domingo, outubro 18, 2009

Passeio pelo Norte do País

Entre Ouro, Vinho Verde e Artesanato Regional que melhor conjunto para me sentir bem.

Filigranas até os gatinhos gostam desta Filigrana é um trabalho ornamental feito de fios muito finos e pequeninas bolas de metal, soldadas de forma a compor um desenho. O metal é geralmente ouro ou prata, mas o bronze e outros metais também são usados.

Região Norte de Portugal, é rica nesta arte de ourivesaria foi um passeio que fiz até Travassos que ganhei este lindo coração normalmente usado frequentemente no conjunto do vestido de noiva tradicional e, ainda, no traje feminino dos ranchos folclóricos do Minho.
Foi-me explicado pelo Ourives que por cima do coração aquele desenho significa a chama do amor.
Vale a pena visitar esta região do Norte de Portugal o Minho e o Gerês onde fiz um passeio de barco no Rio Caldo uma zona linda.
Instrumentos para trabalhar o Ouro.


Fiquei a saber que as Minhotas eram mulheres de haveres completa a sua imagem com múltiplos adornos de ouro, ostentando com orgulho a sua capacidade económica. (para quem não conhece o fato a tradição das veste aqui foto tirada da net)

Para casar, a mulher ia sempre de preto, utilizando o seu traje de mordoma ou outro quando possuía posses para tal. Ao traje de mordoma acrescentava um lenço de fina cambraia, cruzado à frente, ou um véu de renda ou de tule bordado a branco, de pontas caídas. Na mão para segurar o ramo usa um lenço de "amor" bordado com motivos florais, vegetalistas e quadras ou frases amorosas, a ponto cruz, ponto cheio, cordão, pé-de-flor, etc. Estes lenços fotografei numa quinta que visitei de que produtora de vinho Verde



outro

Pipas de vinho Verde.

Aqui me despeço até próxima postagem voltem sempre.