, molhe-a na massa sem a mergulhar completamente.

Fritar em óleo bem quente, tendo o cuidado de molhar as formas no óleo para elas irem bem quentes (sem ser em demasia), mergulhando-as na massa (NUNCA PODE DEIXAR PASSAR A MASSA POR CIMA DAS FORMAS- senão a massa não se despega).

Ao mergulhar a forma no óleo, oscila-a para cima e para baixo, para a massa se despegar.

Por fim escorre os fritos e passa-os por uma mistura de açúcar e canela ( Enquanto mornos).


De seguida, mergulhe-a no Óleo quente e deixe fritar um pouco.
Sacuda o ferro (FORMA para FRITAR FILHÓS) para que a filhós se solte
e vire-a para que frite de ambos os lados.

Repita esta operação até esgotar a massa, não se esquecendo de,
previamente, aquecer sempre a forma.
Escorra as filhoses sobre papel absorvente e depois passe-as
por Açúcar e Canela. Sirva-as.



SUGESTÃO :
Para intensificar o sabor das filhoses junte à massa 1/2 cálice de Aguardente.

guardar em caixas grandes, hermeticamente fechadas, ainda se aguentam rijinhas por uns quantos dias.
Não ter as formas também não é desculpa.



Mais uma receita esta sem as fotos.
Fofos da Abobora Amarela


1.200 kg da abobora amarela
600 gr de farinha de trigo
50 gr de açucar
3 ovos
1 laranja
1 colher de chá de fernento em pó
oleo para fritar
açucar e canela para polvilhar, eu por vezes em metade da receita faço um calda com açucar e canela e deito por cima assim fica uns com calda e outros só arreados

descasque a abobora e e coze-a em agua temperada com pouco de sal.
logo que cozida escorre-a bem e passe pelo pelo pase vite eu faço com a varinha eléctrica, deite o puré num pano limpo e aperte bem para espremer a água
o puré espremido para uma tigela amasse-o com o açucar a farnina e a raspa da laranja e algum sumo desta amasse em seguida com as gemas de ovo e o fermento
levante as claras em castelo bem firme e ligue-as ao preparado
Em seguida frite em bastante oleo bem quente pequenas porções com uma colher de sopa os fritos devem nadar no oleo
escora-os e depois passe pelo açucar arreado e canela :

Ou a calda 200gr de açucar 1 dl de água 1 casquinha de laranja
misture e faça ferver 4 minutos exatos



Espero que gostem e tenham umas boas festas

8 comentários:

LoBo disse...

Querida adorei teus filhios gostaria de ter essa forma especial, nao sei se aqui em sao paulo vende, mas se eu encontrar vou presentear minha cunhada que é filha de portugueses e que sempre faz os filhios no Natal, sem a forma especial, coitada..., acho que seria um lindo presente de natal.
Um feliz Natal a você e toda sua familia
Abraço

LoBo - Loredana

denise ribeiro dal negro disse...

nunca vi nada igual.... devem ser deliciosos.

Que bonitos também .... será que estas formas existem no Brasil? nunca vi ...


Feliz e Saboroso Natal !

OcantinhodaGracy disse...

Querida Aldora
Obrigada pelas suas receitas deliciosas, vou tentar fazer.
Desejo-lhe um Feliz Natal para si e toda a Família e que no Novo Ano que se aproxima consiga realizar todos os seus sonhos
Bjs
Gracy

ÖRGÜÇANTAM disse...

merhaba arkadaşım.
2010 yeni yıl huzur ve mutlu gelsin evine.
güzel günler diliyorum sevgiler.

bir süredir gelemedim çok meşguldum.

Anónimo disse...

Hummm!!!! Parecem deliciosos!!!!! Acho que vou querer.....
Dá para mandar para uma amiga????
Uma amiga que nunca te esquece ....
directamente do Fote da Casa
Mil Beijocas para ti e todas do troca e tralhas!!!!

Beijos
Sandra Cordeiro

GRAÇA disse...

Aldora gostas de gatos e eu tambem até fiz um blog minha gata ( Kika)
Um bom Ano Novo de 2010 e que consigas tudo que desejas para o novo ano
Beijinhos
Graça
Ron....rons da Kika

ventor disse...

Olá, Aldora!
Acho que essas coisinhas boas estarão de comer e chorar por mais e até têm aguardente!
Mas dão cá uma trabalheira, não dão?
E depois, ainda temos de lhe perdoar o mal que nos fazem pelo bem que nos sabem!
Mas para além dos de Natal, certamente que virão os do ANO NOVO.
Por isso, vou-te deixar aqui os meus votos sinceros que o Novo Ano, te traga a ti, ao teu marido, às tuas filhas, aos teus gatos e a todos os teis familiares e amigos a maior das riquezas - a saúde e que tudo o resto, que seja de bom, venha por acréscimo.
Um BOM ANO de 2010.
São os votos cá de casa. Uma casa triste, sem o nosso Quico, neste Natal.
Bjs. Aldora

Patricia Barros disse...

Dorinhaaaaaaaaaa!!!Ói eu aqui mi amoreee!!!Tô passando voando, só para dar um "Oi" e me deparei com aquelas receitinhas maravilhosas, hummmm...Minha sorte é minha sogra, que faz estas maravilhas de Natal, saindo da loja ás 19hs no dia 26 fica complicado ter uma ceia de Natal decente.Mas já sou oficialmente dona de casa :( Me sinto tão estranha, vai ser difícil me habituar, mas com estas crianças não dá. Daniela continua a dormir muito mal, até já pensei se não será hiperativa, sei lá!Ela luta contra o sono, não é capaz de dormir uma noite seguida, incrível, me sinto super cansada da cabeça.Enfim...Vamos ver no que dá.Beijinhos minha linda e BOM ANO!!