terça-feira, novembro 03, 2009

Bolo de chocolate e cheirinho de Lisboa


Este bolo é uma maravilha fica mole por dentro é delicioso foi a minha filha mais nova que deu a receita aqui estou a partilha-la
Bolo de Chocolate


Ingredientes
75 gr. de farinha de trigo
250 ml. de leite
125 gr. de açúcar
4 colheres de sopa de manteiga
4 ovos, claras e gemas separadas
5 colheres de sopa de cacau em pó.


Preparação

Pré aqueça o forno a 180º (4 no termóstato). Misture a farinha num pouco de até obter um mistura macia. Ferva o restante leite com o açúcar e a manteiga. Adicione a mistura de farinha e mexa bem. Retire do lume e deixe arrefecer. Bata as gemas até ficarem esbranquiçadas. Bata as claras em castelo. Adicione o cacau em pó ao leite e misture bem. Acrescente as gemas e depois as claras. Unte uma forma redonda de buraco, polvilhe-a com farinha e verta para aí a massa. Leve ao forno durante 25 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer. Desenforme e sirva.


Para 6 pessoas
Preparação: 30 minutos
Cozedura: 25 minutos
Nível de dificuldade: 3

Fotos da Baixa de Lisboa
(Clicar nas imagens para ampliar).
Tabletas de indicação do Chiado onde o Grande poeta Fernando Pessoa se passeava.

Elevador de Santa Justa não está provada a ligação deste engenheiro ao famoso Gustave Eiffel. Mas eu sempre ouvi que era de Gustave Eiffel.O Elevador de Santa Justa foi inaugurado a 10 de Julho de 1902 tendo, na altura, sido apelidado de Ascensor Ouro-Carmo. Nos primeiros anos do seu funcionamento era movido a vapor, passando a 6 de Novembro de 1907 a ser accionado por energia eléctrica. A diferença de nível entre o piso da estação inferior (Rua de Santa Justa, na Baixa) e o da superior (Rua do Carmo) é de trinta metros.

Um Leitaria que encontrei em uma rua quando vinha do Hospital de Santa Marta para os Restauradores.


Ginjinha do Rossio
É uma casa centenária onde se vende Ginjinha ao copo. Ginjinha é uma bebida licorosa feita a partir de Ginjas, ou melhor Aguardente com Ginjas lá dentro. As Ginjas são um fruto parecido com Cerejas (ultimamente quase não vejo Ginjas a vender), senão já teria feito a minha Ginjinha. Esta casa é como muitas tabernas que haviam em Lisboa era um local frequentado por homens, nos seus momentos de descanso. Nas tabernas bebia-se quase exclusivamente vinho, jogava-se às cartas, dominó ou damas e conversava-se,têm um balcão em mármore, e são normalmente escuras e com um cheiro caracteristico, muitas delas tinham uma carvoaria ao lado.



Elevador do Lavra
Inaugurado em 1884, sobe uma encosta onde se destacam os prédios setecentistas, ligando o Largo da Anunciada e a Travessa do Forno do Torel. É o elevador em funcionamento mais antigo de Lisboa e no início cada viatura (Monumento Nacional)
Foi a forma de ir ao Hospital dos Capuchos onde tem o Jardim do Torel e o Jardim do Campo dos Mártires da Pátria. esqueci de tirar fotos aos jardins (onde tinha eu a cabeça).

Espero que tenham gostado de um cheirinho a Lisboa
Voltem sempre

Aldora