sexta-feira, setembro 25, 2009

Doce de Tomate para barrar o pão nas manhãs de Inverno.


Preparação
1.Ao comprar os tomates deverá ter em atenção, que devem de ser bem madurinhos e sãos (não estarem tocados ou com a pele partida).


2.Retire a pele aos tomates, escaldando-os em água a ferver, e de seguida retire-lhes as sementes debaixo de água corrente. (nunca saem todas) e coloque-os num passador para escorrerem.

Depois de limpos o peso dos tomates deverá ser 1 Kilo., para 800 gr de açúcar. Eu fiz 4kg de tomates e coloquei 3 200 kg de açúcar.
3.Num recipiente que possa ir ao lume deite o tomate, o açúcar, a casca do limão e o pau de canela (se gostar poderá pôr também uma vagem de baunilha), mexa tudo muito bem, leve ao lume, deixe ferver lentamente, até criar ponto estrada.




4.Tenha preparados os boiões esterilizados, assim que o doce estiver pronto encha-os. Não deve ficar ar dentro dos boiões e devem ficar bem fechados. Ou de cabeça para baixo até arrefecerem.


Armazene o doce em frascos de vidro esterilizados, tapando-os com uma folha de papel vegetal embebido em aguardente seguido de outro papel vegetal seco. Coloque a data eu fiz as etiquetas no Paint Shop dá outro aspecto estarem bem etiquetados pois os olhos tambéem comem.




não é dificil fazer uma etiqueta bonita .

Este ano fiz por duas vezes este doce mas não vai chegar ao Fim do Inverno pois está muito apetitoso e meu marido come mesmo como sobremesa numa tigelinha.


Espero que gostem e exprimentem a fazer.
Beijinhos Até proxima postagem.

Aqui ficam 6 dos meus gatos lindos cliquem para ampliar.